Câmara arquiva pedido de CPI dos requerimentos contra o prefeito Piriquito

Denúncia de improbidade administrativa é rejeitada por 5 votos a 4; processo enfrentou confusão com relatórios de comissão

O prefeito Piriquito, que se livrou de mais uma denúncia impetrada pelo vereador de oposição, André Monteiro (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Aparecida

Os vereadores de Aparecida decidiram arquivar o pedido de abertura da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) após acusação contra o prefeito Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos). Na sessão, realizada na última quinta-feira (2), a proposta, que focou denúncia de falta de respostas a requerimentos do Legislativo, foi rejeitada por 5 votos a 4.

Segundo o vereador Gú Castro (PSDB), presidente da Comissão de Justiça e Redação, votaram a favor do arquivamento, além dele, Ana Alice (Podemos), os suplentes Claudio Gibeles e Ramalho da Farmácia, além do presidente Juninho Corpo Seco (Podemos). A favor da CPI votaram Liliane Gabriela dos Santos (PL), o suplente João Monteiro, Valdemir Budão (PL) e Simone do Fran (PSDB).

Os vereadores José Fábio Borges (PTB), Carlos Alexandre Rangel (PSD) e André Monteiro (Patriota) não participaram da votação porque eram os autores da denúncia. Segundo a acusação, o prefeito não teria respondido aos requerimentos apresentados, por isso, estaria cometendo crime de improbidade administrativa.

No último dia 24, a Câmara tinha rejeitado o pedido de arquivamento das denúncias contra Piriquito, o que permitia a criação de uma CPI. A Comissão de Justiça e Redação apresentou um projeto de resolução onde indicava pelo arquivamento, mas o parecer foi rejeitado por 4 a 3.

Entenda o caso – No início de abril, a Comissão de Justiça e Redação tinha apresentado um parecer contrário à denúncia. De acordo com o vereador Gu Castro (PSDB), o arquivamento foi pedido porque os requerimentos apresentados na denúncia tinham sido respondidos. “As respostas desses requerimentos já estavam na secretaria. Então, foi feito um relatório e aprovado por unanimidade pelos membros da comissão: vereadoras Ana Alice, Gabi do Postinho, que é a relatora, e eu, que sou o presidente”.

Após a aprovação desse relatório, segundo Gú Castro, a vereadora Gabi recebeu uma nova denúncia de um novo requerimento que não teria sido respondido. “Então a vereadora apresentou um parecer paralelo, com essa nova questão”.

O primeiro parecer, que pedia o arquivamento da denúncia, chegou a ser lido na sessão da Câmara, mas com o parecer paralelo da vereadora Gabi, o Departamento Jurídico orientou pela elaboração de um Projeto de Resolução.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?