Com Erica Soler, Zé Louquinho anuncia secretariado para missão contra crise em Aparecida

Prefeito eleito se prepara para retornar ao cargo na cidade que sofre com dívida e nomeia primeiro escalão, reforçado com personagens de outras cidades e antigos aliados

Apresentação de parte da equipe do prefeito eleito de Aparecida, Zé Louquinho; prioridade é reduzir dívidas (Foto: Divulgação)

Andréa Moroni
Aparecida

O prefeito eleito de Aparecida, José Luiz Rodrigues, o Zé Louquinho (PL), anunciou, nesta sexta-feira (13), os nomes de seu secretariado para o novo mandato, que começa em janeiro. Ele se prepara para assumir uma cidade que enfrenta séria crise econômica e administrativa, com direito à dívida de R$ 200 milhões. Para isso, o futuro chefe do Executivo se reforçou com nomes como a atual prefeita de Potim, Erica Soler (PL), que será uma de suas secretárias.

Eleito com 7.148 votos (34,27% do total), Zé Louquinho mantém os trabalhos do governo de transição junto ao atual prefeito Zezão da Concretagem (Republicanos) com a certeza de problemas que serão herdados, como a crise dos cofres e a saúde, onde a Prefeitura tenta reduzir a pendência com a Santa Casa.

Nesta sexta-feira (13), ele revelou o primeiro escalão em entrevista para a Rádio Pop, na praça Dr. Benedito Meirelles, no Centro. Parte dos 16 anunciados já havia trabalhado nas duas primeiras gestões de Zé Louquinho na cidade, entre 2001 e 2008. Outros nomes que reforçam a equipe de Louquinho sairão das prefeituras de Caçapava, Potim, Guaratinguetá. “O critério para a escolha dos nomes foi técnico. Escolhi pessoas que estão imbuídas de melhorar a cidade, com muito trabalho. Eu confio nessa equipe, mas a população tem que ter paciência porque a mudança não vai ser do dia para a noite”, afirmou o prefeito eleito.

No gabinete ficarão Marta Janaina Romão de Carvalho, como chefe de Gabinete e Eduardo Elache, como secretário do prefeito. Maria das Dores de Melo Alves, a Preta, será a assessora especial do gabinete. O jornalista Thiago Cida, que é chefe de gabinete da presidência da Câmara de Guaratinguetá assumirá como subsecretário de Comunicação. Sérgio de Souza será o diretor-geral.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) terá como diretora Jeffercy de Souza Nunes Chad, que já foi secretária de Obras da gestão anterior de Zé Louquinho.

Entre as medidas políticas de maior destaque está a nomeação da atual prefeita de Potim, Erica Soler, como secretaria de Planejamento e Governo. “Ela está lá em Potim, terminando o mandato dela, depois virá pra cá para nos ajudar a recuperar Aparecida”, exaltou o prefeito eleito.

O advogado Vitor Luís Mattos Teodoro será o secretário de Defesa do Cidadão, enquanto Renata Maciel de Almeida Cipriano passará a atuar como a secretária de Fazenda.

A secretaria de Saúde ficará a cargo de Marilene Aparecida Lopes Tannus dos Santos. Ela já trabalhou na secretaria na gestão anterior de Zé Louquinho e atualmente ocupa o cargo de diretora administrativa da Saúde de Caçapava.

O professor José Roberto de Souza vai responder pela secretaria de Educação. Ele atuou como supervisor de ensino designado na Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, foi diretor na escola municipal de Ensino Fundamental Virgulina Marcondes de Moura Fázzeri e vice-diretor nas escolas Professora Paulina Cardoso, em Aparecida, e Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes, em Guaratinguetá.

A secretaria de Turismo ficará a cargo do ex-vereador Harlei Diniz de Carvalho, que será auxiliado por Márcia Filippo, ex-secretária da pasta.  Marco Antônio de Oliveira, o Major Oliveira, secretário de Segurança Pública e Mobilidade de Guaratinguetá, vai assumir a mesma pasta em Aparecida.

O secretário de Obras e Urbanismo será o engenheiro Gabriel Emboaba de Souza Batista, que já foi secretário-adjunto de Planejamento Urbano de Potim no governo da Erica Soler. O urbanista Antônio Carlos Boueri será o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Elisabeth Cristina Couceiro ficará à frente da Assistência Social e Rosangela Aparecida Silveira Giordani será a responsável pelas Políticas Públicas para as Mulheres, diretoria ligada à Assistência Social.

O secretário de Administração será o coronel da Polícia Militar Sérgio Israel dos Santos Júnior. A secretaria de Cultura ficará a cargo da jornalista Teresa Maria Barbosa Rezende, e Ibson de Oliveira Corrêa assumirá a secretaria de Esportes e Lazer.

A secretaria de Indústria de Comércio Ambulante, responsável pela feira livre de Aparecida, ainda não tem o responsável indicado. Segundo Zé Louquinho, o nome para a pasta ainda está sendo estudado.

Gastos – Se preparando para a missão de recuperar as finanças da cidade turística, Zé Louquinho tem planejado ações. Como um sinal da política de “apertar os cintos”, o futuro prefeito explicou que pediu ao seu secretariado a doação de 10% dos salários, nos dois primeiros meses da gestão, para a contratação de pessoas que ficarão responsáveis pela limpeza da cidade. “Eu vou doar 20% do meu salário nesse período para a mesma finalidade. Não é obrigado, é uma doação, mas eu conversei com todos do meu secretariado e eles concordaram”.

Outro anúncio do prefeito eleito será o envio de um projeto para a Câmara, já no início do mandato, para que deixe de ser pago o vale-alimentação para os cargos comissionados. Atualmente, o benefício é de R$ 800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *