Política a conta-gotas…
Perguntar não ofende
Será que o ainda vice-prefeito Regis Yasumura vai demorar para largar o osso, quer dizer, a presidência do PL de Guaratinguetá, já que se comprometeu a passar o cargo ao prefeito Marcus Soliva logo após a eleição? Se bem que no pensamento do líder nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, Soliva já deveria estar no comando ‘dos Liberais’ na cidade desde o período pré-eleitoral, quando ele pessoalmente se comprometeu. Com a palavra, os quatro ‘cavaleiros do Apocalipse’, quer dizer, vereadores eleitos pelo PL!!!
Palavra tem poder!!!
Pelo que se ouve nos balcões mais politizados de Aparecida, é que Piriquito falou e repetiu em alto e bom tom que não passaria o comando da Prefeitura ao prefeito eleito de maneira alguma, porém, o destino, quer dizer, a Justiça, se encarregou da tarefa. Nesta semana, Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito foi novamente afastado da função de prefeito e o vice, José Carlos de Paula – o Zezão da Concretagem assumiu o cargo pela terceira vez e fará as honras da casa.
Seguindo a tendência
Cruzeiro pode ganhar reforço no guarda-roupa administrativo. A equipe que articula mudanças na nova gestão estuda a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, a separação entre Cultura e Esportes e a tão comentada Secretaria da Mulher, que virou tendência em diversas cidades com apoio do Governo do Estado. Resta saber se Kleber Silveira abrirá o zíper dessas ideias ou manterá a costura como está.
Primeiras-damas…
…primeiros cargos – Ao que tudo indica, Hevelyn Sigolo, atual primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social de Cruzeiro parece segura na cadeira. Já Priscila Motta, futura primeira-dama, pode estar sendo preparada para comandar a Secretaria da Mulher. Afinal, se o poder está em casa, por que não aproveitá-lo?
Linha de frente
O novo vice-prefeito de Cruzeiro, Zé Rogério, quer evitar o carimbo de “vice decorativo”. Rola nos corredores ‘do poder’ que ele está de olho em assumir uma secretaria para se manter ativo e relevante no governo de Kleber Silveira. E a pergunta de seus apoiadores internos é: “com a abertura de várias pastas em estudo, por que não garantir uma delas para reforçar as articulações políticas?” O homem não quer ficar na sombra.
Corrida pela presidência
Com a posse para nova legislatura se aproximando, as tensões pela presidência da Câmara de Cruzeiro esquenta o clima entre os eleitores. Paulo Filipe (União Brasil) parece liderar o páreo, com os votos alinhados de sua bancada, além de apoios do PL e do Novo. Disseram que ele está empenhado em convencer Thales e Kleber a manifestarem apoio explícito para garantir o comando da Casa. Resta saber se o concorrente também não está na mesma vibe…
Pânico & expectativas
Quem transita pelos corredores da Prefeitura da Pindamonhangaba facilmente observa o clima de ansiedade, principalmente entre os comissionados, provavelmente pela expectativa da formatação da equipe de Ricardo Piorino, que entra em campo em 2 de janeiro. Comenta-se que a certeza de que para acomodar as ‘novas mobílias’ – agregados do processo eleitoral – algumas ‘peças antigas’ devem sair ou serem transferidas, e isso tem desidratado uma boa parcela deste elenco. Haja Imosec…
Nem tudo é festa
A repercussão do movimento do prefeito eleito Junior Filippo, nesta última quinta-feira, em apresentar sua equipe de secretários e combinar com Marcus Soliva um encontro de integração para marcar o processo de transição, foi muito positiva. Mas o ‘lembrete que ele deu’ em formato de cobrança pela morosidade dos trâmites licitatórios para realização do Carnaval e da Copinha – que foi sucesso neste ano e poderá deixar de ser em 2025, foi hors concours. Junior deixou claro que por vias anticonvencionais não fará o Carnaval, nem a Copinha, e não será sua a culpa. Com a palavra, o secretário de Turismo…
Não convidem para…
…a mesma picanha os carnavalescos de Guaratinguetá e o ainda secretário Municipal de Turismo – o Marinho, principalmente se churrasqueiro for o prefeito eleito Junior Filippo e o assunto for o encaminhamento das licitações para realização do Carnaval 2025!!!
Quem pode mais…
…chora menos Em Lorena seguem os trâmites, ou melhor, a disputa pela presidência da Câmara e, até o momento, com o placar de 9 votos certeiros, dá Elida Vieira como favorita. Comentários de que uma terceira candidatura poderia surgir, parece que foi abortada porque dividiria ainda mais os 8 votos que supostamente Maurinho Fradique ainda tenha. Outra questão descartada seria uma possível intervenção do prefeito. Sylvinho deu a entender que a princípio tenha se manifestado favorável a Fradique e Pereira, não vai se movimentar contra Elida, que também é de sua base.
Em aquecimento
Enquanto o assunto pelos corredores da municipalidade de Lorena gira em torno da eleição para presidência, apenas os ouvidos mais aguçados percebem que há outras realidades no entorno do futuro mandato de Sylvio Ballerini, a exemplo da vice Marietta Bartelega, que se prepara para enfrentar uma suposta concorrência interna e externa a partir do dia primeiro.
Quebra-cabeça
Quando o assunto é Cachoeira Paulista, geralmente a Câmara ‘rouba a cena’ em sua disputa pelo comando do orçamento do Legislativo. Por mais estranho que seja, isso favorece o prefeito eleito Breno Anaya para montagem do quebra-cabeça que tem pela frente: encarar o inimaginável, uma vez que as informações sobre a administração pública somente através do Portal de Transparência, assim mesmo, se estiver alimentado na realidade dos fatos.