Política a conta-gotas…

Planejamento compartilhado

Reunião entre Isael Domingues e vereadores

Pelo menos sete vereadores de Pinda atenderam o convite do prefeito Isael Domingues e seu vice, Ricardo Porino, para um encontro no gabinete nesta sexta-feira, com a finalidade de projetarem ações conjuntas de interesse da cidade que passaram com certeza pela Câmara Municipal.

Com o slogan ‘A união faz a força’, o prefeito revelou passos importantes e colheu opiniões dos parlamentares e, na troca de informações, ouviu sobre as necessidades dos bairros. Participaram da reunião o presidente do Legislativo José Carlos – o Cal, com os vereadores Julinho Car, Regininha, Renato Cebola, Gilson Nagrin, Marco Mayor e Rogério Ramos.

A iniciativa de Isael rendeu elogios no Mercadão – centro nervoso da política local – e críticas aos vereadores que não compareceram, mesmo sendo oposicionistas. Perguntem ao Magrão!!!

Pisaram no meu pé!!!

Parece que os primeiros meses de Arilson Santos na presidência da Câmara de Guará, em termos de resultados, não foram os esperados. Essa semana ele rasgou o verbo num pronunciamento ‘truncado e repleto de mensagens subliminares’, abrindo até precedentes para suspeita que as coisas não vão bem na Casa de Leis. Ah! Sobre a manifestação presidencial, segundo os bem informados da Praça Conselheiro, as alfinetadas com certeza chegaram em muitos endereços, porém, todas, passivas de reações…

Reconhecimento facial

Comenta-se no ‘pé de orelha’ de muitos frequentadores do terceiro andar do Paço Municipal de Guará, que aparições mais frequentes dos vereadores Marcio Almeida, seguido de Dani Dias no gabinete do prefeito Marcus Soliva, têm provocado instabilidade emocional em quem julgava que seria a ‘peça chave’ para soluções dos anseios do governo no Legislativo. Talvez isso explica a crise de relacionamento entre ‘uns e outros’ que já podem ser discernidos à distância. Perguntem ao Lelé!!!

A fila anda

Vozes dos corredores da Prefeitura de Cachoeira deram conta essa semana que o prefeito Antonio Mineiro pensa em substituir e modificar parte da ‘mobília’ de seu governo, com vistas ao segundo semestre. Nomes como de Gustavo Barreira, Patrícia Andrade, Major Carlos Lescura, Fábio Ribeiro, Luís Carlos Pugialli e mais dois ou três poderão estar em funções e secretarias diferentes, ou até mesmo exonerados. As apostas na Padaria do Jorginho são que dois deles, estão mais para fora que dentro…

Congestão virtual

Thales Gabriel

O prefeito Thales Gabriel está fechando o primeiro semestre de seu segundo mandato em alta na opinião de muitos. Além de estar ‘se virando nos trinta’ para avançar Cruzeiro em todas as direções, Thales tem contabilizando resultados positivos na política regional, como influenciador.

Em pesquisa recente de interesse eleitoral, cerca de 68% dos entrevistados admitem votar em um candidato indicado por ele. É provável que esse seja o motivo de vários postulantes à sucessão estarem se acotovelando para conquistar sua bênção em 2024…

Linha de frente

Enquanto crescimento e a modernização apontam Pindamonhangaba como umas das cidades destaques em toda região, o prefeito Isael Domingues segue em seus dois planejamentos, o de gestão pública – que contempla além do orçamento do município, uma das maiores cifras em recursos federais e estaduais, a exemplo dos R$ 54 milhões recém anunciados pelo Estado, dentro do programa Estradas Pavimentadas – e o político, com sua equipe administrativa e a dupla de linha de frente: Ricardo Piorino, que faz as obras acontecerem como vice e secretário de governo, somado a Roderley Miotto, que vem reforçando a economia local na secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como tudo conflui para eleição, o mercado político já sacou em quem o prefeito deverá jogar suas fichas para os próximos pleitos…

Bolsa de investimentos

Marcus Soliva

Quem apostou que a crise financeira da Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá – Codesg, provocada pela dificuldade em receber pelas obras que realizou para Prefeitura, fosse complicar a gestão de Marcus Soliva, perdeu.

