Câmara dá aval e Aparecida cria 150 cargos comissionados

Impacto financeiro deve chegar a quase R$ 650 mil por mês; dois dos nove vereadores foram contra criação

Moradores participaram de sessão que aprovou a criação de 150 cargos comissionados em Aparecida (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Aparecida

A Câmara de Aparecida aprovou e a Prefeitura pode criar até 150 cargos comissionados. O projeto do Executivo, que chegou ao Legislativo cinco dias antes de ser votado, foi adiado em um dia e aprovado na última quarta-feira por 7 a 2. A sessão, primeira presidida por Francisco Egídio Monteiro, o Fram Pé Sujo (MDB), teve protesto de servidores de carreira.

A Prefeitura deve reestruturar administrativamente os cargos comissionados. No ano passado, o Ministério Público determinou a exoneração de 130 comissionados, sendo que 44 deles eram apenas da secretaria de Educação. Dessa vez, o Executivo pode abrir cinquenta vagas para a Educação e outras cem para a administração municipal geral. “O projeto chegou em cima da hora, mas não tinha como não votar. É um projeto polêmico, de reestruturação de 150 cargos, se não votássemos, não teriam diretores nem vice-diretores nas escolas. Por isso tivemos que votar com urgência”, informou Fram. “O valor é de R$ 644 mil o impacto financeiro. Acredito que ela não vai nomear 150 cargos, ela abriu, mas não deve nomear”, concluiu o presidente, que votou a favor da criação.

No plenário não houve tanta discussão em torno do projeto. Apenas Ana Alice Braga (Podemos) e Carlos Alexandre Rangel, o Xande (PSD) foram contra a abertura de vagas comissionadas. “Eu acho que no momento não é a hora certa de votar esses cargos para a Prefeitura. A situação que nós estamos na cidade, com problemas financeiros, a saúde complicada, os bairros abandonados. Analisei tudo isso e votei contra”, afirmou Xande.

Diferente de Xande e Ana Alice, os vereadores Marcelo Marcondes (PV), Zoinho (PL), Cida Castro (DEM), Dudu (PL), Wadê Pedroso (DEM) e Adilson Boi na Brasa (MDB) votaram a favor. “Eu entendo que o número de comissionados foi bem diminuído, no meu entendimento não são 150. Com relação ao projeto, eu não tiro o direito do Xande falar que foi algo meio na correria, mas dada a necessidade, nós temos que votar pois segunda-feira começam as aulas. Por isso votei favorável ao projeto”, afirmou Adilson.

Aulas – Com a aprovação, a prefeita Dina Moraes (PDT) sancionou o projeto na última sexta-feira para realizar as nomeações de diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal de ensino. O início do ano letivo, que dependia da aprovação da Casa, previsto para esta segunda-feira.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?