Política a conta-gotas…
Força-tarefa
A menos de dez dias da posse, o vereador Everton Chinaqui iniciou a construção de uma ponte política em apoio à Santa Casa de Pindamonhangaba, focado na criação de um Centro Integrado de Especialidades Médicas para atendimento aos pacientes do SUS. Em sua primeira reunião com a diretoria da entidade, que contou com a participação de Vanessa Bueno – diretora assistencial, Luciano Rodrigues – diretor administrativo – e do provedor Décio Fonseca, Everton, acompanhado de José Carlos ‘Cal’ – subprefeito de Moreira Cesar, reconheceram a necessidade de unirem forças e apoios em busca de R$ 6 milhões para investimento em reformas e compras de equipamentos. Para o vereador, o start de uma maratona junto aos deputados parceiros e ao governador Tarcísio de Freitas, para equacionarem a demanda.
Pequenas empresas…
… negócios suspeitos Parece que não é apenas Paulo Vieira (ainda PL) que pretende cruzar o caminho de Thales Gabriel nas eleições de 2026. Disseram que a última de Diego Miranda está sendo abrir uma empresa de consultoria e marketing voltada às prefeituras – provavelmente como forma de sobrevivência no meio político até a próxima eleição. Quanto ao ex-vereador Fafá, Dr. Davi Mota e outros, o negócio é entrar na fila, porque eleição para deputado não é para os fracos…
Novo, só o nome
Rola na política cruzeirense, que o NOVO na Câmara já não parece tão novo assim. O eleito Douglas Masulck, que surfou na onda de Diego Miranda na última eleição, agora está remando na direção do Governo Kleber. Dizem que ele já está de olho na próxima “janela de transferência partidária” disposto a se legalizar no time do prefeito. Enquanto isso, Higmar, o último dos moicanos que sobrou na oposição…
Todos os Caminhos…
…levam ao Kleber!!! Com Douglas já sentado na cadeira de primeiro secretário da Câmara, o prefeito Kleber conseguiu o que parecia impossível: 12 dos 13 vereadores ao seu lado. Como disseram na Praça: “tadinho do Higmar, sozinho na oposição”. Imaginem e somem doze pedintes a mais transitando pelos corredores do governo municipal!?!?
Uma saída estratégica
Para evitar o jogo de empurra entre os vereadores sobre a indicação na recém-formada secretaria de Esportes de Cruzeiro, Kleber ‘bateu na mesa’ e chamou o vice-prefeito Zé Rogério para assumir o cargo, com o discurso de que Zé quer trabalhar. A jogada agradou gregos, troianos e até os espectadores na arquibancada política. Afinal, ninguém pode reclamar de um vice que vira secretário para ‘botar a mão na massa’.
Perguntar não ofende
O agora ex-vereador de Pinda, Herivelton Vela, ameaça trocar o PT de Lula pelo PSB de Alckmin para suavizar sua imagem junto a um novo nicho de eleitores numa eventual candidatura a deputado ou para se alinhar a uma futura oportunidade de emprego no Governo Federal, na cota do vice-presidente?
Balão de ensaio
E por falar em Vela, está mais que provado que ele seguiu em sua campanha à Prefeitura de Pindamonhangaba, numa espécie de ‘sacrifício partidário’, porque se tivesse ganho, provavelmente não assumiria. Perguntem ao João Ribeiro, que protagonizou a vice!!!
De zero a mil
Comenta-se no Ponto Chique que em ritmo de Junior Filippo no comando da Prefeitura de Guará, dá pra ir de ‘zero a cem’ sem precisar sair do Palácio de Vidro. Basta um rolê de uma secretaria à outra ou dois telefonemas. Exemplo: se a ligação vier do Transporte e Mobilidade Urbana, a ‘adrenalina vai a mil’ – só de falar em tarifa de ônibus. Mas se a chamada vem do Esporte – com a bola rolando na Copinha, a glicemia baixa de 300 a 99…
E por falar em tarifa…
…enquanto aguardam um novo subsídio da Prefeitura, usuários do transporte urbano de Guaratinguetá seguem desembolsando R$ 6 por itinerário – às vezes fica mais barato utilizar um Uber. Parece simples emitir um decreto, mas para quem assumiu uma Prefeitura feito ‘campo minado’, como Junior Filippo, certificar-se muito bem para que a explosão não faça um rombo maior que o esperado é sinal de prudência, apesar da pressão…
Dança das cadeiras
O prefeito Sylvio Ballerini anunciou nesta segunda-feira seu novo secretário de Esporte. Marcelo Alvarenga, que cumpriu seu quarto mandato na Câmara de Lorena, agora vai comandar a Pasta que direta ou indiretamente movimenta a maior parte da população da cidade através das atividades que envolvem todas faixas etárias. Para Sylvinho, Marcelinho reúne perfil e capacidade.
Dança das cadeiras II
Na sequência dos ajustes para o segundo mandato, o prefeito Sylvio Ballerini convidou o Dr. Fabio Longuinho para fazer parte de sua nova equipe de governo. Longuinho, que em administrações anteriores foi secretário em várias pastas, assume agora a secretaria de Meio Ambiente, após 4 anos consecutivos na presidência da Câmara de Lorena. Sylvinho acredita que o ex-vereador possui uma vasta experiência como administrador e conhecimento para dirigir a pasta.
Não convidem para…
…a mesma picanha – o vereador Maurinho Fradique e o ‘grupo dos nove’, principalmente se for para comemorar o resultado de 1º de janeiro.