Processo seletivo em Aparecida é marcado por críticas e confusão

Contratação de professores e profissionais da educação é alvo de reclamações entre concorrentes

Alunos na saída de escola em Aparecida; concurso para contratação na rede municipal é marcado por acusações de irregularidades em provas (Foto: Arquivo Atos)
Saída de escola em Aparecida; concurso para rede municipal é marcado por acusações de irregularidades em prova (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

O processo seletivo para contratação de professores e funcionários da Educação em Aparecida foi marcado por confusão e críticas. Um grupo de concorrentes se queixou após não conseguir fazer a prova em três disciplinas: inglês, educação inclusiva e oficina. A maior parte dos participantes questionou a organização do certame, já que a lista de locais e horários estavam confusas e acabaram prejudicando dezenas de pessoas.

Jonathan Florentino, de Lorena, chegou em Aparecida para fazer o processo seletivo para professor e ficou surpreso com a confusão. Ele iria fazer duas provas, e acredita que todos os problemas mostram desrespeito à contratação de professores.

“Chegamos para fazer a prova e soubemos que outra lista tinha sido liberada, colocando as pessoas para fazer a mesma prova cada um em um período. A aplicação foi cancelada e agora estamos perdidos com relação a isso”, criticou Florentino.

Uma outra candidata, que preferiu não se identificar, disse que presenciou a falta de fiscalização na chegada dos professores. “Meu horário era às 10h e falaram que iam fechar o portão meia hora antes, mas não tinha ninguém fiscalizando essa situação. E algumas pessoas viram o nome em duas listas diferentes, o que acabou gerando muita confusão”.

A empresa Agirh, contratada pela Prefeitura, liberou inicialmente a lista de locais e horários das provas três dias antes, mas como os dados foram alterados e um novo documento foi divulgado no dia 11, véspera da prova, gerou mais problemas para os professores.

O secretário de Administração Domingos Leo Monteiro disse que a Prefeitura irá avaliar a situação, e adiantou que o único problema apontado até o momento foi o cancelamento de disciplinas. “Nós tivemos um problema de aplicação das provas de inglês educação inclusiva e oficina. Nessas ocorrências de questão de local e a não aplicação, vamos fazer os levantamentos necessários. Mas, a princípio, vamos remarcar a prova para as três disciplinas, porque a maioria fez a prova”.

Monteiro afirmou que todos os casos serão avaliados para que a Prefeitura possa tomar algumas medidas para não lesar nenhum candidato. “As ocorrências serão avaliadas pontualmente. A pessoa que sentir lesada deve se dirigir à Prefeitura e fazer um requerimento. Até o que temos de informação, os erros não valem para um cancelamento do processo”.

Sobre o conteúdo da prova, a Prefeitura preferiu não se manifestar, já que segundo o secretário, a administração não tem acesso às questões. Segundo ele, a empresa Agirh deverá ser punida por todo o transtorno causado no Processo Seletivo.

Empresa – Tentamos ao longo dos últimos dias o contato com a empresa que prestou o serviço, mas não obtivemos resposta. O site da Agirh não consta nenhum contato, a não ser um e-mail que não respondeu a nossa solicitação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?