Região tem aumento de vítimas de assassinato em 2022

Lorena registra crescimento de 700% no primeiro bimestre; Cruzeiro e Caraguá também são destaques negativos

Ação da Polícia Civil no bairro Cecap em Lorena; com aumento de assassinatos autoridades buscam  inibir criminosos (Foto: Reprodução)

Da Redação
RMVale

Um levantamento divulgado pelo Governo do Estado na segunda-feira (28) revelou que a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) teve um aumento de 6% no número de vítimas de assassinato no primeiro bimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. Após registar a queda de mortes violentas nos últimos anos, Lorena voltou a sofrer um crescimento de casos neste início de 2022.

De acordo com dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, a RMVale teve 69 moradores assassinados entre janeiro e fevereiro deste ano, sendo 67 vítimas de homicídio doloso (quando existe a intenção de matar) e duas de latrocínio (roubo seguido de morte). O montante supera em quatro casos o registrado na mesma época de 2021, que foi de 65, tratando-se de 62 homicídios dolosos e três latrocínios.

Com oito vítimas de assassinato cada, dividem a primeira colocação do “Ranking da Morte” do primeiro bimestre de 2022 as cidades de Caraguatatuba, Cruzeiro e Lorena.

Nos últimos anos, o município, que chegou a ser apontado como o mais violento do estado (atingiu a taxa de 31,8 mortes por grupo de cem mil habitantes), conseguiu se recuperar desde 2019, com reduções de casos. Enquanto trinta moradores foram mortos em 2018, o montante do ano seguinte despencou para 17, representando uma diminuição de 43%. Mas os registros tiveram um leve aumento em 2020, totalizando 22 ocorrências.

Com uma diminuição de 27% em comparação ao ano anterior, a cidade em 2021 teve apenas 16 mortes violentas, menor marca registrada desde 2010, quando ocorreram 11 homicídios dolosos.

Contrastando com os resultados dos últimos anos, a situação do início de 2022 tem preocupado a população e as autoridades em Segurança de Lorena. O levantamento da SSP apontou que a cidade teve neste bimestre um crescimento de 700% no número de vítimas de assassinato, em comparação a 2021, saltando de 1 para 8 registros.

O crime de maior repercussão ocorreu na noite de 17 de fevereiro, quando um grupo de criminosos invadiu um estúdio de tatuagem na rua Coronel José Vicente, no bairro Vila Hepacaré, e executou o proprietário do estabelecimento comercial e outros dois homens. As vítimas, que tinham 21, 28, e 30 anos, foram mortas a tiros. Um dos rapazes foi atingido por 39 disparos de arma de fogo. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, que busca descobrir a autoria e a motivação do crime.

Durante entrevista ao programa Atos no Rádio, na manhã desta terça-feira (29), o secretário de Segurança de Lorena, Alfredo Pereira, comentou o aumento de assassinatos nos primeiros dois meses de 2022 e as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo para tentar contribuir com as polícias Civil e Militar no combate à criminalidade. “Estamos avançando nos processos burocráticos para que em breve possamos implantar o programa Atividade Delegada, que permitirá que a Prefeitura contrate PM’s, de folga da corporação, para o reforço no policiamento. Além da intensificação das rondas da Guarda Municipal, outra ação importante é o fornecimento de imagens das câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) à Polícia Civil, o que contribui para a identificação de autores de assassinatos e de outros crimes”.

Região – Segundo os dados da SSP, as demais cidades da RMVale que tiveram moradores mortos de forma violenta no primeiro bimestre deste ano foram Pindamonhangaba (7), Caçapava (6), São José dos Campos (6), Taubaté (5), Ubatuba (5), Aparecida (4), Guaratinguetá (3), Jacareí (2), São Sebastião (2), Tremembé (2), Cachoeira Paulista (1), Jacareí (2), Lavrinhas (1) e Natividade da Serra (1).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?