Política a conta-gotas…

Bem avaliado

Guilherme Carvalho

O prefeito de Silveiras e seus amigos de primeira hora comemoraram esta semana os números de uma nova pesquisa que rolou na cidade. No quesito Educação, Guilherme Carvalho alcançou o patamar de 76%; já em Saúde, a média pontuou em 72%.

No geral, a Administração fechou com exatos 83% e com os temas honestidade e trabalho em destaque. Em consultas, 60% dos entrevistados admitem a possibilidade de seguir sua indicação para um candidato à sucessão.

 

‘Olho gordo’
Os números da Administração Pública em Silveiras passaram a despertar interesses até em quem não mora mais no município. Disseram que o ex-prefeito está ‘gastando os tufos’ para ver se consegue ‘saúde jurídica’ para enfrentar o candidato a sucessão indicado por Guilherme Carvalho em 2024.

Quem compara, admite!

Thales Gabriel

É voz corrente em Cruzeiro que apesar da diferença de temperamento e conduta, a saga de Thales Gabriel, em ascendência na vida pública, assemelha-se à trajetória do ex-prefeito e deputado – federal e estadual, além de secretário de Estado por duas vezes – João Bastos Soares.

A menos que as coisas mudem, Thales está num ritmo de aceitação e aprovação popular que deve o credenciar as mesmas posições do saudoso JB – não necessariamente na mesma ordem. Pena que não existe mais o Bar do Zé, na rua 3, para confirmar…

 

Não convidem para…
…a mesma picanha a secretária de Esporte e Cultura de Canas, Vera Silva e o Alceu do MDB, mesmo que o Laerte Zanin – com toda sua paciência – seja o churrasqueiro e o assunto da churrascada for o pronunciamento do vereador na tribuna da Câmara, na última sessão.

Dois, talvez três…

Renato Cebola

Pelo andar da carruagem, os vereadores Norberto Moraes, Renato Cebola e Carlos de Moura – o Magrão, seguem medindo forças para próxima presidência da Câmara de Pindamonhangaba.

De acordo com o pessoal da arquibancada, se o petista Herivelton Vela sair chamuscado das eleições de 2 de outubro, provavelmente será o quarto nome na disputa a sucessão de Cal no comando da Casa de Lei.

Tudo na balança
Parece que o vereador Herivelton Vela não vive uma de suas melhores fases com o Partido dos Trabalhadores de Pinda. Numa conta simples, durante uma das últimas manifestações em portas de fábricas, disseram que o prefeito Isael Domingues dá mais retorno aos filiados do partido que o próprio vereador.

Talvez seja por isso que muitos petistas estão buscando parcerias com deputados do PT de outras regiões.

Apoio velado
Circulou em uma roda restrita na Câmara de Pinda que se Ricardo Piorino souber articular com Norbertinho em algumas ‘situações específicas’, poderá receber apoio do ex-prefeito Vito Ardito na disputa à sucessão de Isael Domingues em 2024, ao invés de oposição. Quem garante?

Capacidade técnica
A surpresa da semana na Câmara de Guaratinguetá, em relação ao caso Marcelo Coutinho – o Celão, foi a juntada da íntegra – cerca de oito mil páginas – do processo que o parlamentar já responde no TJ, ao requerimento do promotor Gilberto Cabett, que pede providência quanto ao mandato do vereador. Segundo o pessoal da Praça, os membros da Comissão Processante vão ter muito o que ler – e entender, é claro – no prazo regimental. E a pergunta que fizeram: “na votação final do relatório, será necessária a leitura da peça toda?”

Tira-teima
O prefeito de Piquete, Rômulo Kazimierz, está utilizando as redes sociais para se aproximar da população e prestar contas de seu trabalho frente à Prefeitura. Na última quinta-feira, durante uma live, ele apresentou mais de 15 novos investimentos entre reformas, construções, pavimentações, ações sociais e saúde, cerca de R$ 40 milhões de recursos que estão sendo aplicados nesse semestre, que inclui o saneamento da cidade. Rominho também respondeu em tempo real várias perguntas de moradores, inclusive sobre a nova nomenclatura dos cargos, com baixas contratações, na verdade, apenas quatro secretarias. Diferentemente ao que um dos vereadores anda espalhando na política local.

