Comerciantes e hoteleiros de Aparecida esperam aumento de lucro com maior presença de fieis no segundo semestre

Cidade deve receber cerca de 250 mil pessoas a cada fim de semana até outubro; para associação, ano “oscila”, mas previsão é otimista

Um dos comércios de artigos religiosos de Aparecida;
Um dos comércios de artigos religiosos de Aparecida; setor espera aumento de vendas neste semestre (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida 

A pouco menos de um mês para o início da novena para preparação do dia de Nossa Senhora Aparecida, os números de fiéis que visitam a Capital Católica do País crescem no segundo semestre. A expectativa é de que 250 mil romeiros devem passar pelo Santuário Nacional a cada final de semana, até o dia 12 de outubro.

Mesmo como os números altos, comerciantes do município relataram que as vendas estão bem abaixo do que é esperado. O lojista Tato Chad Braga trabalha no ramo a 35 anos e explicou como é o sistema varejista que atende os romeiros. “Hoje em dia, as pessoas passam o primeiro semestre às voltas com os pagamentos do início do ano, IPVA, IPTU, material escolar, gastos com Natal, viagem de férias e Carnaval. Aí a expectativa é que no segundo semestre as pessoas se desonerem dessas despesas e retomem o consumo”. Ainda segundo ele, “as vendas devem melhorar com a liberação do FGTS, e a antecipação do décimo terceiro salário vai aquecer substancialmente o comércio e, consequentemente, a indústria”, projetou.

A temporada, em Aparecida, tem início em julho devido às férias. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida, Ângelo Leite, disse que “o mês de julho deste ano foi o melhor dos últimos anos”.

No último final de semana, pouco mais de trezentas mil pessoas estiveram no Santuário. O hoteleiro Argeu Nunes, de 50 anos, trabalha há 27 anos no ramo e há oito anos é proprietário de um hotel, que acomoda cerca de dois ônibus turísticos (46 a 50 pessoas por veículo). O empresário avaliou o ano de 2019 como “muito oscilante”. “Houve mês que foi ruim ou péssimo, e outros foram ótimos e bons, mas sem ter uma frequência certa”.

Ainda segundo o empreendedor, todos os finais de semana e o dia 12 de outubro já estão reservados, com antecedência de um ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Santuário Nacional, a previsão para o dia 12 é que cerca de 170 mil peregrinos passem pela cidade para a celebração da Padroeira do Brasil.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?