Cidades da região promovem ações de conscientização do Novembro Azul

Mês marcado pela mobilização e disseminação de informações sobre o câncer de próstata tem novas atividades da campanha

Região ressalta a importância dos cuidados com a saúde do homem, em mais uma campanha contra o câncer de próstata (Foto: Reprodução)

Bruna Silva
RMVale 

As secretarias de Saúde da região têm preparado para os próximos dias uma série de ações voltadas para campanha Novembro Azul, com a prevenção e conscientização contra o câncer de próstata. Devido à pandemia do novo coronavírus, atividades com aglomerações permanecem suspensas.

Em Caraguatatuba, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF’s (Programa Saúde da Família) estão disponibilizando o atendimento com orientações e recomendações para homens de qualquer idade. No próximo dia 27, o serviço será intensificado para homens acima de 45 anos, que receberão acolhimento, além de informações sobre o câncer de próstata e vasectomia.

Haverá também consultas, realização de exames laboratoriais necessários e também ECG (eletrocardiograma). Caso o paciente apresente alguma alteração, ele será encaminhado para um urologista.

Aparecida também realiza no próximo dia 27 os atendimentos do público masculino por demanda livre (sem necessidade de agendamento). As unidades de EFS (Estratégia Saúde da Família) dos bairros Ponte Alta, Santa Terezinha, Vila Mariana, São Roque, São Sebastião, Itaguaçu e Santa Luzia devem reservar a agenda médica especialmente para os homens nas próximas sextas-feiras do mês. Potim também estará com as unidades de saúde abertas para o atendimento dos homens.

Incidência – De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), somente em 2020, cerca de 65,8 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados. Aproximadamente 15,5 mil pessoas perderam a luta para a doença, desde o início deste ano.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?