Política a conta-gotas…

De bem com o Tribunal

Guilherme Carvalho

O prefeito Guilherme Carvalho é um dos poucos gestores isentos de pesadelos de contas rejeitadas. Sua administração atingiu índices de efetividade ‘B’ nos indicadores Fiscais e de Planejamento, segundo avaliação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O índice de Efetividade da Gestão Municipal foi criado para medir a eficiência das 644 prefeituras paulistas. E por essa e outras, Silveiras ficou entre as 35 cidades com melhor avaliação no Estado. Que inveja, hein povo da motolândia!!!

 

Comboio
Em mais uma demonstração da farra com dinheiro público, os vereadores de Cachoeira, pelo menos oito deles – além de alguns assessores ‘especiais’ – organizaram um ‘comboio’ rumo a Brasília, essa semana. E o negócio por lá deveria estar tão bom, que não se importaram em boicotar a sessão de Câmara que deveria ter ocorrido na última terça-feira. Segundo a crítica cachoeirense, não fizeram falta alguma os parlamentares e nem a sessão…

 

De volta ao jogo

Fabiano Vieira

Com um número gritante de indecisos, uma consulta eleitoral realizada dias atrás em Cachoeira trouxe a memória de muitos eleitores o nome de Fabiano Vieira. Ele configura como o adversário mais forte do prefeito Antonio Mineiro na disputa pela reeleição. Os resultados comentados na ‘boca pequena’ demonstram que ninguém tem garantia de vitória com a maior parcela dos eleitores não sabendo em quem votar, seguidos dos que efetivamente não querem votar…

 

 

Síndrome do marqueteiro
Entre versos e prosas na política de Pindamonhangaba ouviu-se que o prefeito Isael Domingues teria hipoteticamente sido aconselhado, por um marqueteiro, a reduzir sua exposição pública, para alimentar expectativas futuras. A reação de seu ‘fã clube’ foi imediata; lembraram que o mesmo conselho tirou num passado, não muito distante, o Vitão das ruas, e logo no período da reeleição. Conclusão, o resultado foi um desastre para o ‘velho guerreiro’. A prova disso foi que Isael ‘papou as eleições’.

 

Pegou mal

Norberto Moraes

Não caiu bem no meio dos servidores públicos o vídeo postado pelo presidente da Câmara, Norbertinho, ao lado do secretário de Segurança, anunciando o retorno da Atividade Delegada da PM no município. Nos corredores da Prefeitura, a conversa é que servidores da Administração, Jurídico e, principalmente, da Secretaria Municipal de Segurança, pegaram mal com o nobre edil que quis pousar de “tudão” numa pauta que os funcionários estão se empenhando há muito tempo. Aquele velho jargão “papagaio come milho e periquito leva a fama”.

 

Prova dos ‘noves fora’…

Pedro Sannini

…segundo a matemática é o método de verificar erros nas operações, que consiste em tirar os noves das contas. Na numerologia da política em Guaratinguetá consiste nas apostas sobre a possível e futura configuração da Câmara Municipal: nove, ou dezenove? Esta é a questão que o presidente Pedrinho Sannini tem para equacionar até outubro deste ano, há exato um ano das eleição.

 

Com dezenove…
…cadeiras, além de Marcio Almeida, Nei Carteira e Pedro Sannini, outros três dos atuais vereadores podem sobreviver nas urnas de 2024 para um próximo mandato. Com as mesmas onze vagas, apenas a trinca acima pode se garantir, incluindo Rosa Filippo. Porém, se cair para nove (como é o pensamento do ‘Gato Felix’), a renovação será de 90%. Façam as contas…

 

Vozes, muitas vozes…
…falando pelo homem É unânime entre os cientistas políticos de Lorena que por mais que o prefeito Sylvio Ballerini tenha mudado algumas ‘peças’ de sua equipe de governo, no periférico da administração ainda tem muita gente falando – à revelia, é claro – por ele. Do endereço da Santa Eulália, dois de forma direta e um, indireto, incitando a guerra com quem deveria ter como aliado. Do Bairro da Cruz, agora, ou pelo menos por enquanto, vem apenas ‘sinal de fumaça’ e, conforme o vento, em várias direções. Quem poderia contribuir efetivamente entre os mais próximos está seguindo calado, e dos que gravitam à distância, sem acesso em tempo oportuno, para ‘evitar acidentes’.