Letra & melodias

Sylvinho, Rodrigo Garcia e Marcelinho

O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, ganhou nesta quinta-feira, espaço especial na agenda do vice-governador Rodrigo Garcia e uma atenção especial em seus pedidos de recursos e convênios. Aderiu ao programa “Rios Vivos” direcionado a drenagens, pontuou uma creche para Novo Horizonte e a FATEC já em fase de efetivação. Sobre uma conversa ‘super reservada’ de Sylvinho com Garcia, provavelmente sobre recursos para saúde e Santa Casa, a divulgação foi pré-programada em ocasião da inauguração do Poupatempo. Participaram da comitiva do prefeito o vereador Marcelo Alvarenga, os secretários Lucas Mulinari e Bronson Heleno.

 

 

Contorcionismo
E por falar em vereador Marcelo Alvarenga (PSD), ele tem se mostrado um grande especialista em contorcionismo político na relação Câmara/Prefeitura de Lorena. Traduzindo: com tantas animosidades entre os poderes, somente com muita habilidade para driblar as vaidades afloradas, interesses variados e partidarismos e não perder o foco; qualquer semelhança com Marcelinho, não se trata de mera coincidência…
Perguntar não ofende
Qual o nome daquela ‘Cascavel enrolada, balançando o guiso e pronta pra dar o bote’, que estacionou entre o Executivo e Legislativo de Lorena?

Uni, duni, tê salamê*
É voz corrente entre os políticos de Guaratinguetá que três grupos distintos gravitam no entorno do prefeito Marcus Soliva – com vistas à sucessão. Falam que o mais conhecido é a ‘república da Caixa’ – fechada 100% com os resultados do gabinete. Outro time é do vice-prefeito Regis Yasumura, que segue junto e misturado com o governo. Falam que na transição eleitoral do primeiro para o segundo mandato, ‘alguém errou na receita’ e surgiram os aficionados por Dani Dias, formando o terceiro grupo – que vem recebendo as benécias do governo. *ninguê um… o escolhido foi ‘você´!!!

Vindo do céu

Marcus Soliva

Enquanto o calendário eleitoral sinaliza ainda 960 dias para as eleições, o prefeito Marcus Soliva, deixa a política para quem pretende concorrer e segue fazendo o que de fato tem dado certo desde os primeiros dias de seus governos, ou seja, trabalhando. Esta semana ele recebeu o presidente da Rede Voa, Marcel Moure, para tratar da transição operacional do aeroporto e garantir um grupo de visitantes à Guará, que num futuro bem próximo, literalmente, virão pelo céu.

 

 

Vale dos candidatos
Com domicílio eleitoral estabelecido em São José dos Campos, o Ministro da Infraestrutura Tarciso Gomes de Freitas deve dar o start de sua campanha ao governo do Estado no final de março. A novidade da semana foi a primeira seletiva para vice-governador na chapa bolsonarista, ou melhor, quem pontuou entre os mais cotados para a vaga; trata-se do ex-prefeito e deputado de Caraguá, Antônio Carlos, que por sinal, já transferiu seu domicílio para Lorena.

Boa notícia
O setor cardiológico da Santa Casa de Lorena completou 100 procedimentos com sucesso no programa Infarto Zero. Apesar da comemoração, o programa, inicialmente lançado de forma embrionária com a finalidade de conseguir um parceiro econômico, leia-se Governo do Estado, ainda não conseguiu êxito. Até o momento, a equipe de Doria ainda não se interessou, apesar da insistência do prefeito Sylvio Ballerini.

Aviso aos navegantes

Fábio Marcondes

Próximo de ter mais uma conta rejeitada pela Câmara de Lorena – a de 2019, embora aprovada pelo TCE – o ex-prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, ganha novo fôlego na Justiça. Nesta semana, ele conseguiu reverter uma das ações de improbidade administrativa por compra direta, no início de seu primeiro mandato em 2013. De acordo com um de seus advogados, esta sentença positiva, deverá servir de jurisprudência para as demais, que tramitam sobre a mesma matéria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?