Política a conta-gotas…

A hora do voto

Fábio Marcondes

É voz corrente pelas esquinas de Lorena que os pareceres do Tribunal de Contas do Estado, favoráveis a dois anos de administração do ex-prefeito Fábio Marcondes, já tramitam pelas comissões da Câmara Municipal.

Pelo que se ouviu nos corredores do Legislativo, embora as contas tenham sido aprovadas pelo Tribunal, tem vereador procurando ‘pelo em ovos’, ou seja, detalhes nos apontamentos para tentar ‘azedar a marmita’ de Marcondes.

A princípio, não existe consenso para somar 12 votos contrários ao Tribunal para negativar a saúde eleitoral do ex-prefeito…


Político do futuro…

O projeto Atleta do Futuro do Sesi, celebrado com a Prefeitura de Pinda no início desta semana, vai alcançar cerca de 360 crianças e jovens através de atividades esportivas impactando as respectivas famílias na retaguarda de cada aluno.

O fato é que o pessoal da política considerou um upgrade no calibre eleitoral do secretário de Esporte Everton Chinaqui – que frequenta as urnas há pelos menos três eleições. Para o prefeito Isael Domingues, que tem em primeiro plano a importância do Atleta do Futuro como mais um avanço na cultura esportiva da cidade, considera também a ‘política do futuro’ em sua equipe de governo com bons resultados.

Não convidem para…

…a mesma picanha – o presidente da Câmara de Guará, Arilson Santos, e o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Evangelista, principalmente se o churrasqueiro for o Joel Pinho – do Esporte – que também já esteve na ‘alça de mira’ do vereador em algumas sessões passadas!!!

2º biênio

O mercado político de Guará acredita em reviravolta na base do prefeito Marcus Soliva no cenário da Câmara, logo após as eleições do ano que vem. Mesmo com Dani Dias garantindo a próxima presidência, seu discurso com o Executivo poderá ser diferente, com vistas a 2024. Arilson deixa pista que deverá ‘cantar com outra freguesia’, deixando o caminho livre para a reaproximação de Marcelo da Santa Casa com o gabinete do prefeito; Celão poderá estar mais próximo que se espera, enquanto Pedro Sannini, só vivendo pra ver…

Pressão alta

Regis Yasumura

A 345 dias da eleição para deputados e afins, o vice-prefeito de Guará, Regis Yasumura (PL), em mais uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, está buscando na região que alguns vereadores da própria base governista tem sonegado, ‘apoio’.

Na medida em que os deputados de ‘carteirinha’ aportam na terra de Frei Galvão espalhando promessas e vantagens, Regis ganha espaço em outras cidades através de suas campanhas sociais voltadas à saúde lombar…

Lei de Murphy

Com as mudanças na legislação eleitoral trazendo alívio a muitos gestores, com a possibilidade de se livrar da inelegibilidade por contas rejeitadas no Tribunal de Justiça – exceto por improbidades com dolo, a disputa eleitoral pode esquentar em algumas cidades. Em Cachoeira Paulista, por exemplo, o cenário de 2024 pode contar novamente com Edson Mota tentando voltar ao comando da Prefeitura.

Quando o que está ruim…

…pode piorar – se estava difícil para João Bosco ‘Torrada’ enfrentar Antônio Mineiro na reeleição de Cachoeira Paulista, outros eventuais nomes e até a possibilidade de Fabiano Vieira na disputa ao Executivo, imaginem com a eventual participação de Edson Mota brigando para voltar ao poder. Talvez seja por isso que seus remanescentes na Câmara estejam trabalhando para eliminar Mineiro do quadro! Porém, não contavam com o ex-prefeito Fabiano na disputa com muita ‘bala na agulha’…

Sandália da humildade

O suposto descontrole emocional da vereadora Sandra Cunha, durante uma programação cultural, dias atrás, ganhou repercussão na esquinas políticas de Cruzeiro. Disseram que a ‘carteirada’ que ela deu para conseguir um lugar de destaque no evento destonou com a plateia de primeira linha que ganhou admiração de todos pela simplicidade. Ah! É bom nem comentar o barraco entre gêneros que rolou nos bastidores…

Salvo conduto

Paulo Vieira

A notícia que o empresário Paulo Vieira está quites com a Justiça e livre para qualquer desafio eleitoral que venha pela frente deixou algumas figuras de Cruzeiro em estado de alerta.