 

Reação oportuna
Para quem apostava no naufrágio da administração Sylvio Ballerini em meados do mandato, já está mudando o palpite, após considerar os novos rumos que a cidade está tomando nestes últimos meses. Um contesto de obras, investimentos, zeladoria e projetos seguros a curto prazo visando melhorar o atendimento público, têm aumentado a estima da população e neutralizado o ‘bombardeio dos críticos’. E para consolidar ainda mais, Sylvinho está e pretende continuar estendendo o ‘tapete preto’ – leia-se asfalto, por toda Lorena.

 

Aproximação

Marietta Bartelega

Os ventos da política poderãotrazer muitas lideranças – nomes tidos como prefeituráveis – para o palanque da reeleição de Sylvio Ballerini em Lorena. A principal motivação, segundo os bem informados, é o sintoma de polarização no ‘racha de 2024’. Comentários dessa semana deram conta que Marietta Bartelega estaria mais propensa a fazer uma aliança com Ballerini do que com Marcondes. Pelo menos este tem sido o empenho de alguns vereadores que gravitam em torno do gabinete da Capitão Messias…

 

Tela quente

Fábio Marcondes


O ex-prefeito de Lorena, Fabio Marcondes, ganha na próxima quarta-feira uma sessão de Câmara exclusiva. E não se trata de uma homenagem, embora não deixe de ser, caso a probabilidade de ter suas contas de 2020 aprovadas pelas maioria dos votos se confirme. Segundo o ‘zum-zum-zum’ pelos corredores da Casa de Leis, o ‘grande articulador’ desta legislatura está trabalhando para aprovação, já contando com o grito contrário ‘do excluido’, seguidos é claro, dos votos dos que o traíram lá atrás, agora, e repetirão essa semana. Mesmo assim, Marcondes terá sete razões, digo, votos, para projetar 2024.

 

Para um bom…
…entendedor, um pingo é letra! Se havia dúvidas pairando no cenário político de Cruzeiro, que Kleber Silveiras seria, ou melhor, será a aposta do prefeito Thales Gabriel para sucessão, a última reunião com funcionários e comissionados da Prefeitura deixou as coisas bem definidas. Em face das evidências da indicação, uma outra discussão tomou conta dos bastidores: quem será o vice?

 

A ‘metade de nada…’
A julgar pela boataria reinante no cenário da sucessão, muitos admitem que o vereador Diego Miranda se perdeu em sua própria ansiedade, na tentativa de se viabilizar candidato a prefeito. Caso contrário, poderia ser o vice ideal de Thales Gabriel, no projeto 2024, 2026 e 2028 para Cruzeiro. Falam ainda que se ele resolver ser o vice do candidato de oposição que está surgindo nos próximos meses, o que significa a metade de nada?

 

Festa de arromba

Miguel Sampaio, Dani Dias e Chico Anísio

A festa anual da Metropolitana – by-Silvio Sanzoni – realizada na última quinta-feira, em Guaratinguetá, se traduziu naturalmente em tapete eleitoral, com destaque a ‘Dani Dias versão 2024’. Personalidades de vários nichos sociais e empresariais, expressões políticas da região e o ‘pe$o pe$ado’ da política local assinaram o livro de presença, alimentando os comentários, no dia seguinte, indagando as ausências, em especial de Regis Yasumura, que disputa o pódio da sucessão contra Miguel Sampaio e Dani. Perguntem ao Chico Anísio!!!

 

 

 

Resposta rápida…
…qual plenário de Câmara que bate recorde nas modalidades curruptos, ladrões e oportunistas? Você pode até achar mais de uma, porém, nada se compara àquela que tem de ex-presidiário a milico frustrado, batedor de carteiras com ‘encatador de cobras’, condenados com ares de pessoas sérias, fora ladrões dos cofres públicos e quem nunca teve um registro na Carteira de Trabalho. Pior que, aparentemente, sempre se dando bem! Ou não?

 

Não convidem para…
…a mesma picanha as duas torcidas organizadas da Câmara de Aparecida – de um lado os pró-defensores do prefeito Piriquito, e no oposto, os adeptos de Andre Monteiro e Xande – principalmente se o churrasqueiro for o “Zé”…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?