Política a conta-gotas

Sucessão

Marcela Franco

Nem tudo que brilha é ouro no desenho da sucessão de Isael Domingues, em Pinda. É notório um rodízio de postulantes – de várias tendências e orientações políticas – nas proximidades da dupla Domingues e Piorino, com direito até de saírem nas fotos, mas a palavra final sobre o próximo vice, vai ser com duplo sentido: ajudar nas urnas do ano que vem e fortalecer a estrutura de 2026, para que a cidade tenha seu deputado e, para isso, o quesito confiança será fundamental. Esta semana, mais uma vez, o nome da secretária de Planejamento, Marcela Franco, foi assunto durante um encontro de bem informados que se preocupam com o futuro da região.

 

Não convidem para…
…a mesma picanha Os vereadores de Guaratinguetá Arilson Santos e Fabrício Dias, principalmente se a churrascada for para comemorar a mudança de discurso do homem, que até ‘dias’ atrás era de oposição, mas que agora foi possível até frequentar o camarote dos ‘puros-sangues’ na Avenida do Carnaval…

 

Confete e serpentinas

Marcus Soliva

Enquanto os carnavalescos brilhavam na avenida do Carnaval de Guaratinguetá, os políticos do pedaço buscavam espaço junto a popularidade que o prefeito Marcus Soliva ganhou com a realização da festa. Disseram que pelo camarote oficial passou de promotor a vereador de oposição – ‘ops’ – agora nem tanto assim. Foram flagrados também burgueses de origem, emergentes do poder, postulantes a um convite para vice e prefeituráveis confessos que também deram o ar da graça. Como diria o nono: “tutti buona gente”…

 

Quebrando o jejum

Sylvio Ballerini

Após anos sem um Carnaval de rua de ‘responsa’ em Lorena, o prefeito Sylvio Ballerini foi ovacionado na passarela do samba, não apenas por ter realizado o evento, mas por ter trazido literalmente as famílias para Praça, com um público recorde, sob um forte esquema de segurança que há muito não se via na cidade. Resumindo, tinha de tudo nas ruas centrais, só não tinha bandidos. Até a oposição teve que admitir, o ‘homem é bom de festa’, tirou os carnavalescos da clausura e completou o espetáculo trazendo bandas e apresentações de fora, tipo o Bloco do Barbosa!!!

 

 

Assédio partidário
O convite de Gilberto Kassab – um dos líderes estaduais mais influentes desta temporada – a Sylvio Ballerini, para que transfira seu endereço eleitoral para o PSD, deu repercussão no Palácio do Governo, como também em Lorena. Sylvinho, por força das circunstâncias e pela manutenção dos recursos à Lorena, deverá decidir seu destino partidário até junho, uma vez que o PSDB poderá cair nas mãos de seus concorrentes.

 

Entrada e saída
Ainda sobre o destino partidário do prefeito Sylvio Ballerini, comenta-se pelos corredores do Legislativo de Lorena que se ele entrar no PSD por uma porta, o presidente da Câmara, Fábio Longuinho sai pela outra. Talvez seja por isso que Longuinho visitou a alta cúpula federal do União Brasil, pelas mãos do deputado Alexandre Leite. Perguntem ao Pedrinho Sannini!!!

 

E rolou a festa

Rominho

E mais uma vez Piquete foi o destino de muitos foliões nestes dias de Carnaval. A cidade superlotou ao som das atrações especiais, e o prefeito Rominho marcou mais um ponto positivo com os visitantes que prestigiaram a festa. Detalhe, esse povo todo tem título de eleitor e provavelmente em 2026 pode muito bem lembrar dele na hora de confirmar o “sim” nas urnas eleitorais.

 

Carnaval e solidariedade
Em respeito às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte, o prefeito Guilherme Carvalho não deixou de abrir Silveiras para o Carnaval, porém, enquanto a população e os visitantes ‘usufruíam’ na Praça, as doações que os moradores fizeram junto à administração pública – como água, materiais de limpeza e congêneres – seguiam para São Sebastião,  cidade mais afetada pela catástrofe. Disseram que o povão gostou e aprovou a iniciativa do prefeito.