Esta semana, devotos de Vieira congestionaram as redes sociais da cidade com esta informação, numa ‘mensagem subliminar’ de que a sucessão de Thales Gabriel em 2024 será mais concorrida do que esperavam.

Perguntem ao Mirandinha…

Plano B

E por falar em sucessão, que ninguém seja pego de surpresa caso Zé Rogério apareça em parceria com o vereador Diogo Miranda na disputa pela Prefeitura de Cruzeiro. Principalmente agora que existe a possibilidade de Paulo Vieira azedar o ânimo de ‘muita gente’!!!

Forçando a barra

Na ausência de uma oposição inteligente – pelo menos até o momento – as atenções dos matemáticos políticos de Cruzeiro focam os candidatos à sucessão em 2024 – quase todos alocados próximo ao prefeito Thales Gabriel. Entre ‘nome & nomes’, observaram que o José Kleber do SAAE, com toda “forçassão” de barra de alguns palacianos em promovê-lo, parece que não nasceu para o negócio! Sorte do PV, que observa o teatro meio que a distância…

Show do milhão

Se é fato que deputado para ganhar notoriedade em Lorena tem de somar mais de ‘um milhão’ em verbas no caixa da Prefeitura, os parlamentares do Podemos estão em alta. Esta semana os vereadores Adilson Sampaio e Jair Guedes, gravaram vídeo nas redes sociais, informando que os deputados do partido destinaram R$ 1,5 milhão aos cofres municipais!!!

Que ‘rei sou eu?’

Adilson Sampaio

O veto inesperado e sem aviso prévio do Executivo de Lorena em dois projetos de relevância de autoria dos vereadores levou o líder do governo, Adilson Sampaio, a discutir a relação com o prefeito Sylvio Ballerini em plena sessão de Câmara esta semana.

Sampaio questionou a falta de comunicação com o ‘gabinete da Capitão Messias’ e foi endossado por vários colegas na tribuna, que também se declaram surpresos pela falta de justificativa.

Geração de renda

Fábio Longuinho

O presidente da Câmara de Lorena, Fabio Longuinho, após os toques e retoques no projeto do prefeito Sylvio Ballerini que abre 200 postos de empregos transitórios – na conhecida Frente de Trabalho temporária, conseguiu o apoio geral dos vereadores para aprovação total da lei.

De acordo com Longuinho, com essa aprovação, as duzentas vagas que a Prefeitura deve abrir nos próximos dias, somadas as 60 contratações formalizadas pelo governo do Estado há cerca de dois meses, o final de ano destas famílias serão regados a autoestima, enquanto o comércio agradece a circulação de recursos.

Alguém responde?

O povo do mercadão de Pinda questiona a sobrevivência do PSDB em termos de cidade. Eles pontuam três tragédias anunciadas: a debandada de Vito Ardito – há quatro eleições passadas – com seus veteranos; o desastre eleitoral protagonizado por Rafael Goffi e agora, a migração do ex e talvez futuro governador Geraldo Alckmin – provavelmente para o PSD! Embora Geraldinho não seja filiado no diretório local, sua referência partidária influencia a estima de muitos tucanos.

Atração fatal

O pessoal das redes sociais de Pinda sacou o ‘minuto de fama’ de alguns opostos domesticados de Isael, aproximando para sair na foto de apresentação do empreendimento da EXSA Urbanismo. Norbertinho, Vela e até o Magrão não resistiram a presença de Chitãozinho no evento e se ‘achegaram’…

Mensagem cifrada

A quem os políticos mais experientes de Pinda se referem quando dizem: “conversa com ‘um’, mas combina com o ‘outro’???”

De olho no calendário…

…faltam 345 dias para as eleições, mas até lá, as emoções correm por conta das convenções, inclusive a do PSDB Brasília, e que deve gerar um faturamento recorde nas agência de viagens de São Paulo…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?