Cinco desmanches clandestinos são interditados em Caraguá

Ação apreendeu dois motores e uma placa de automóvel com ocorrência de roubo e furto; índices de ocorrências aumenta nos últimos anos

Desmanches comercializavam peças sem registro oficial. Alguma eram fruto de roubos no município (Foto: Divulgação).

Jessica Alves
Caraguatatuba

Após o fechamento de cinco estabelecimentos que realizavam desmanche ilegal de veículos em Caraguatatuba, a Polícia aumentou o rigor contra a prática. A operação, realizada no último dia 11, apreendeu dois motores e uma placa de automóvel com ocorrência de roubo e furto no município.

Os estabelecimentos, localizados nos bairros Jetuba, Indaiá e Perequê-Mirim, não possuíam autorização do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para desmontes, vendiam peças e produtos sem nota fiscal e cadastro no sistema do departamento, como é exigido pela lei estadual nº 15.276, e não possuíam AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiros), nem alvará de funcionamento.

A ação, organizada pelo Detran-SP, em parceria com a Polícia Militar e a secretaria municipal de Urbanismo, faz parte de uma fiscalização preventiva para evitar o roubo e furto de veículos, assim como a venda ilegal de peças.

Segundo dados da secretaria de Segurança Pública do Estado, até maio deste ano, 57 roubos e furtos de veículos foram registrados na cidade. Comparado ao mesmo período, em 2021, os números tiveram estabilidade, 56 ocorrências foram protocoladas. Porém, em relação a 2020, o índice saiu da marca de 46 registros, subindo 29%.

Além dos cinco desmanches interditados, a operação também autuou uma loja que vendia peças novas, a qual responderá a um processo administrativo junto ao departamento de Trânsito.

Para combater as práticas de venda ilegal, o consumidor pode verificar a regularidade das lojas de seu município no site detran.sp.gov.br, na aba “parceiros”. Em estabelecimentos regulares e credenciados, as principais peças possuem uma etiqueta com seu número de série e código QR, podendo ser consultadas. Em casos de fraude, denúncias podem ser feitas na ouvidoria do departamento, na aba “atendimento”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?