Bastidores da Política

Pesadelo eleitoral

Fabrício Dias

Disseram que o clima tem sido tenso no jurídico da Prefeitura de Guará nestes últimos dias, com a notícia que a denúncia do vereador Fabrício da Aeronáutica virou ação no Ministério Público da cidade. Trata-se de suspeita dos ‘dois mentores’ do parlamentar – um causídico e outro ex-vereador pautado apenas em críticas.

É que, de repente, várias repartições e espaços da administração pública passaram a consumir muita água, levando o SAEG a superestimar o valor das tarifas do consumo da mínima a máxima. Com o prefeito em isolamento domiciliar por conta da Covid-19, parece que o ‘corre-corre’ no Palácio de Vidro da Chácara Selles foi intenso para produzir uma resposta paliativa, até que o Executivo seja notificado formalmente sobre a ação.

Ah! Vale lembrar às viúvas da Praça que a função do MP é de fiscalizar. Uma eventual condenação, caso seja comprovada alguma irregularidade, caberá às instâncias da Justiça…

Acabando com alegria…

…das crianças – O mercado político de Cruzeiro e os postulantes a vice do prefeito Thales Gabriel vivem os momentos finais da expectativa de quem será ‘o escolhido’, em razão da convenção dos partidos da base. Entre os vereadores que permanecem de ‘olho’ na indicação, Charles Fernandes que ainda sonha em ser visto no cargo como uma ponte entre o PL de Paulo Vieira e o prefeito, e Mário Notarangeli, que fez o dever de casa na presidência para se viabilizar. Correndo por fora permanece o Diogo Miranda, que pode fazer da vice prefeitura um trampolim para 2024. Comenta-se que o atual vice, Dr. Davi, pode acabar com a alegria de todos os pretendentes se protagonizar o ‘dia do fico’!!!

Perguntar não ofende

Qual o conteúdo da gravação de uma ex-assessora de um também ex-vereador, que caiu nas mãos, digo, no celular de Paulo Vieira, que está repercutindo na classe política de Cruzeiro?

E agora! Quem poderá nos…

…defender? Com o pretexto de pedir verbas para Cruzeiro – mesmo não sendo o período e muito menos não sendo mais vereador – o radialista Antônio Marciano beirou o gabinete do deputado Milton Leite esta semana, na Assembleia Legislativa. Na versão do pessoal da esquina, ele deve ter ido pedir garantia de legenda no DEM – já que o Zé Rogério mudou o discurso – outros, porém, afirmam que precisam ver a foto para acreditar que foi recebido pelo homem…

Casa dos artistas

A Câmara de Lorena promoveu mais um de seus espetáculos esta semana, tentando desvendar o voto fantasma do Careca da Locadora. Numa atitude insana, tentaram invadir dependências do COI – mas as coisas não acabaram bem. Resumo: como estrelante da trupe, Elcinho Vieira e os co-estralantes ‘enTão’ tanga frouxa, Longuinho e Fradique se dirigiram sem aviso prévio à secretaria municipal de Segurança e tentaram invadir o setor do COI com a finalidade de fiscalizar o trabalho da polícia. Como não havia pedido formal a quem de direito – a cidade ainda tem prefeito – foram barrados pelos agentes da GCM e terminaram todos da Delegacia – com B.O. de lesão corporal recíproca. Um verdadeiro ‘escândalo’ que fragilizou ainda mais a imagem do Legislativo. Com a palavra os eleitores, em 15 de novembro…

Rádio peão

Ventos dos corredores da Casa Arfolfo Azevedo de Lorena deram conta que o ainda vereador Careca da Locadora só não abre o bico para delatar quem votou em seu lugar, na sessão que estava ausente, porque está sob ameaça. Adivinha de quem?

Jogadas do futuro

Uma conversa sobre o futuro político de Guará, diretamente da fila da lotérica da praça, deu para perceber que tem candidato arriscando o pescoço nesta eleição de 15 de novembro, para sinalizar 2022 e de olho em 2024. Disseram que Regis Yasumura esperneou e quebrou acordos para se manter vice, empurrar Soliva na disputa para deputado e virar prefeito na carona. Avaliaram que Junior Filippo precisa sair das urnas desta temporada de caça aos votos, se não eleito, em segundo lugar para ter fichas para jogar em 2024. Para Argus Ranieri, tão importante como vencer esta eleição ‘é não perder’, porque com três derrotas consecutivas, vai ter que ‘pedir música no Fantástico’ e mudar de ramo. Outro prognóstico é que alguns que disputarão a Câmara novamente devem se acotovelar na eleição de deputado de olho na prefeitura em 2024.

Quase oficial

O Partido dos Trabalhadores de Guará anunciou sua chapa majoritária para as eleições de 15 de novembro. Dr. João Carlos foi confirmado pré-candidato a prefeito e Rafaela Molina do PSOL a vice. Disseram que ambos os partidos devem disputar com chapa completa para vereador, inclusive com a proporção feminina.

Chapa pura

Ainda sobre as eleições de Gurá, César da Florestal vai registrar sua candidatura a prefeito, tendo Ronaldo Marques de vice. Ambos do PP.

