Pinda e Guará realizam atos em defesa da democracia

Manifestações foram convocadas após ações extremistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília

Manifestação em defesa da democracia; RMVale se mobiliza depois de atos de depredação em Brasília (Foto: Colaboração Gabriel Bicudo)

Bruna Silva
RMVale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou atos em defesa da democracia em ao menos três cidades, na última segunda-feira (9). As atividades foram convocadas, por meio das redes sociais, em Pindamonhangaba, Guaratinguetá e São José dos Campos.

Apesar da chuva, os manifestantes se encontraram, na praça Monsenhor Marcondes. Ao menos, noventa pessoas compareceram ao ato que foi organizado por lideranças políticas do município. Com palavras de ordem, os militantes pediram por responsabilização dos crimes ocorridos na capital do país, assim como investigação.

Já em Guaratinguetá, o encontro batizado “Sem Anistia – Ato em Defesa da Democracia”, ocorreu no fim da tarde, na praça Conselheiro Rodrigues Alves, no coração da cidade. De acordo com os organizadores, “o simbolismo desse dia mostra que defenderemos nossa democracia nas ruas. Exigimos a punição aos golpistas e seus financiadores”.

As atividades foram motivadas após os atos criminosos na praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). Durante o dia, centenas de pessoas depredaram as sedes do Planalto, Congresso e STF (Supremo Tribunal Federal). Assim como danificaram diversas obras de arte e os exemplares do símbolo da democracia brasileira, a Constituição Federal. Ao menos 1,2 mil pessoas foram detidas pela infração.

De acordo com levantamento, ao menos quatro moradores da RMVale estão presos por atos contra a democracia. São moradores de Taubaté, Caraguatatuba, Guaratinguetá e São José dos Campos, as idades variam entre 30 e 62 anos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?