Com aval do Dade, Prefeitura de Aparecida conclui Plano Diretor de Turismo, e agora espera por votação

Documento que tramita na Câmara foca no fomento do setor e melhorias na infraestrutura urbana da cidade turística

Leandro Oliveira
Aparecida

Rua do Centro de Aparecida, com vista para a Basílica; Prefeitura prepara Plano Diretor do Turismo (Foto: Arquivo Atos)
Rua do Centro de Aparecida, com vista para a Basílica; Prefeitura prepara Plano Diretor do Turismo (Foto: Arquivo Atos)

O Plano Diretor de Turismo foi apresentado aos vereadores na última semana. Concluído há dez dias, o projeto tem como objetivo propor melhorias para alavancar o setor. Entre as principais medidas estão o reforço na segurança, melhoria na iluminação pública e fomento do turismo através de novos investimentos.

A proposta entrou para análise na Câmara, e vai tramitar pelos próximos trinta dias, antes de entrar em votação. O documento foi feito sob o comando do Executivo e contou com o apoio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que já aprovou a inciativa. O plano foi elaborado pela empresa KS Consultoria, de Varginha, Minas Gerais.

Ainda sem poder dar detalhes dos principais projetos da proposta, a secretária de Turismo de Aparecida, Márcia Filippo, afirmou que através do plano será possível traçar novas diretrizes. “Eu acho muito importante atender bem o turista. São diversas ações que colocaremos em prática a respeito disso. Há parte de obras, mas não podemos detalhar ainda, pois entrará em votação”.

Para que o turista se sinta mais seguro na cidade, o plano conta com propostas para melhorias na iluminação pública e troca das lâmpadas convencionais por luzes de LED. A verba para o investimento já está garantida. “Isso vai gerar uma economia muito grande para o município, e dará maior segurança”, garantiu a secretária.

Estão incluídas no projeto duas melhorias e recapeamentos das avenidas Aristides de Andrade e Solon Pereira. Segundo a secretária, as obras terão início após a festa de Nossa Senhora Aparecida, que é celebrada no dia 12 de outubro. Após as festividades, os trabalhos serão iniciados.

Outra medida proposta no projeto é a criação de um mapa turístico da cidade, que será acessado online e distribuído para os turistas que chegam ao município. Atualmente, Aparecida recebe em média 13 milhões de visitantes por ano. O Plano Diretor de Turismo segue em análise pelos vereadores, e só será votado após tramitação na Casa. Se houver tempo hábil, o projeto será votado ainda neste ano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?