Justiça Eleitoral libera candidatura de Sato a prefeito de Ubatuba

Coligações de Flávia Pascoal de Márcio Maciel cobravam impugnação; ex-chefe do Executivo busca segundo mandato com outros dez concorrentes

O candidato a prefeito, Délcio Sato (PSD); membro da coligação “Ubatuba Feliz de Novo” (Foto: Reprodução)

Da Redação
Ubatuba

O ex-prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), foi liberado pela Justiça Eleitoral no último fim de semana a concorrer novamente ao cargo. A decisão judicial contrariou os pedidos feitos por duas coligações adversárias.

A Justiça Eleitoral negou na tarde do último sábado (24) as solicitações de impugnação ao registro de candidatura de Sato protocoladas pelas coligações “Ubatuba, Quem Ama Cuida”, da atual prefeita e candidata à reeleição, Flavia Pascoal (PL), e a “Juntos Faremos a Diferença”, que tenta eleger o vice-prefeito Márcio Maciel (MDB). As coligações cobravam que o ex-prefeito fosse impedido de participar do pleito devido ao fato de que seu governo teve as contas públicas, referentes ao exercício de 2018, com apontamentos de irregularidades pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Em seu veredicto, a Justiça Eleitoral ressaltou que apenas o parecer do TCE é insuficiente para declarar Sato inelegível, sendo que para isso seria necessário que a Câmara, que ainda não votou as contas de 2018, também tivesse rejeitado a prestação de contas.

O órgão destacou ainda que o registro de candidatura do ex-prefeito preencheu os requisitos legais e constitucionais necessários.

Membro da coligação “Ubatuba Feliz de Novo”, Sato comandou a cidade praiana entre 2017 e 2020, ano em que foi derrotado na corrida eleitoral por Flavia Pascoal.

Além de Sato, Flávia e Maciel, disputam o cargo de chefe do Executivo Cristina Prochaska (Psol), Ednelson Prado (Agir), Major Franco (PSDB), Gerson Florindo (PT), Gilson Rocha (Solidariedade), Padre Marcelo (Novo), Professor Arnaldo (PSB) e Vinicius Vasconcellos (PRTB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *