Pedestres de Aparecida cobram rigor contra abuso de comerciantes da Monumental

Uso indevido de calçada obriga moradores a andarem pelas ruas; placas, cadeiras e correntes bloqueiam passagem

Calçada na região da Basílica tem seu espaço tomado por mercadorias (Rafael Rodrigues)
Calçada na região da Basílica tem seu espaço tomado por mercadorias (Rafael Rodrigues)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os moradores de Aparecida engrossaram o tom de reclamações contra o abuso de comerciantes que têm ocupado as calçadas da avenida Monumental. Eles cobram maior rigor da Prefeitura, que promete intensificar a fiscalização.
O alto fluxo do local nos finais de semana acaba abafando o problema na avenida da feira livre, mas no meio de semana o trajeto que deveria ser simples, torna-se complicado. Os pedestres são obrigados a andar na rua porque parte dos comerciantes locais abusam do espaço permitido nas calçadas, colocando mesas, cadeiras, mercadorias e até bloqueando a passagem com correntes e placas.
Depois da reforma da avenida, em 2013, o espaço para os comerciantes utilizarem a calçada foi delimitado pela Prefeitura, mas nem todos respeitam a medida, sem deixar espaço para o pedestre.
Para o vendedor Mauro Macedo, que tem uma filha pequena, o desafio foi maior ainda, já que andar com um carrinho de bebê pela calçada da avenida Monumental tornou-se impossível devido ao espaço deixado por alguns comerciantes. “Ao passar pela Monumental, consegui andar na calçada porque estava tudo fechado com corrente. Os pedestres têm que andar pela rua, porque os comerciantes impedem a passagem, seja com cadeiras e mesas, ou até mesmo com grades e correntes”.
A Prefeitura informou que o comerciante pode utilizar-se de parte da calçada para o uso comercial, mas desde que deixe um espaço para que o pedestre possa andar.
O secretário de Indústria e Comércio, responsável pela fiscalização, Marcos Willian, disse que mesmo com a permissão, os comerciantes devem ter a consciência que existe uma delimitação que deve ser respeitada. “O comerciante pode sim utilizar uma parte da calçada desde que deixe o mínimo de 1,20 m para o passeio público. Isso já foi alvo de reclamações anteriores e por isso pedi para os fiscais pintarem uma faixa marcando o local”.
Willian garantiu porém que o setor de Fiscalização do governo municipal irá aumentar o rigor, e se necessário multará os comerciantes irregulares. “Baseado nisso vou pedir para os fiscais verificarem a questão, e se for necessário notificar os comerciantes que não estiverem regularizados”.
Segundo ele, apesar das orientações, essa é a única maneira de conter os abusos. “A gente tenta notificar e orientar, mas só conseguimos resultado quando tomamos atitudes mais drásticas, como multa e apreensão de mercadorias”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?