Número de vítimas de assassinato cresce 42% na região em agosto

Cruzeiro lidera mortes violentas no período de acordo com Estado; Lorena tem redução de casos em 2021

Viatura da Polícia Militar em Cruzeiro; RMVale registra aumento em assassinatos de 42% (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

Um levantamento divulgado pelo Estado na última sexta-feira (24) revelou que a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) registrou em agosto um aumento de 42% de vítimas de assassinato em comparação ao mesmo mês de 2020. Terceira cidade mais violenta no ano, Cruzeiro foi o município com mais mortos em agosto.

De acordo com os dados da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado), a RMVale teve em agosto 37 moradores assassinados, vítimas de homicídio doloso (quando existe a intenção de matar). O montante supera em 11 o do mesmo período de 2020, que foi de 26, quando 25 pessoas perderam as vidas em homicídios dolosos e uma num latrocínio (roubo seguido de morte).

Líder de casos, Cruzeiro registrou um aumento de 100% no comparativo com o mesmo mês de 2020, saltando de 3 para 6 vítimas fatais. O último assassinato em agosto foi praticado no dia 26 contra o morador da zona rural, Alerson Vinicius Jacinto, que tinha 31 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, moradores do bairro Entre Rios acionaram a Polícia Militar, por volta das 21h, após encontrarem o corpo de Jacinto caído num trecho da Estrada Real. Ao chegar no local indicado, os PM´s constataram que o homem foi morto com cinco disparos de arma de fogo, que o atingiram nas regiões da cabeça e costas. O crime permanece sendo investigado pela Polícia Civil de Cruzeiro.

Com cinco assassinatos cada, Jacareí e São José dos Campos fecham a lista das três cidades com mais casos no oitavo mês de 2021.

Os 13 demais municípios que tiveram moradores assassinados no período foram: Pindamonhangaba (4), Taubaté (3), Caçapava (2), Cachoeira Paulista (2), Lorena (2), Caraguatatuba (1), Cunha (1), Guaratinguetá (1), Igaratá (1), Potim (1), São Bento do Sapucaí (1), São Sebastião (1) e Ubatuba (1).

Total – As estatísticas da SSP revelam que a RMVale contabiliza 239 vítimas de assassinato entre janeiro e agosto, sendo 231 de homicídio doloso e oito de latrocínio. O montante é 11% superior ao da mesma época do ano passado, que foi de 215 (210 homicídios dolosos e cinco latrocínios).

Com 33 casos, Taubaté lidera a lista na região. A vice-liderança é ocupada por São José, que teve 29 moradores ocorrências.

Fechando o “pódio”, Cruzeiro aparece com 24 vítimas fatais da violência. O número é 14% maior que o registrado nos primeiros oito meses de 2020, que foi de 21.

Aumentando a preocupação das famílias de Cruzeiro, a rotina de violência permanece. Na última sexta-feira (24), o jovem, Alessandro Toledo, que tinha 25 anos, foi morto a tiros no bairro Vila Batista. Segundo o boletim de ocorrência, o rapaz caminhava pela rua Doutor Mário Pinto, quando foi surpreendido pelo atirador, que estava num carro. Atingido por dois tiros na barriga e um no braço, Toledo foi socorrido por vizinhos e encaminhado ao Pronto Socorro de Cruzeiro, mas não resistiu aos ferimentos.

As outras cidades da RMVale que registraram assassinatos nos dois primeiros quadrimestres foram: Pinda (23), Caraguá (21), Jacareí (20), Guará (12), Lorena (10), Ubatuba (10), Caçapava (9), Potim (7), São Sebastião (7), Cachoeira (5), Cunha (4), Ilhabela (4), Redenção (4), Tremembé (4), Aparecida (3), Campos do Jordão (3), Lagoinha (2), Igaratá (1), Natividade (1), Piquete (1), Roseira (1) e São Bento do Sapucaí (1).

Redução – Na contramão de Cruzeiro, Lorena teve uma queda considerável de crimes contra a vida em 2021. Apontada por um estudo do Instituto ‘Sou da Paz’ como a cidade mais violenta do estado em 2017, Lorena alcançou uma redução 33% de vítimas de assassinato no comparativo com os oito primeiros meses de 2020, caindo de 15 para 10 casos.

Por outro lado, a cidade registrou um crime na noite da última quinta-feira (23) que causou grande comoção pelas ruas e redes sociais. Dono de uma lanchonete, Bruno Rodrigues, mais conhecido como Cenoura, foi morto a tiros em frente ao seu estabelecimento, na rua José Ferraz de Vasconcelos, no bairro Cabelinha.

De acordo com o boletim de ocorrência, o comerciante, que tinha 33 anos, e um grupo de clientes foram rendidos, por volta das 23h, por dois homens que desceram de uma motocicleta. Após roubarem o dinheiro das vítimas, os criminosos ordenaram que Cenoura os acompanhasse até a calçada. Na sequência, um dos homens efetuou diversos disparos de arma de fogo contra o trabalhador, que chegou a ser socorrido por vizinhos, mas morreu ao dar entrada no Pronto Socorro.

A Polícia Civil registrou o caso como latrocínio e segue buscando identificar os autores do crime.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?