Política a conta-gotas…

Hora da onça beber água

Marcelo Coutinho

O retorno do vereador Marcelo Coutinho – o Celão à Câmara de Guará por determinação unânime do Tribunal de Justiça, deixou ‘colegas’ do Legislativo, articuladores do gabinete do prefeito e até comissionados do segundo escalão dos dois poderes municipais com ‘a pulga atrás da orelha’.

Correu nos bastidores da Casa de Leis, que teve parlamentar pensando em pedir um período de afastamento…

Três pra lá, dois pra cá..

A Prefeitura, quer dizer, o prefeito Isael Domingues contou até com os opostos para aprovar a reformulação da Lei do Transporte Público de Pinda, esta semana. O Executivo só não pode contar com os votos de dois supostos vereadores que buscam constantemente os dividendos políticos do gabinete: Rogerinho Ramos e Gilson Nagrin. Imaginem que até o Magrão e a ‘dupla’ Norbertinho e Vela votaram a favor, tanto é que o povo do mercadão já ironizou como o ‘bolero dos vereadores’: “são três pra lá, dois pra cá”…

Trocando 6 por meia dúzia

Se é que o vereador Rogerinho Ramos, bem ao estilo do personagem ‘Múcio’ do Jô Soares – no antigo programa Viva o Gordo – que buscava agradar todo mundo ao mesmo tempo, votou contra a reformulação da Lei do Transporte, pensando na média com os seis ou sete motoristas do transporte complementar, acabou entrando em rota de colisão com o Ministério Público e centenas de trabalhadores da empresa que transporta milhares de vidas diariamente em Pinda. Ah! Parece que no caso do Nagrin, a direção do voto veio de casa, ou seja, da patroa. Pelo menos foi o que falaram…

Repercussão

Com Celão retomando espaços e ganhando forças no mercado político de Guaratinguetá, aumentam as expectativas entre governistas, oposição e lideranças que vislumbram as próximas eleições. Os comentários da última sexta-feira, em que ele admite a possibilidade de disputar a estadual pelo PSD, dobrando com o federal Marco Bertaioli, acendeu o sinal de alerta no ‘QG’ da concorrência…

Concentração

Tem especulador político em Guará dando por certo que Augusto Ferreira – que atuou no Sebrae na época em que Junior Filippo – vem candidato a deputado estadual no ano quem, dobrando com Flavinho para federal, ambos apoiados pela Canção Nova. Disseram que Flavinho foi incentivado pela instituição religiosa a retornar à vida pública, apostando também na estreia de Augusto no cenário eleitoral.

Dança ou baile das cadeiras?

A especulação política de Lorena aguarda o posicionamento do prefeito Sylvio Ballerini quanto as vozes do Legislativo pedindo a cabeça de alguns secretários da administração. Para a turma da praça, com tantos ‘pedidos de cabeça’ – Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente – já ironizaram que se o prefeito for satisfazer a Câmara, não será uma ‘dança das cadeiras’, mas sim um verdadeiro ‘baile das cadeiras’…

Baixa performance

O vereador Léo Fênix, de Cachoeira Paulista, teve baixa curtida, zero de compartilhamentos e sem comentários – em três dias de postagem no Facebook, quando se ‘gabou’ de ter derrubado o veto do prefeito e, em consequência, liberado as manifestações do movimento LGBTQIA + na cidade religiosa que recebe milhares de visitantes na Canção Nova. Segundo comentários, um dos motivos que levou o prefeito Antônio Mineiro a vetar o projeto teria sido o pedido discreto das instituições religiosas pelo fato do movimento destoar com as programações que marcam o município no Circuito da Fé.

Caixa preta

Os eleitores de Cachoeira Paulista ficaram curiosos quanto a ‘caixa preta’ mencionada na última sessão de Câmara pela vereadora Rogéria Lucas. Segundo o pessoal da política, pelo nervosismo do vereador Max Barros em defesa do presidente Rodolpho Veterinário, tudo levou a crer que realmente existe a tal ‘caixa’. Dona de uma personalidade firme e forte, Rogéria deixou claro esta semana, no Atos no Rádio, que não se intimidará diante das pressões que vem sofrendo nos bastidores do Legislativo, por causa de sua eventual candidatura à presidência da Câmara…

Perguntar não ofende

É verdade que o “Pai” – pronome de tratamento que vem sendo atribuído ao homem que patrocina o caos político na cidade – estaria investindo pe$ado para garantir a presidência da Câmara de Cachoeira Paulista???

‘Água no chopp’

A sessão de Câmara de Guará desta semana foi esquentada no plenário com o ‘bloqueio’ do regime de urgência ao projeto da dupla ‘ping-pong’. Em mais uma tentativa de Fabrício Dias e Marcelo da Santa Casa em travar as ações públicas do Executivo, a proposta era estabelecer critérios e proibir inaugurações que não estiverem rigorosamente concluídas. Parece que houve ‘tre-lê-lê’ nos bastidores do plenário…

Teste drive

Entre os desafios do prefeito Marcus Soliva frente ao comando de Guaratinguetá neste segundo mandato, além da execução do planejamento de obras e ações da administração, está a escolha de seu sucessor. Na opinião dos mais experientes, uma missão complexa, tendo em vista a tendência eleitoral da cidade com histórico de alternância de poder. Falam ainda que o melhor ambiente para ‘acertar na mosca’, quer dizer, a escolha de alguém que reúna carisma com predominância na competência, está no portfólio de seu governo, com destaque para Miguel Sampaio, Regis Yasumura e João Vaz – se pudesse extrair do trio perfis pessoais como operacionalidade, carisma e técnica. No liquidificador governista, se procura um “novo Soliva”?

Projeção & expectativa

A informação, ainda que remota, da provável mudança de domicílio do ex-prefeito Antonio Carlos, de Caraguatatuba para Lorena, se tornou ‘combustível político’ entre os cientistas da Praça, reações contrárias em alguns inseguros do mercado eleitoral e comemoração entre muitos futurísticos. Teve gente somando o vínculo que o empresário sempre manteve com a cidade, o idealismo de ver o desenvolvimento local cada vez mais acelerado e até profetizando uma futura candidatura a prefeito na Terra das Palmeiras Imperiais…

Projeção II

Se a notícia da mudança de domicílio de Antonio Carlos para Lorena deixou os políticos do pedaço em alerta, imaginem com a possibilidade dele disputar a eleição do ano que vem! Segundo os bem informados, caso permaneça no PSDB, o ex-prefeito de Caraguá poderá surpreender a concorrência como candidato a federal, somando com sua filha Michelli Veneziani para estadual. Caso migre com Geraldo Alckmin para outro partido, ele está cotado entre os indicados do novo grupo ao Senado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?