Coleta de Lixo fica 12,20% mais cara em Aparecida

Saae explica reajuste no serviço em audiência esvaziada; água e esgoto já estão mais caras desde julho

Lixo e entulho em calçada da Avenida Monumental, no Centro de Aparecida; cidade tem tarifa aumentada em 12%, mas sem investimentos (Foto: Arquivo Atos)
Lixo e entulho em calçada da Avenida Monumental, no Centro de Aparecida; cidade tem tarifa aumentada em 12%, mas sem investimentos
(Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Em audiência esvaziada, na Câmara de Vereadores de Aparecida, o Saae (Serviço Autônomo de água e esgoto) explicou o aumento de 12,20% na tarifa cobrada para a coleta de lixo na cidade. Com planilhas de receitas e despesas, a autarquia tentou justificar o reajuste, baseado no índice de inflação do período, medido pelo IGPM (índice de Preços ao Consumidor). Há um mês, a tarifa de água e esgoto também havia sido reajustada em 12,20%.

Para seguir solicitação do Legislativo, qualquer reajuste deve passar por uma audiência, se não para que seja aplicado, mas ao menos que seja explicado. Mas nem mesmo os parlamentares compareceram no encontro da semana passada, que contou apenas com a presença dos vereadores Carlos Rodrigo de Assis Wendling (PP), Márcia Maria Leite Filippo (PSD) e Élcio Ribeiro Pinto (PR).

O diretor do Saae de Aparecida, Paulo de Toledo Piza, disse que apesar do reajuste, os valores que serão cobrados para coleta de lixo, que estará na conta do contribuinte em setembro, não dará condições para autarquia fazer investimentos. “O reajuste vai conseguir equiparar as nossas contas, mas não sobrará superávit para investimento, e um dos principais motivos foi a diminuição da taxa de esgoto, de 20%, feita em julho, pelo ex-prefeito”.

A taxa cobrada pelo Saae sobre o tratamento do Esgoto era de 80% no valor da água, mas em julho a Prefeitura, sob administração de Ernaldo Cesar Marcondes (PMDB), diminuiu o valor.

O Saae de Aparecida cobra três tarifas diferentes do contribuinte: água, esgoto e coleta de lixo. A última, reajustada em agosto, de acordo com Piza, deveria ter sido reajustada em janeiro, mas a direção da autarquia decidiu realizar todos os reajustes no mesmo período. “Os contribuintes achavam que a conta de água aumentava duas vezes no ano, mas na verdade no início do no era o lixo, e em julho a água e o esgoto. Para acabar com essa confusão, decidimos aumentar tudo no meio do ano”.

Apesar da explicação de Piza, o Saae reajustou em julho, a água e o esgoto. Somente em agosto a tarifa do lixo sofreu reajuste. “Nossa intenção era um único reajuste, mas devido a um pedido de um vereador, cancelamos o da coleta de lixo, e deixamos para agosto”.

Mesmo com o lixo mais caro, a população ainda deve continuar com os mesmos problemas, sendo que o principal é o atraso ou suspensão do serviço em alguns dias, ocasionado principalmente por problemas em caminhões e também com motoristas.

De acordo com Piza, apesar do reajuste, não haverá investimentos, e como o lixo deve ser levado direto para Cachoeira Paulista, os caminhões usados ficam desgastados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?