Política a conta-gotas…

Dois ou três?

Regis, Júnior e Miguel

Parece que o destino político poderá reservar Junior Filippo versos Miguel Sampaio na disputa pelo Executivo de Guaratinguetá, a partir de 2025. De acordo com os cientistas da Praça, se Regis Yasumura insistir em ser candidato, o mercado político aposta nos três como os mais comentados. Caso o atual vice-prefeito se garanta no Legislativo – para não correr o risco de ficar 4 anos em jejum – ai sim, a polarização entre Filippo e Sampaio será líquida e certa. Perguntem Chico Anísio!!!

Alça de mira
O prefeito Marcus Soliva, bem acostumado com o desempenho de sua administração acima da média – segundo aprovação popular – e com apoio quase que total dos vereadores, teve na última quarta-feira, a quase sensação de ‘ventos contrários’, quando a Câmara aprovou, por unanimidade, suas contas relativas a 2020. Embora aprovada pelo Tribunal de Contas, algumas ressalvas poderiam ter fornecido à oposição o ingrediente perfeito para apimentar as discussões, já que pelo menos cinco dos parlamentares em plenário recebem orientação de outras lideranças.

‘Embasbacado’

André Monteiro

Este foi o termo usado pelo vereador André Monteiro, após o ‘pula pirata’ que levou da presidência da Câmara de Aparecida, na tentativa de pedir o afastamento do prefeito Piriquito através da abertura de comissão processante, na sessão da última segunda-feira.

 

 

Procurando ‘pelos…
…em ovos’ Em detrimento do pedido de processante contra o prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, o presidente Juninho Corpo Seco usou como argumento para travar a iniciativa o artigo 78, citado pelo próprio autor da denúncia. E para desviar o foco da presidência, disseram, nos bastidores da Câmara, que Juninho jogou a análise do tal artigo para a Comissão de Justiça e Redação estudar e decidir.

Animus sperniandi
Na sequência do ‘bafafá’ desta semana na Câmara de Aparecida, foi visível a decepção de André Monteiro – suposto algoz do prefeito – ao constatar que no comando da Comissão de Justiça e Redação, está a colega Ana Alice Braga Siqueira, que aparentemente joga na comissão de frente do Executivo.

Lados opostos
E pelo andar da carruagem em Lorena, os dois partidos que compõem o governo do Estado podem estar divididos em palanques opostos na eleição do ano que vem. Enquanto o prefeito Sylvio Ballerini segue assediado pelo PSD do vice-governador, dizem as ‘boas línguas’ que Marietta Bartelega já teria assinado a filiação no Republicanos, de Tarcísio de Freitas.

Colcha de retalhos
Enquanto se define quem alia com quem em Lorena, para as próximas eleições as lideranças mais descoladas correm para formarem seus grupos, quer dizer, partidos. Fernando Romeiro e Galão Aquino, mesmo na incerteza do candidato a prefeito têm suas listas prontas; Fabrício Ramos já montou um time – inclusive com a cota feminina – que pode até abrigar um candidato a majoritária. Quem parece que está meio tímido ainda é o homem locado do Mercadão, mas tem onde buscar público para aplaudir e nomes para serem candidatos. A família Silva, leia-se Vaguinho & Cia, tem gente de sobra para todos os gostos, cargos e funções, só aguarda a movimentação para levantar a bandeira.

Ciscando em terreiro…
…alheio Quem passou pelos cafezinhos mais politizados de Lorena deve ter ouvido que o ex-vereador Galão Aquino, que atuou como soldado político do ex-prefeito Fábio Marcondes, aceitou o convite para ciscar em outro terreiro. Confirmando os comentários, ele tomou posse como secretário da Juventude no governo de Sylvinho Ballerini, e com ‘pacote completo’, ou seja, com seu galinheiro inteiro. Pelo menos milho não vai faltar no terreiro.

Refazendo o plano…
…de voo – O prefeito Sylvio Ballerini deu start à restruturação de seu secretariado nesta sexta-feira, agregando três novos nomes na equipe. Ventos dos corredores do Paço Municipal deram conta que Sylvinho pretende outras mudanças para melhorar a eficiência dos serviços e sinalizar uma nova realidade de secretários para seu provável segundo mandato.

