Conselho Tutelar registra aumento da violência contra crianças em Aparecida

Números de estupros e maus tratos crescem 40% e 100%, respectivamente, em relação ao ano passado; 95% dos acusados são familiares ou próximos à família

Violência contra crianças preocupa cada vez Aparecida, após registro de aumento de casos (Foto: Reprodução Agência Brasil)

Andréa Moroni
Aparecida

A violência contra crianças e adolescentes tem crescido em Aparecida. Dados do último levantamento do Conselho Tutelar da cidade mostram alta de 100% nos casos de importunação sexual, 40% nos registros de estupro e 35% nos casos de maus tratos e negligência.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Aparecida, Manuela Figueira, explicou que os dados são dos últimos seis meses em relação ao mesmo período do ano passado. A internação compulsória teve alta de 30%.

De janeiro a junho foram registrados 21 casos de estupro de menores, 76 casos de maus tratos e negligência e 9 casos de importunação sexual. “Esse aumento pode ser explicado devido à população estar mais atenta e fazendo as denúncias. Infelizmente, esses crimes sempre existiram e a omissão também”, criticou Manuela.

A coordenadora informou que 95% dos acusados pelos estupros contra menores são familiares ou alguém próximo da família “No caso da importunação sexual, a relação de parentesco é de 50%. Quando identificamos a violação de direito, encaminhamos ao acompanhamento de Rede de Proteção, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e, na maioria das vezes, o afastamento do agressor e, se necessário, o acolhimento institucional. Também é feito o registro da ocorrência na polícia para a investigação dos casos”.

Importunação sexual – É quando alguém de forma direta lhe causa desconforto. Podem ser considerados atos libidinosos, práticas e comportamentos que tenham finalidade de satisfazer o desejo sexual. A lei de importunação Sexual caracteriza como crime a realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento, como toques inapropriados ou beijos “roubados”.

Sinais de violência – Um relatório da Childhood Brasil sobre violência sexual na infância publicado em setembro de 2016 revela que, entre 2012 e 2015, foram registrados mais de 157 mil casos de violência sexual (que engloba tanto a exploração quanto o abuso) de crianças e adolescentes. Isso significa que, a cada uma hora, há pelo menos quatro casos de uma criança ou adolescente sexualmente violentada no Brasil.

A criança que está sendo vítima de violência ou de abusos pode apresentar sinais como tristeza, afastamento social, diminuição do interesse escolar, medo e desconforto. “A criança pode ficar silenciosa ou chorosa, sinais que podem ser confundidos com depressão”, explicou Manuela.

Quem suspeitar que uma criança está sendo vítima de violência ou de abuso pode fazer a denúncia através do Disque 100, no Conselho Tutelar da cidade, na Polícia Militar ou em qualquer delegacia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?