Concurso Literário Ruth Guimarães tem inscrições abertas

Ruth Guimarães, primeira escritora negra a ocupar o cenário da literatura brasileira; últimos dias para inscrições do concurso (Foto: Reprodução)

Wanessa Telles
Lorena

A Academia de Letras de Lorena tem os últimos dias para inscrições no Concurso Literário Ruth Guimarães. O projeto abre espaços para novos escritores e poetas com produções voltadas para a obra literária da escritora, que comemoraria cem anos em 2020.

De acordo com a organização, o objetivo é “promover a literatura, como expressão mais profunda do espírito humano, incentivar a criatividade literária e a leitura e a escrita opinativa ou crítica, promover os talentos literários, incentivar a reflexão por meio da palavra poética, e propiciar oportunidade de publicação das obras selecionadas e reverenciar e valorizar a obra literária da escritora”.

As inscrições foram iniciadas em 2 março e seguem até o próximo dia 1. São trinta vagas gratuitas para três categoria: alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), ensino médio e outros interessados.

As produção devem abordar a vida e obra de Ruth Guimarães por meio de crônicas, contos ou poesias.

Ruth Guimarães nasceu em Cachoeira Paulista, em 13 de junho de 1920, dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade e faleceu em 21 de maio de 2014. Ela foi uma poetisa, cronista, contista, romancista, teatróloga e a primeira escritora negra a ocupar o cenário da literatura brasileira com o livro Água Funda (1946). Além de madrinha da Academia de Letras de Lorena, Ruth fundou o Museu do Folclore Valdomiro Silveira e a Academia Cachoeirense de Letras.

O edital completo e a ficha de inscrição podem ser acessados na página da Academia de Letras de Lorena no Facebook.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?