Prefeitura lança Aparecida Tech com cursos de programação e desenvolvimento de software

Projeto é realizado em parceria com Novo Futuro Tech, movimento coordenado pelo deputado estadual Sérgio Victor

Participação do prefeito Piriquito durante evento de apresentação do Aparecida Tech (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

Buscando gerar oportunidades de capacitação e imersão no mercado de trabalho, a Prefeitura de Aparecida em parceria com o Novo Futuro Tech, movimento coordenado pelo deputado estadual Sérgio Victor (NOVO), lançou na última quinta-feira (17) o programa Aparecida Tech, que oferece cursos gratuitos para formação de novos programadores de forma online.

O projeto, que também atende as cidades de Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e Lorena, é ministrado pela Digital Innovation One, com cursos focados em programação e desenvolvimento de software. Com o avanço das tecnologias, o setor vem apresentando uma alta demanda para contratação de profissionais qualificados. De acordo com um estudo realizado pela organização social, Softex, estima-se que o Brasil terá um déficit de cerca de 408 mil profissionais de tecnologia em 2022.
“Existem muito mais vagas abertas na área de TI do que profissionais qualificados. O setor pode ter um apagão se nada for feito para a formação de novos profissionais na área, prejudicando muitas empresas que terão que interromper projetos por falta de equipe”, ressaltou o deputado estadual Sérgio Victor.

Em 2020, a cidade viveu o seu pior momento desde de sua emancipação. O prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), revelou que o município havia atingido 70% de sua população desempregada. Com o Aparecida Tech, Piriquito acredita que haverá uma melhor chance de empregar pessoas em novos setores e depender menos do turismo.
“Não podemos parar neste mundo de conservadorismos (…), então quando vem uma oferta de uma política da Educação baseada na tecnologia e consequentemente na oferta de emprego e na própria plataforma, à medida que vai se especializando e o mercado te puxa, essa visão de mundo novo que a gente tem que ter”, afirmou o prefeito.

As inscrições estão abertas e podem ser realizas pelo site novofuturo.online/aparecidatech. Para facilitar os estudos, a comunidade de programadores do Vale do Paraíba, DevJr, atenderá as dúvidas e pedidos de orientações em um grupo de alunos do Aparecida Tech no Whatsapp.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?