Política a conta-gotas
Independente
Com o palanque de Fabio Marcondes congestionado pela vaidade de alguns personagens, tem candidatos à Câmara pegando rotas de campanhas alternativas para garantir seus próprios votos. Coincidência ou não, Luiz Gral, do União Brasil, segue com estrutura própria e até plano de ação para o futuro Legislativo. Pelo que se ouviu nas rodas, ‘tem gente’ reclamando que nas programações mais relevantes da campanha majoritária, os ‘notáveis’ não estão deixando espaço para o baixo clero.
O baixo desempenho
Corre na boca pequena de Pinda que o candidato do PSD, Paulo Torino, está ficando irritado com o ritmo da sua campanha frente os adversários, provavelmente pela estrutura tímida e com número reduzido de candidatos. Segundo o registro na Justiça Eleitoral, o grupo conta com apenas 48 candidatos e tem muitos querendo desistir. Parece que o homem do Senai está estressado porque a maioria não está indo pra rua com ele, e nos bastidores afirmam que estão tendo dificuldades de pedir voto para o 55.
Hora do sacrifício
Se a Justiça levar a sério a impugnação do vice de Herivelton, candidato do Lula em Pinda, o que está ruim poderá ficar pior. Disseram na Praça que Vela já está articulando quem vai tirar da chapa de vereador para ser seu novo candidato a vice. E parece que a situação se repete, lembraram que na eleição de 2020, João Ribeiro também foi impugnado. Difícil será rifar um candidato, já que a coligação não conseguiu nem mesmo os 48 candidatos à Câmara que poderiam lançar.
Do outro lado da força
A menos de 35 dias das eleições, o candidato governista Ricardo Piorino iniciou nesta nesta semana a temporada de caminhadas pelos bairros. Ao lado do vice Rafael Goffi e de diversos postulantes à Câmara, o corpo a corpo começou pelo Distrito de Moreira César e vai para o município à fora. E pelo andar da carruagem, o homem está se virando nos trinta para dar atenção aos seus 127 candidatos a vereador da coligação composta por 13 partidos políticos.
Massa de bolo
Comenta-se nas principais rodas políticas de Pinda que está faltando tempo para o candidato Giovani Nicoletti, candidato do partido Novo, crescer para o pódio de 6 de outubro. Mesmo assim, existem apostas que Nicoletti e seus 12 candidatos a vereador poderão ter melhor desempenho que a ‘dupla do reumatismo’. Perguntem ao Magrão…
Perguntar não ofende
Quando o prefeito Marcus Soliva fala em seus discursos de campanha pró-Regis que Guará precisa recuperar o tempo perdido, a qual período se refere? Seria o dele ou do passado, que talvez ele não tenha conseguido?
Pela margem de erro
É voz corrente em várias etnias políticas de Guará que a diferença de quem subirá no pódio nesta eleição em relação ao segundo colocado será pelo percentual da margem de erro. Aliás, erro é o que não deve acontecer com os postulantes à Prefeitura.
Bola de cristal
A rádio peão de Guará fez as contas e concluiu que dos 10 atuais vereadores que disputam a reeleição, 4 com certeza estarão fora; 4 têm grandes possibilidades de permanecerem e 2 seguem na dúvida. Lembrando que a Pop Star declinou da Câmara para tentar a Prefeitura.
Highlander
Quem pensou que para um candidato receber um pedido de impugnação dos adversários é difícil de engolir, imaginem o Mineiro de Cachoeira Paulista, recebendo uma negativa do Tribunal de Justiça para voltar ao cargo de prefeito na segunda-feira, e na terça, ter sua candidatura impugnada em primeira instância. Mas o homem não desiste, recorreu à Brasília para retornar e concluir seu mandato, e no Tribunal Regional Eleitoral para disputar a eleição…
Tapete voador
Após a ‘puxada de tapete’ de Antonio Mineiro, a especulação política de Cachoeira está de olho no agora no prefeito Dr. Ailton Vieira – que coleciona dois pedidos de impugnação, em Dimas Satin e no pastor Rodolfo. Todos na lista do ‘tapetão’ na Justiça Eleitoral. Por precaução, tem candidato que nem se atreve a pisar em ‘tapete do banheiro’. Perguntem ao Aurélio!!!
