Estado reforça Civil e Militar para conter criminalidade no Vale

Queda nos homicídios destacam trabalho na região; Pinda e Lorena iniciam ano com elevação nas ocorrências

Da Redação

Região

A preocupação do Estado com os índices da criminalidade no Vale do Paraíba levou à criação de estratégias e aumento no investimento. A poucos dias de apresentar os números do segundo trimestre, o governo reforçou as polícias Civil e Militar na região.

Durante evento em Campos do Jordão, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Alexandre Moraes, destacou o investimento no aparelhamento da segurança pública. Ao lado do governador Geraldo Alckmin, ele oficializou a entrega de 123 escopetas CBC calibre 12 para a Polícia Civil do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Foram R$ 147,6 mil investidos nas armas de fogo, compradas com recursos do Fisp (Fundo de Incentivo à Segurança Pública).

“As entregas e o aparelhamento cada vez melhor da polícia Civil e Militar seguirão esse ano, com a autorização de novos investimentos. Estamos em fase de licitação para compra de fuzis que serão entregues na região, mostrando que a segurança é prioridade do governo”, garantiu o secretário. “A polícia está motivada. O governador está investindo em armamento, estrutura e comunicação”, comemorou.

O armamento foi distribuído entre as delegacias seccionais da região. Taubaté ficou com 27 armas, São José dos Campos com 23, Guaratinguetá com 22, São Sebastião com 21, Cruzeiro com 16 e Jacareí com 14 espingardas.

Além das escopetas, em 2015, o Vale já recebeu do Estado viaturas para o trabalho da Polícia Civil e um helicóptero para a Polícia Militar, além de 38 novas viaturas.

O número de policiais também deve aumentar. O Governo colocou em andamento concursos para o preenchimento de 2.301 vagas (129 delegados, 788 escrivães e 1.384 investigadores) para a Polícia Civil no estado. Outros 295 policiais estão em formação, mas a definição da distribuição entre os departamentos só acontecerá após as formaturas.

A expectativa da secretaria é que os números apontem redução na criminalidade. O principal item dos levantamentos foi antecipado por Moraes. Ele frisou que os homicídios diminuíram 15% no segundo trimestre de 2015 na região.

De abril a junho, o Vale do Paraíba registrou 88 ocorrências, contra 104 no mesmo período de 2014. Já o primeiro semestre valeparaibano chegou com 190 casos.

Em junho, a queda foi de 35,29%, com 22 homicídios registrados, contra 34 no ano anterior.

No Médio Vale e Vale Histórico, algumas cidades tentam se recuperar após um início de ano de crescimento nos homicídios.

Pindamonhangaba com 14 homicídios contra 11 no mesmo período do ano passado e Lorena, que chegou a dez ocorrências contra sete, são as cidades com início de 2015 mais preocupante.

Cachoeira (2 contra 0), Cruzeiro (4 e 3) e Roseira (2 e 1) também tem índice maior na comparação com 2014.

Por outro lado, Guaratinguetá (5 contra 11), Cunha (1 e 4), Aparecida (4 e 6), Potim (1 para 3) Canas e Piquete, que em 2014 tinham um homicídio nos cinco meses iniciais, chegaram a junho sem ocorrências em 2015.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?