Com mais de trezentos assassinatos, região segue como a mais violenta do interior

RMVale registra entre janeiro e novembro aumento de 8% de vítimas em comparação ao ano passado; Lorena é a terceira cidade com mais homicídios

Polícia Civil, que investiga o último homicídio em Lorena; RMVale tem alta de assassinatos neste ano (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

Mantendo-se como a área mais violenta do interior do estado, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) teve mais de trezentos moradores assassinados entre janeiro e novembro deste ano. Além de São José dos Campos e Taubaté, a lista dos cinco municípios com mais casos conta ainda com Lorena, Caraguatatuba e Cruzeiro.

Um levantamento divulgado pela secretaria de Segurança Pública do Estado, na última segunda-feira (26), revelou que a região teve 344 moradores executados nos 11 primeiros meses de 2022, sendo 338 vítimas de homicídio doloso (quando existe a intenção de matar) e seis de latrocínio (roubo seguido de morte). O montante supera em 8% o do mesmo período do ano passado, que foi de 316, entre eles 305 homicídios dolosos e 11 latrocínios.

O total de casos mantém a RMVale no topo da violência no interior paulista, com 102 vítimas a mais do que a segunda região em situação mais delicada, que é Campinas com 242 ocorrências.

As oito demais áreas contabilizaram os seguintes índices: Ribeirão Preto (237), Piracicaba (220), Baixada Santista (171), Sorocaba (165), São José do Rio Preto (100), Bauru (90), Araçatuba (72) e Presidente Prudente (64).

Maior cidade da RMVale, São José dos Campos lidera o ranking regional da morte 2022 com 46 assassinatos. Já na vice-liderança, aparece Taubaté com 35 registros.

Fechando o pódio, Lorena atingiu a preocupante marca de 31 casos, número 93% superior ao da mesma época do ano passado, que foi de 16 ocorrências.

O último homicídio doloso registrado em novembro em Lorena foi de um homem de 27 anos no bairro Vila Passos. De acordo com a Polícia Civil, o rapaz estava na esquina da rua José dos Santos Paula com a rua Francisco de Paula, por volta das 21h do dia 29, quando foi surpreendido por dois criminosos em uma bicicleta. Na sequência, a dupla atingiu a vítima com 11 disparos de arma de fogo, sendo cinco nas costas, quatro no peito, um na barriga e outro na perna direita. Devido a gravidade dos ferimentos, o homem morreu antes da chegada da ambulância. A execução segue sendo investigada pela Polícia Civil de Lorena.

Com 29 assassinatos cada, Caraguá e Cruzeiro fecham a lista das cinco cidades mais violentas da RMVale. Apesar da ingrata colocação, Cruzeiro registrou neste ano uma queda de 17% do número de assassinados no comparativo com o mesmo período de 2021, quando 35 moradores tiveram suas vidas ceifadas.

Os 25 demais municípios da região que tiveram vítimas de assassinato de janeiro a novembro deste ano foram: Pindamonhangaba (27), Caçapava (25), Ubatuba (24) Guaratinguetá (18), Aparecida (13), Jacareí (12), São Sebastião (12),  Potim (6), Cunha (4), Cachoeira Paulista (3), Ilhabela (3), Lavrinhas (3), Piquete (3), Queluz (3), Roseira (3), Tremembé (3), Canas (2), Natividade da Serra (2), Paraibuna (2), Arapeí (1), Campos do Jordão (1), Igaratá (1), Redenção da Serra (1), Santa Branca (1) e São Luís do Paraitinga (1).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?