Mudanças ‘inesperadas’

Tem gente em Canas apostando alto que a decisão do TSE de liberar candidaturas de ficha-suja devido o adiamento das eleição de 4 de outubro para 15 de novembro, poderá trazer o ex-prefeito Naldinho para disputa neste ano. Mesmo o PDT tendo anunciado como candidata à prefeita sua esposa Silvana Zanin e Anália Bruno Silva de vice, até as convenções muitas coisas podem mudar, assim como a Justiça Eleitoral também muda…

Pra quem sabe ler…

…um pingo é letra – Quem observou nas redes sociais o resumo da conversa de do ex-prefeito Zé Louquinho com o presidente estadual do PL, enfatizando o empenho do partido em Aparecida para ajudar os vereadores a garantir cadeiras na Câmara, matou a charada. Se a Justiça permitir, vem candidato a prefeito, caso contrário, vai engajar seu grupo em umas das candidaturas convenientes desta temporada; Dina Moraes, com garantia de café no bule até o final do ano. Celso Alves, pensando a ‘long play’, ou seja, dependendo das urnas, somente a partir de 2021…

Quebrando paradigmas

Erica Soler

A prefeita Erica Soler comemorou com toda sua equipe na última quarta-feira, a aprovação de suas contas – referentes ao primeiro ano de seu governo – em dois momentos, pelo próprio Tribunal de Contas e agora pela Câmara.

Há pelo menos 10 anos a população de Potim não tinha notícia que as contas de algum prefeito tinham sido aprovadas no TC e, consequentemente pelo Legislativo.

Por dez votos e uma abstenção, os vereadores deram legitimidade e validaram a administração pública.

Perguntem ao João Luiz!!!

Cara ou coroa?

Ninguém soube afirmar no mercadão de Pinda, se é o pré-candidato Vito Ardito que anda cercando o pessoal para ser vice ou se vem realmente sendo assediado. Em conversa afinada pelos balcões e rodas políticas, ouviu-se que entre os mais comentados, Julielton (PSD), Herivelto Vela (PT) ou Rafael Goffi (PSDB), um poderá ser anunciado pela convenção no próximo dia 10 na majoritária do PP.

Em definição

A especulação política de Pinda mantém expectativas quando a definição do vice do prefeiturável Gustavo Tótaro (PMN). De forma extraoficial, foi comentado que Fabrício Jesus, funcionário da EFCJ já estaria confirmado, mas até momento, ou melhor, até convenção, muitas coisas podem acontecer. Mas uma coisa é certa e toda classe política sabe, que Tótoro vem para a disputa com promessa de cobrar muitas informações nos debates que deverão esquentar a campanha…

Ciranda eleitoral

Em período de pré-campanha e convenções, a dupla Luiz Rosas e João Ribeiro já circula por toda Pindamonhangaba buscando ‘vender seu peixe’, sabendo que vai enfrentar nas próximas dez semanas Isael Domingues e Ricardo Piorino batalhando sua reeleição.

O que muitos querem saber

Por que o principal concorrente da pré-candidata Marietta Bartelega está evitando divulgar a pesquisa eleitoral que mandou fazer em Lorena? Como dizem os experientes em política, “segredo de dois, só matando um”, pressupõe que logo os resultados caem na malha fina da especulação…

A 5ª via pintando na área

Se estavam achando quatro candidaturas pouco em Lorena, no próximo dia 10 o PT deverá oficializar Flávia Brazuna como candidata à prefeita, o Professor João Carlos de vice e a chapa completa para a Câmara. Brazuna vai encarar a disputa contra a candidata à sucessão Marietta Bartelega do DEM, o candidato do PRTB – Beto Mucio, Sylvinho Ballerini (PSDB) e de Daniel Munduruku do PCdoB. Façam suas apostas…

De olho no calendário…

Faltam apenas 73 dias – 10 semanas – para as eleições!!!

Em Alta

Cruzeiro – O Sindicato dos Metalúrgicos, que conquistou uma vitória que caiu como ótima notícia para toda a cidade, que também enfrenta a crise causada pela Covid-19. Um acordo entre a categoria e as empresas Iochep e Amsted, do grupo Maxion, garantiu o repasse PRO (Participação nos Resultados Operacionais) 2020 à mais de 4,5 mil funcionários. Com o pagamento de R$ 2,5 mil do benefício a cada metalúrgico contratado, a economia municipal deve receber R$ 11,5 milhões, que serão injetados em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem deixado rombo na economia mundial. Além de funcionários, os comerciantes e a administração municipal já comemoram a definição, nesta sexta-feira, com a expectativa do aumento de consumo no mercado interno.

Em Baixa

Lorena – A Câmara Municipal, que mais uma vez bateu seu próprio recorde de abuso de suposta autoridade e dissimulação perante a opinião pública. Esta semana os vereadores de oposição, numa manobra para desviar o foco do voto fraudulento do vereador Careca da Locadora – que sempre demonstrou falta de opinião própria em suas atitudes – além de tentarem invadir o departamento onde estão as câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Especiais), promoveram uma audiência de uma CPI, atribuindo culpa ao prefeito Fábio Marcondes por ter denunciado, e o intimando para depor.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?