Moradores da CDHU de Aparecida convivem com escorpiões, cobras e aranhas

Preocupação com crianças aumentam a cobrança sobre atenção da Prefeitura; secretária nega negligência

Moradores do CDHU de Aparecida convivem diariamente com o medo da presença de animais peçonhentos; Prefeitura promete atenção (Foto: Rafael Rodrigues)
Moradores do CDHU de Aparecida convivem diariamente com o medo da presença de animais peçonhentos; Prefeitura promete atenção (Foto: Rafael Rodrigues)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A rotina de moradores do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) do bairro Vila Mariana em Aparecida é de medo e reclamações. O motivo é o recorrente surgimento de animais peçonhentos como escorpiões e aranhas. O problema tem se acentuado nas últimas semanas, e os condôminos se queixam da falta de ações do Poder Público para minimizar o surgimento dos “hóspedes indesejáveis”.

A dona de casa Maria Aparecida contou que não só os escorpiões, mas vários outros animais tiram o sono e o sossego dos moradores. “Escorpião, cobra, tem de tudo aqui. Eles aparecem todos os dias aqui nos prédios, e ninguém veio aqui, nem para dedetizar os apartamentos”.

A CDHU em Aparecida é composta de cinco prédios, com 32 apartamentos cada. A estimativa é de que em todo conjunto residam mais de quinhentas pessoas, que são unânimes em dizer que o problema tem causa: um terreno abandonado nos fundos dos prédios.

A comerciante Regina Helena afirmou que já matou vários escorpiões, e que sempre é pega de surpresa durante a faxina de casa. “Eu matei escorpião esses dias, e apareceu uma cobra na minha janela. Temos que ficar tampando as portas para não entrar. Quando vamos limpar a casa, arrastamos um móvel e vemos um bicho desses”.
O perigo que cerca os adultos é mais acentuado quando se trata de crianças.

A aposentada Maria Izabel teme pela saúde dos netos, entre eles, um bebê de três meses. “Esses dias eu matei um escorpião no quintal, o que me preocupa muito porque tenho três netos que moram comigo”.

A secretária de Saúde, Maria Eliane de Moraes, disse que a Prefeitura conhece o problema, mas rebateu as críticas dos moradores dizendo que uma equipe de controle de endemias já foi até o local realizar dedetizações em outras oportunidades. “É de conhecimento nosso o aparecimento de escorpiões, e diversas vezes realizamos um trabalho com os moradores, inclusive já fizemos dedetização”.

Moraes disse ainda que durante essa semana nenhum morador notificou oficialmente sobre o reaparecimento dos animais. “Não recebemos nenhuma notificação dos moradores para fazer dedetização, mas já nos adiantamos e pedimos também ao secretário de Obras para limpar o terreno, e pedimos que não joguem lixo no local”.

A secretária finalizou se comprometendo a enviar uma equipe de controle de endemias para realizar a dedetização nos prédios o mais rápido possível.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?