RMVale tem mais de cinquenta mil novos eleitores

Ampliação é resultado de campanha do TSE; Região concentra fatia importante de eleitorado de 16 a 18 anos

Movimento em frente ao colégio eleitoral da região; domingo de votação atrai mais jovens para pleito (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RM Vale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) terá neste domingo cinquenta mil novos eleitores, entre 16 e 18 anos. Em todo o país, são mais de dois milhões de eleitores jovens, interessados na política e com vontade de fazer parte da construção democrática através do voto.

Esse é o caso de Estela Cunha Macedo, jovem de 16 anos, estudante de Lorena que está concluindo o ensino médio. Para a adolescente, mudar a realidade do país, requer o uso da principal ferramenta democrática: o voto.
“Decidi tirar o título de eleitor esse ano, pois acredito que nosso país está passando por um cenário político nunca antes visto, sendo assim, a única forma de mudar essa realidade é exercendo a cidadania e votar”, contou a jovem.

Na tentativa de atrair adolescentes como Esteja, a Justiça Eleitoral lançou, em 2021, a campanha #BoraVotar. Com o slogan “Bora Votar. Eu vou porque eu posso”, a ação foca jovens com idades entre 15 e 17 anos, que não são obrigados a realizar o alistamento eleitoral. A ação contou ainda com a participação de artistas como as cantoras Anitta e Juliette e a atriz Bruna Marquezine. Até mesmo atores de Hollywood, como Mark Ruffalo, o Hulk dos filmes da Marvel/Disney.

Para o professor e cientista político, Milton Mendes, o interesse do jovem pela política acontece pela insatisfação do cenário atual e pela ampliação da discussão política no cenário online. “Os jovens debatem pautas que são do seu interesse, assuntos ligados à tecnologia, meio ambiente, educação. A política deixou de ser algo discutido apenas por seus pais, avós”, destacou.

Para Estela, a participação da juventude na política é de extrema importância e se atentar a informações verdadeiras é fundamental para eleição de candidatos honestos. “Nessas eleições de agora, onde não sabemos em quem confiar e somos bombardeados com fake news, a participação dos jovens pode mudar o resultado final da eleição”.

Na região, São José dos Campos encabeça a lista de novos eleitores, com quase 18 mil, seguido por Taubaté com 9,3 mil, Jacareí com 4,9 mil, Pindamonhangaba com 3,4 mil e Guaratinguetá com 1,4 mil. “Isso mostra que é importante que os políticos tenham consciência de que é preciso se atentar as pautas da juventude, pois eles representam a cada eleição, uma fatia maior do eleitorado”, destacou Mendes

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?