 

Fora do tempo

Vereador Fafá

Em Cruzeiro, alguém precisa dar um toque no vereador Fafa, que ao disparar críticas e ameaças políticas contra o prefeito Thales Gabriel, nesta altura do campeonato, quer dizer, do mandato, está fora do tempo. A conta é simples, o homem está praticamente na reta final de seu governo na cidade. Tem gente mais experiente com vontade de “desenhar em letra de forma” para o parlamentar entender: “ele não tem reeleição pela frente”. Segundo o pessoal da esquina da Pão Quente, melhor seria o vereador continuar colaborando com a administração, porque pelo menos vai ter a possibilidade de sair na foto nas muitas e importantes inaugurações que vêm pela frente. Ah! A mesma dica serve para o homem das faculdades…

 

Pra quem entende…
…um pingo é letra – O prefeito de Pinda, Isael Domingues, produziu vídeos nas redes sociais essa semana para anunciar a perenização de mais três estradas rurais, com recursos do Estado. Até aí, tudo bem, prestação de contas à população rural, como também aos moradores do bairro Goiabal, que além das obras emergências vão receber a regularização de suas propriedades. Mas o que deu o que falar no mercado político foi a presença do presidente da Câmara, Norbertinho Moraes, a tiracolo com Isael, e o vice Ricardo Piorino no ‘rolê’ pelos bairros. Perguntem ao Magrão…

 

 

Perguntar não ofende
Quais dos atuais vereadores de Pinda, que temendo não passarem pelo crivo das urnas do ano que vem, estão de olho numa vaga na equipe do próximo prefeito? A especulação política aposta em três, e um quarto nome estaria literalmente cursando ensino superior para tentar se enquadrar, pelo menos no segundo escalão.

 

Alternativa
Rola pelos balcões de Moreira César que se aquele vereador do pedaço perder a reeleição para continuar na Câmara, já está como ‘carta marcada’ para ser o futuro sub-prefeito do Distrito. Há dúvidas se os comentários dizem a respeito ao Cal ou até mesmo ao Magrão. Disseram que o Nilson está com a ‘barba de molho’…

 

Dois dias de atraso
Parece que na foto das autoridades que desceram ao Litoral para avaliar a catástrofe de São Sebastião, entre Lula, governador Tarcísio de Freitas, o único com expressão de que “vou dançar nesta”, era o prefeito da cidade, Filipe Augusto. A julgar pela ‘cara de xis’ que ele aparenta, a coisa está cheirando a indiciamento por negligência pelo Ministério Público. Segundo a boca pequena, se tivesse ‘botado a boca no mundo’ dois dias antes da tragédia, quando recebeu o alerta que o mundo iria desabar em águas em cima do bairro, a história seria outra…

 

Bico seco ou molhado?
É voz corrente entre os politiqueiros de Lorena que a dificuldade de ‘alguns vereadores’ está no subsídio, ou seja, não conseguem se autossustentar com a grana da Câmara. Parece que a tentativa de atuarem como lobistas junto aos poderes é uma solução comum. Qualquer semelhança com ‘aqueles dois’ que vieram do governo anterior e hoje estão com o ‘bico seco’ talvez não seja mera coincidência. Ah! Têm aqueles ‘outros dois’ que o efeito foi contrário: estiveram com o bico seco no governo passado e agora querem até se afogar neste mandato…

 

Vendendo pelo mesmo…
…preço que comprei Circulou nos cafezinhos mais politizados de Guará que a eleição do ano que vem deverá ser polarizada na primeira fila entre Miguel Sampaio e Junior Filippo. Apostam que Regis Yasumura poderá declinar a disputa para prefeito e pleitear uma vaga na futura Câmara, enquanto outros nomes para o Executivo deverão disputar o terceiro lugar, com exceção de Dani Dias, que o bom senso deverá posicioná-la como vice de um dos polarizados.

 

Conjecturando
Apostaram quase que no palitinho essa semana, na esquina do Kafé Hotel, que o grupo de Marcus Soliva poderá entrar rachado na disputa eleitoral, caso a vaidade fale mais alto que a coerência. Segundo aquele ex-tucano com as ‘asas quebradas’, se a ruptura de fato ocorrer, poderá refletir diretamente na configuração partidária da próxima Câmara de Guará.

 

Mandato transitório
Se de fato o atual Legislativo de Guaratinguetá não alterar o número de cadeiras para a Câmara de amanhã, a probabilidade de 80% de renovação dos atuais vereadores será líquida e certa. Caso não tenham coragem de ‘mexer na ferida’, digo, mudar a Lei Orgânica e o Regimento da Casa para a alteração, uma das apostas do mercado é a mudança do representante do Desenvolvimento Social no parlamento municipal – porque necessariamente, o secretário desta pasta sempre é eleito vereador, se for candidato. O Arilson que lute para arrumar novos votos…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?