Política a conta-gotas…

Divisão de área

Antônio Carlos

Parece que o território eleitoral da região deve ficar pequeno para quantidade de candidatos a deputados do eixo Taubaté-Cruzeiro que vem surgindo. Entre os bem conhecidos e ilustres desconhecidos que vêm preocupando a concorrência é o ex-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, que num primeiro momento foca a Assembleia Legislativa. Disseram que a torcida de ‘alguns postulantes’ é para que ele seja confirmado como vice ao Governo do Estado, com Tarcísio de Freitas – pelo Republicanos.

 

 

Chapa quente

A semana foi tensa para o prefeito Sylvio Ballerini, com as manifestações dos professores – quer dizer, parte deles – pelas ruas centrais de Lorena, com destino à Câmara Municipal, onde foi votado o reajuste concedido pela Prefeitura, finalizando os salários da categoria 8,2% acima do piso nacional. De acordo com Sylvinho, a manifestação e a passeata são atos legítimos, o difícil é ‘absorver’ a demagogia e o oportunismo de alguns vereadores que dissimulam de modo bem diferente de quando vêm ao seu gabinete para ‘pedir favores’…

Não convidem para…

…a mesma picanha – o ex-prefeito Fábio Marcondes e o vereador Adilson Sampaio, principalmente se o assunto for compras com dispensa de licitações pela Prefeitura de Lorena. Com a palavra, o Ministério Público…

As águas vão rolar

Final da novela da contratação da terceirização da água de Potim. A Prefeitura finalizou os trâmites licitatórios com a identificação da empresa vencedora. Se nesta ‘primeira saga’ a novela foi longa e concorrida, imaginem na segunda edição do assunto com a Justiça como coadjuvante? Comenta-se nos arredores da Praça que ‘aquela’ conhecida raposa das eleições passadas acompanha de perto o ajuizamento de uma denúncia por detalhes do processo e suspeitas de favorecimento. Enquanto isso, a população continua ‘amargando’ a péssima qualidade da água nas torneiras…

Se virando nos trinta

Como anunciado desde ano passado, vem acontecendo em Piquete o movimento das obras, execução de muitos projetos e mais uma série de novas construções e pavimentações por toda cidade, inclusive a implantação do sistema que vai coletar e tratar quase 100% do esgoto. Com um olho neste canteiro de obras e sem descuidar dos apoios políticos, o prefeito Rominho segue aproximado de sua administração lideranças locais que venham contribuir, enquanto busca fora o que falta no município, recursos. Quase toda semana, “partiu governo Federal e Estadual”!!!

O último apague as luzes

Comenta-se no Ponto Chique de Guará que o ex-prefeito Francisco Carlos despediu seu time de tucanos do PSDB para o Republicanos, para encontrá-los lá na frente; e pelo jeito, depois das eleições, para não correr risco de se queimar com a cúpula tucana. A propósito, ele participou esta semana de um encontro em Lorena com o deputado federal Carlos Sampaio, do PSDB. Talvez isso reforce a tese dos politiqueiros da Praça Conselheiro que ele ainda mantém uma intenção velada de participar da corrida eleitoral de 2024, no mínimo como vice de Edson Riccomi! Vaidades à parte…

Perguntar não ofende

A quem pode interessar um eventual ‘racha’ entre o prefeito Sylvio Ballerini e o presidente da Câmara de Lorena, Fabio Longuinho? Até porque, segundo os mais experientes, “não se cutuca onça com vara curta, muito menos se mata o bicho com tiro de festim”. “Pardal que come pedra, tem de saber o intestino que tem…”

Opiniões divergentes

Quem passa pelo Mercado ou ‘estica uma prosa’ nos cafezinhos de Pinda ouve três discursos quase que pontuais sobre as próximas eleições na cidade: um grupo predominante dá por certo que para sucessão do prefeito Isael Domingues, a tacada é acertar na escolha do vice, já que pelo jeito está mais que decidido que Ricardo Piorino será o prefeiturável; outra boa parcela de comentaristas acredita em um novo nome, seguindo a tendência da alternância de poder em 2024. Há quem observe que entre os vereadores desta legislatura, dois deles podem encarar o desafio das urnas.

