Prefeitura cadastra grupos artísticos de Aparecida

Mapeamento tem como objetivo reconhecer diversidades artísticas da região; Cultura aponta obstáculos gerados pelo avanço da Covid-19

Apresentação teatral em Aparecida; cidade mapeia atividades culturais em busca de apoio (Foto: Reprodução PMA)

Wanessa Telles
Aparecida

Com objetivo de facilitar a aplicação de políticas públicas na área da Cultura e valorizar produções artísticas da região, a Prefeitura de Aparecida, por meio do departamento de Cultura, da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, está realizando o cadastro de artistas, grupos artísticos e profissionais da área que contribuam para o setor.

As inscrições devem ser realizadas somente por residentes de Aparecida que atuem nas áreas de arquitetura e urbanismo, arte digital, artes visuais, artesanato, circo, cultura dos povos indígenas, dança, design, literatura, moda, museus, música, patrimônio material ou imaterial, teatro e outros segmentos artísticos culturais.

De acordo com o assessor do departamento de Cultura, Lúcio Mauro, o mapeamento foi uma proposta recente e possibilita reconhecer as diversidades artísticas que a região oferece. “Aqui em Aparecida nunca houve mapeamento desse porte. Esse mapeamento, além de gerar um importante cadastro dos nossos artistas, vai auxiliar muito a sociedade a conhecer quem são esses profissionais”.

O assessor lembrou que a cultura foi consideravelmente afetada pelo avanço da Covid-19 e não há previsões para novos investimentos. “Assim como no mundo inteiro, o planejamento do departamento de Cultura aqui de Aparecida foi afetado demais com a pandemia. Embora seja um reflexo bem significativo, a gente ainda vai dar andamento a alguns projetos que já estavam em pauta, como o concurso de contos da biblioteca municipal de Aparecida, que já faz 31 anos”, destacou Lúcio Mauro. “A previsão de investimento futuro vai depender muito das verbas decorrentes, visto que a Cultura é um departamento ligado à secretaria da Educação”.

Segundo o ator, diretor e professor do Teatro Municipal, André Sullivan, o mapeamento cultural é um meio de valorizar artistas regionais de várias áreas. “Eu acredito que esse mapeamento venha ser uma ferramenta colaborativa para tornar os artistas de vários segmentos conhecidos, promovê-los e valorizá-los. Dependendo do segmento, pode ser também um meio de divulgar os trabalhos do mesmo”.

O diretor ressaltou ainda os impasses gerados nas produções artísticas que já estavam em andamento. “Estávamos no meio de um processo de montagem de um espetáculo e com um projeto encaminhado à secretaria de Educação que abrangeria, à priori, os alunos da rede municipal de ensino do fundamental 1. Com a pandemia, tudo foi adiado sem previsão de retomada, os atores dispensados e a produção do espetáculo, parada.

Cadastro – O link de acesso ao formulário para cadastro pode ser encontrado na página do Facebook e site da Prefeitura, o aparecida.sp.gov.br. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com a secretaria de Cultura pelo e-mail sec.culturaaparecida@gmail.com.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?