Após rejeição de relatório, Elcinho Ribeiro ganha “fôlego” em Aparecida

Depois de resultado positivo na Câmara, condenado busca reassumir cargo

O vereador afastado Elcinho Ribeiro, que tenta voltar à Câmara (Foto: Arquivo Atos)
O vereador afastado Elcinho Ribeiro, que tenta voltar à Câmara (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Aparecida

Por 5 votos a 3, a Câmara de Aparecida rejeitou na última sessão o relatório final da Comissão de Ética que sugeria ao Legislativo aguardar a decisão da Justiça diante de uma possível cassação do vereador afastado, Élcio Ribeiro, o Elcinho (PR). No dia seguinte, o parlamentar protocolou um pedido para que reassuma o cargo.

Afastado da função desde janeiro pelo Tribunal de Justiça do Estado, Elcinho foi condenado a três anos de prisão em regime aberto por envolvimento em um esquema de venda de espaços na Feira Livre de Aparecida. Mesmo impedido de exercer a função de vereador, o condenado continua recebendo seus subsídios por decisão judicial.

Em agosto, o morador do bairro Santa Rita, José Felipe, encaminhou à Câmara um pedido de cassação contra Elcinho por quebra de decoro. O solicitante é contra o parlamentar afastado continuar recebendo seus salários.

Encarregada de analisar o pedido de cassação e elaborar um relatório final, a Comissão de Ética, integrada pelos vereadores Marcelo Marcondes (PV), Ana Alice Braga (PTN) e Wadê Pedroso (PMDB), divergiu do posicionamento, com três documentos elaborados.

Enquanto Wadê cobrava o arquivamento do processo, Ana Alice solicitava que o pedido de cassação fosse colocado em votação. Com o impasse, acabou prevalecendo à sugestão de Marcondes, que preside a comissão, para que o relatório final mantenha o afastamento de Elcinho até a decisão da Justiça.

Colocado em votação na última sessão, o documento acabou rejeitado após os votos contrários de Cida Castro (DEM), Carlos Alexandre Rangel, o Xande (PSD), Francisco Egídio Monteiro, o Fran Pé Sujo (PMDB), José Reis Junior (PR) e Walquir Siqueira, o Zoinho (PR). Somente os membros da comissão votaram pela aprovação da proposta.

Já na última terça-feira, Elcinho protocolou um pedido para que possa reassumir suas atividades como parlamentar. A solicitação será analisada pela Casa até o início de dezembro.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?