Edição limitada

A 148 dias das eleições, eleitores de Pinda que optarem pelo voto local vão decidir entre quatro candidatos a estadual e quase que nenhum a federal: Fernando Oliveira, Fernando Barbosa, Fabio Duarte e Erivelton Vela focam o Legislativo do Estado. Em contrapartida, até o momento, apenas o Padre Afonso está surfando como federal, com direito a muitos se confundirem sobre seu domicílio eleitoral: Pinda ou Taubaté?

Pretensão

Assim como o vereador Renato Cebola já se sente o próximo presidente da Câmara de Pinda, um de seus colegas de Legislativo vai mais longe, faz planos de enfrentar as urnas de 2024, focado em ser o futuro prefeito. Trata-se de Julinho Car, que vem articulando apoio em várias frentes religiosas da cidade e tem o aval do deputado federal Cesinha da Madureira. Como virou comum a observação “tem de combinar com os eleitores”, neste caso, é bom acertar também os ponteiros com os governistas, caso contrário…

Na terra do Frei…

…falta um federal para formar três pares de candidatos. Por enquanto Regis Yasumura, Cabo Samuel e Sargento Júlio se propõem a correrem atrás dos votos para Assembleia Legislativa. Os dois vereadores Fabrício da Aeronáutica e Arilson Santos seguem postulando cadeiras a federal, ambos por Guaratinguetá. A pergunta das rodas políticas de Guará é se: entre estes cinco deputáveis, todos terão garantia de legenda nas convenções partidárias agendadas para o próximo mês?

Sob nova direção

A notícia de que o PT de Cachoeira Paulista está mudando de comando pegou até a vereadora partido Thálitha Barbosa de surpresa. Pelo que se ouviu em algumas rodas, o vereador Léo Fênix teria acertado o comando da sigla com políticos ligados diretamente ao ex-presidente, a ‘puxada de tapete’ no atual diretório da cidade.

Melhor de dois

Pelo menos dois grupos de investidores de grandes centros econômicos estão aguardando os trâmites do edital de chamamento para construção do novo shopping em Cruzeiro. O edital segue aberto até junho, onde a melhor proposta deverá prevalecer. Administrando uma certa ansiedade, o prefeito Thales Gabriel mantém atenção máxima para que todos detalhes do chamamento público sejam cumpridos e a população ganhe oportunidade de negócios, empregos no primeiro grande centro de compras e entretenimento da cidade.

Fazendo a diferença

Paulo Felipe

Um projeto que está virando realidade em Cruzeiro pode tornar-se referência na região. O vereador Paulo Felipe recebeu sinal verde do prefeito Thales Gabriel e de sua equipe de governos – leia-se Gustavo Rodrigues, do Desenvolvimento Econômico – regulamentação do Programa Jovem Empreendedor – focado para levar oportunidades de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa do vereador já foi aplaudida pelas lideranças representativas da cidade, e com certeza não será diferente quando começar fazer a diferença entre os moradores e público-alvo alcançado.

 

PIB eleitoral

O prefeito Sylvio Ballerini dedicou a última segunda-feira exclusivamente para receber o visitante ilustre, Carlos Sampaio, o deputado federal que mais pontuou recursos à Lorena – mais de R$ 10 milhões nos últimos três anos. Na verdade, até a Câmara suspendeu a sessão ordinária – ocasião que seria votado o reajuste dos professores – por conta da ocasião. Afinal, até prefeitos e políticos da região fizeram questão de participar ‘daquele abraço’ ao deputado. Assinaram o livro de presença os prefeitos Wilian de Bananal; de São José do Barreiro Lê Braga; de Piquete Rominho; de Cruzeiro Thalles Gabriel; o ex-prefeito de Guaratinguetá Francisco Carlos; o presidente da Câmara de Lorena Fábio Longuinho – acompanhado de vários colegas; o vice-prefeito Humberto Ballerini; a primeira-dama Claudia Ballerini e claro, o anfitrião do encontro Sylvio Ballerini, considerando um grande grupo de parceiros.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?