Política a conta-gotas

A guerra dos números
A 10 dias das eleições, os concorrentes à Prefeitura de Guaratinguetá, Dani Dias e Junior Filippo, divergem nos números posteriores às duas pesquisas ‘registradas’, ambas publicadas por este Atos. Enquanto Junior e Dani seguem em busca dos eleitores indecisos, Régis Yasumura perde tempo questionando a veracidade das consultas eleitorais, apenas com comentários nas redes sociais, ou seja, sem apresentar uma pesquisa própria ‘para chamar de sua’, para não ficar apenas na falácia!!!

Três homens, um destino
Com foco em 2026, três prefeitos da região do Médio Vale estão fazendo desta eleição uma seletiva para eleição de deputados, ou seja, medindo forças na tentativa de eleger sucessores, como demonstração de musculatura política para garantir alianças estratégicas. São eles Thales Gabriel – Cruzeiro, Marcus Soliva – Guaratinguetá e Isael Domingues – Pindamonhangaba, ambos envolvidos de ‘corpo e alma’ na campanha de agora, para garantir uma base sólida de lançamento em busca dos votos para disputa posterior.

Leitura dinâmica
Sobre os três postulantes a deputado, Thales está ‘dando o sangue’ para sustentar Kleber Silveira na preferência dos votos nestes próximos 10 dias. Para o Soliva, a situação está mais difícil, porque o tempo é curto para fazer Régis Yasumura saltar do bronze para ouro até 6 de outubro em Guará. Já em Pinda, o prefeito Isael Domingo está enfrentando até fraudes eleitorais, calúnias, difamações e ‘otras cositas más’ da oposição para tentar barrar seu candidato à sucessão, Ricardo Piorino.

Quem sabe faz ao vivo
Parece que o pleito eleitoral de Cruzeiro está dividido em duas realidades: as que disputam o pódio – Partido Liberal versus Novo – e outras duas que, segundo pesquisas, brigam pelo terceiro e quarto lugares. Ao que tudo indica, Diego Miranda não imaginava que após ser partidariamente desidratado na pré-campanha pelas articulações do prefeito Thales Gabriel, teria de enfrentá-lo novamente no palanque de Kleber Silveria. É visível a influência de Thales com a maioria dos eleitores na reta final desta eleição, justamente por não subestimar o poder de fogo de Diego & Cia!!!

Superação & vontade
Quem está fazendo o possível para estar entres os eleitos da futura Câmara de Pindamonhangaba é Fernando Frangão. E vem forte com três lutas de suma importância: se empenhar a favor dos deficientes, buscar apoio federal e estadual para que a cidade tenha um hospital de olhos e, entre outros, batalhar para mais regularizações fundiárias e a posse das escrituras. Disseram que não dá para subestimar este defensor dos menos favorecidos, porque nas duas tentativas anteriores, ele teve votos mas lhe faltou partido. Com a palavra, Marcela Franco, do União Brasil!!!

Favas contadas
A Câmara de Guaratinguetá, esfriou os ânimos do prefeito Marcus Soliva, na sessão desta semana, barrando mais uma vez o projeto que tenta levantar R$ 9 milhões do empréstimo via Finisa. Os vereadores, ou melhor, o Marcelo da Santa Casa, conseguiu somar cinco votos para ‘empurrar’ em 20 dias a votação do projeto. Considerando que existe uma CEI em curso que investiga o financiamento que se arrasta desde 2021, o vereador Arilson Santos ponderou que não faz sentido liberar mais recursos antes da conclusão da investigação.

Adrenalina
Esta semana a ‘saúde eleitoral’ de Fabio Marcondes ganhou novo capítulo no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, quando o relator do Ministério Público se manifestou pela sua inelegibilidade na corrida pela Prefeitura de Lorena. O promotor argumentou pelo indeferimento do registro de sua candidatura, cabendo agora a decisão aos desembargadores do TRE.

Perguntar não ofende
Será que o candidato a prefeito de Pindamonhangaba, Paulo Torino (PSD), se deu conta que sua alforia pelos números da pesquisa eleitoral, que sua equipe distribuiu por toda cidade, pode estar com prazo de validade vencida? Afinal, eleição se ganha com pesquisa ou com votos?

Não convidem para…
…a mesma picanha os vereadores – hoje de oposição – e o prefeito Marcus Soliva, principalmente se o churrasqueiro for o Arilson Santos e o encontro, para ‘assistir juntos’ o vídeo produzido pelo vice Régis Yasumura criticando a Câmara por ter barrado o adiantamento de R$ 9 milhões do Finisa em Guará!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *