Aparecida enfrenta alto risco para contaminação de Dengue

Avaliação de Densidade Larvária registra 5 pontos no mês de janeiro, mas Prefeitura garante que cidade não há registro da doença

Apresentação do índice de densidade larvária em Aparecida; dados preocupam Vigilância Epidemiológica (Foto: Reprodução PMA)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

Aparecida entrou em estado de alto risco para contaminação do mosquito Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, que transmite os vírus Zika e Chikungunya. O alerta foi divulgado após ADL (Avaliação de Densidade Larvária) realizada durante o mês de janeiro atingir 5 pontos, considerado muito alto.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice obtido menor que 1 é considerado satisfatório; de 1,1 a 3,9  é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4 pontos é considerado alto risco.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os bairros de Santa Rita e Itaguaçu são os que apresentam os maiores índices de focos de criadouros. “O nosso problema também é o bairro do Jardim Paraíba, pois os funcionários e agentes estão com dificuldades muito grande de adentrar as residências, para fazer o trabalho deles”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Deise da Silva.

Para evitar um surto da doença, a Prefeitura de Aparecida realiza diversas medidas como o uso do carro fumacê, que está circulando pelas ruas do município no período da noite. Agentes da Vigilância intensificaram as visitas nas casas dos moradores.
“Estamos fazendo uma atividade chamada PE (pontos estratégicos) em borracharias, estacionamentos, escolas e hotéis, pois são locais que contêm diversos pontos para o desenvolvimento do mosquito”, explicou Deise.

Mesmo com o alto risco, o órgão da Prefeitura informou que neste ano apenas dois casos foram notificados e ambos foram descartados. Em 2021, Aparecida teve 74 casos notificados, com seis confirmados.

Sintomas – No caso da dengue, o doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e gengivas), dor abdominal intensa e contínua, além de vômitos persistentes, podem indicar a evolução para dengue grave, que necessita de imediata atenção médica, pois pode levar à morte.

Em relação à chikungunya, os sintomas mais comuns são febre alta de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

Os sinais de infecção pelo zika vírus são parecidos com os sintomas de dengue e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de zika vírus, quando presentes, são febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C), dor nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés, com possível inchaço, dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos, exantemas (erupções cutâneas) acompanhadas de coceira, além de vermelhidão e inchaço nos olhos.

A doença também pode apresentar outros sintomas, como dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e pequenas úlceras na boca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?