Antes, durante ou depois?
Não que tenha de acontecer, mas a moçada do Ponto Chique aposta que o vice-prefeito Regis Yasumura, mesmo assinando as obras da administração junto com Marcus Soliva, deverá romper com o sistema, caso sua candidatura não seja a única do grupo governista. Segundo os bem informados do Palácio de Vidro, Yasumura já chegou a proclamar em alto e bom tom que será candidato com ou sem o apoio do prefeito. Resta saber até quando ele vai seguir  o ‘cozinhar o galo’…

Cadê o Santo que…
…estava aqui? Rolou nas redes sociais de Cachoeira, essa semana, que a vereadora Rogéria Lucas teve uma ‘crise de nervos’ em plena avenida Sara Kubitschek quando não achou a imagem de São Cristóvão, onde sempre esteve há 51 anos, no canteiro central do logradouro. Felizmente ninguém roubou a estátua, como fizeram num passado não muito distante, com o dinheiro do município. O que aconteceu de fato foi que o prefeito Antonio Mineiro mudou a estátua para uma praça, próxima a sede dos Bombeiros, e talvez, tenha esquecido de pedir permissão aos ‘santos vivos’ da Câmara Municipal…

Cadê meu nome na placa?
Rolou pelas esquinas de Cachoeira Paulista que o presidente da Câmara, Léo Fênix, esteve no decerramento da placa de inauguração da sede do Corpo de Bombeiros, porém, seu nome não costava nela. Que constrangimento…

Sonegação é crime!
Qual o vereador de Cachoeira Paulista que foi denunciado na própria Câmara por falsificação de cupom ou nota fiscal? Será que o Legislativo vai investigar, ou ‘passar o pano’?

Amor bandido
Em mais uma retórica da política de Cachoeira Paulista, correu na boca pequena que os dois ‘mosqueteiros’ que ocupavam a função de líderes e porta-vozes do prefeito no Legislativo pediram baixa da função. Curioso… parece que eles querem criticar, porém, não pretendem tirar o pé de dentro do gabinete de Antonio Mineiro. Durmam com esse barulho…

Quem não anda, não chega
Atrás de novos investimentos, o prefeito Thales Gabriel, acompanhado de Rodolfo Scamilla e Gustavo Rodrigues, circularam pelo Investe São Paulo, essa semana, ‘vendendo a ideia’ a empresários que investir em Cruzeiro é um dos melhores negócios. Eles também estiveram no Iphan ‘checando com os olhos’ a aprovação do projeto inícial das obras do Shopping made–in-Shibata. Pelo ânimo da comitiva, a caça aos investimentos foi bem promissora, para o segundo tempo de Thales no comando do município.

Controvérsias
A julgar pelos comentários nos pontos de ônibus da Viva Pinda, o vereador Herivelton Vela (PT) deve ter se confundido em um vídeo postado nas redes sociais há uma semana, para um outro mais recente. A impressão é que ele primeiro pede a implantação do ‘bilhete único’ para o transporte público e, posteriormente, ou melhor, quando foi implantado, passou a criticar. Afinal, ele é contra ou a favor?

Rota de colisão
Parece que na radiografia de relacionamentos da Câmara de Pinda, ou melhor, dos vereadores, observam os mais bem informados que Regininha não está comendo a mesma picanha com Magrão; também o experiente Cal, por sua vez, deu uma forcinha para Magrão ficar de fora da atual mesa administrativa da Casa. Com clima de CEI contra o parlamentar nos bastidores e as disputas por espaços, o dinâmico presidente Norbertinho que lute pela harmonia política dos artistas…

Bom de negócios

Isael Domingues e Alckimin, em Brasília

Como anunciado, a semana do prefeito Isael Domingues foi produtiva em Brasília, com investimento federal a curto prazo, que repercutirá na cidade. Em agenda com o vice-presidente Geraldo Alckmin, Dr. Isael busca recursos para uma das maiores obras de drenagem que o município necessita, visando uma nova galeria de águas pluviais na região do São Benedito; também articulou o aval de Alckmin para implantação da Via Estrutural – que ligará a Rodovia Abel Fabrício Dias até o bairro do Feital. Fechou o pacote de reivindicações com o vice-presidente com o pedido de construção de um viaduto sobre os trilhos da rede ferroviária, próximo à indústria Novelis. O prefeito trouxe para a cidade a boa notícia que os EUA deixarão de cobrar taxas adicionais de 74,52% na importação de chapas de aço carbono originárias do Brasil, e que Pindamonhangaba tem grande participação nesta produção.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?