Olho gordo
O pessoal do PSB de Lorena está acreditando em ‘olho gordo’ em cima do partido, quer dizer, dos postulantes a vereador. Dos 15 candidatos inscritos, três já levaram tinta na Justiça e, do restante, outros três estão pensando em desistir. Em contrapartida, Ronaldo Kuka Lopes está se virando como pode para arrumar votos, mesmo assim contando com a legenda para fazer alcançar o cociente eleitoral.
Claquete
Em análise aos modelos de campanhas eleitorais de Lorena, observaram que um dos candidatos conseguiu uma produção de vídeos esplêndido que, a partir de uma minoria, consegue fazer projetar na tela um batalhão de pessoas. A dificuldade é que de um foco a outro, algumas figuras carimbadas que anteriormente eram contra, agora são bem próximos e sempre estão aparecendo! Quem será que mudou?
Deferido
Quem apostou em uma candidatura tranquila para Prefeitura de Silveiras sem a participação de Edson Mota, perdeu. Para agitação geral, nesta semana a Justiça Eleitoral deferiu a candidatura do ex-prefeito, que pese os processos e ações que responde praticamente em todas instâncias do Judiciário. Quem comemorou foi a classe de eleitores denominada de ‘a última cesta básica’.
“Chororô eleitoral”
Corre na boca pequena de Cruzeiro que a situação anda complicada na cozinha do PL. Com o grupo de candidatos à Câmara parte indicados pelo antigo comando, parte pelo novo – leia-se Paulo Vieira e Kleber Silveira – tem postulante a vereador que não sabe em que porta bater para obter os tíquetes de campanha para chegar nas urnas de 6 de outubro! Muita calma nesta hora…
Pega na mentira
Parece que a batata de Diego Miranda assou esta semana, após decisão judicial determinar que sua prole recolhesse todo o material eleitoral que circulava com a imagem do Governador Tarcísio atrelada a ele e seu vice, Juarez Juvêncio. Dizem que Diego está “pulando de raiva” pelo dinheiro gasto na confecção do ‘material fake’ indo pelo ralo. A partir deste fiasco, tem gente questionando se tudo que o prefeiturável fala é verdade ou…
Pior que está…
Ouve-se nas principais esquinas de Cruzeiro que a equipe de Diego intensificou as ameaças de produzir denúncias contra Kleber e, consequentemente, ao prefeito Thales Gabriel. Disseram que esse papo já é velho e, ou se trata de uma cortina de fumaça para desviar o foco, ou de outra fake news!?!?
Tira-teima
E por falar em eleições de Cruzeiro, os números da pesquisa Atos /Vox Brasil está mostrando a realidade eleitoral do momento. Kleber Silveira tem cerca de 12% à frente de Diego Miranda, com aprovação do governo de Thales Gabriel chegando a 75%. Com certeza, o ‘clima de já ganhou’ ou ‘já perdeu’ não deve ser conveniente a nenhuma das candidaturas, porém, a 36 dias das eleições, a ‘onda subiu’ para o postulante à sucessão…
Aviso aos navegantes
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, utilizou as redes sociais para informar que diante dos trâmites de um processo que responde pela contratação do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, segue com recurso, após o Tribunal de Justiça do Estado negar provimento em sua defesa e manter a condenação. O Instituto foi contratado para assessorar a Prefeitura no projeto de Reforma Administrativa para adequar os cargos comissionados, após terem sido declarados inconstitucionais. Isael Domingues esclareceu que seus advogados já recorreram da decisão para terceira instância (Brasília), de onde espera reverter a situação, tendo em vista a ausência de dolo na contratação e na dispensa de licitação na época dos fatos. A manifestação e esclarecimento, de certa forma, acalmou o mercado político da cidade, exceto as vozes da oposição, tendo em vista o período eleitoral e os interesses em agravar a situação.