Disseram que a venda da sede da autarquia no Beira Rio, concretizada semanas atrás, além de movimentar o mercado imobiliário de Guará, vai garantir sua sobrevida econômica até que seus principais credores – o Estado e a União – paguem a conta.

De acordo com a especulação política, essa era a ‘carta na manga’ que o prefeito tinha, para evitar um colapso econômico da Companhia. Na visão de muitos, um ‘balde de água fria’ no quarteto da oposição que pretendia montar um palanque eleitoral em cima do fato…

Batata assando

Se a convivência entre secretário Luís Carlos Pugialli e os vereadores de Cachoeira Paulista não andava boa desde o início da gestão de Antônio Mineiro, imaginem agora que internet da Rodoviária foi cortada, de onde a rapaziada do Legislativo usava e abusava? Comentaram que os rumores de ‘guerra’ vindo da Câmara já podem ser ouvidos a quilômetros de distância…

Empurrômetro’

Enquanto o intercâmbio econômico entre a Prefeitura e Santa Casa de Lorena se agrava por conta da desativação dos 8 leitos de UTI, contratados extraordinariamente para atendimento aos pacientes da Covid-19, o Estado, ou melhor, seus interlocutores Nádia Meireles – da Regional de Saúde e Ortiz Junior – subsecretário do Interior, procrastinaram uma reunião com o prefeito Sylvio Ballerini esta semana, que deveria estabelecer prazo e valores para que a conta fosse paga. Situação que pode complicar, porque outros convênios com o hospital local podem seguir o mesmo caminho e pelo mesmo motivo, falta de pagamentos. Com a palavra, João Agripino Doria!!!

“A toque de caixa”

Fabio Longuinho

Se o Estado, digo, o governo demonstra lentidão aos problemas de Lorena, o Legislativo faz o dever de casa ‘a toque de caixa’, ou seja, imprimiu agilidade para contribuir com o Executivo.

O presidente da Câmara, Fábio Longuinho, antecipou para essa semana a sessão que tinha em sua pauta projetos relevantes como o PRED – que regulamenta as construções em desacordo com o estabelecido no município, o Vale Gás versão municipal e outros como Cultura e Esporte.

De acordo com Longuinho, se assuntos importantes podem ser resolvidos agora, por que ‘empurrar para frente?’, declarou!!!

A partilha

Ganhou quem apostou que a prefeita Erica Soler não passaria o primeiro semestre sem confirmar maioria quase absoluta na Câmara de Potim. Segundo o pessoal da matemática, a divisão inicial era 6 votos possivelmente contrários para 4 favoráveis e com 1 na dúvida. O recesso nem chegou e agora Erica conta com ‘seis votos e meio’ – aparentemente favoráveis – contra três e meio do vereador Marcinho, sendo que a irmã do Tanaka, continua no ar. Perguntem ao André do Pé Preto!!!

Perguntar não ofende

E por falar em Potim, quanto tempo ainda vai levar para o ‘clubinho’ – que agrega uma minoria de concursados e comissionados da Prefeitura – vai demorar para desidratar? Palpites e sugestões com a moça que preenche os cheques…

O que muitos querem saber

Procede os rumores que vereadores da bancada de oposição da Câmara de Guaratinguetá estariam sendo ‘pilhados’ a propor uma Comissão Especial de Investigação, com a finalidade de esclarecer detalhes de origem e destino da distribuição de cestas básicas pela secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, desde o início do primeiro mandato de Marcus Soliva?

De olho no calendário…

…faltam 464 dias para eleição de deputados a presidente, e 42 meses para as municipais…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?