Bastidores da Política

Fechando questão
Argus, Longuinho, Maurinho e Eder
Argus, Longuinho, Maurinho e Eder

O diretor especial da Fiesp para o Vale, Argus Ranieri, cumpriu jornada dupla na última segunda-feira em Lorena.

Compartilhou do momento político no Malerba Café com os vereadores Fabio Longuinho (PSC) e Maurinho Fradique (PTB), onde falou sobre a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo e os rumos eleitorais de Guaratinguetá para 2020.

Novos rumos
Os últimos acontecimentos no Legislativo de Lorena e os avanços e conquistas para população extra Câmara parece que foram decisivos para os vereadores Fabio Longuinho e Maurinho Fradique projetarem novos rumos para potencializar seus mandatos. A instalação da Univesp na cidade e algumas empresas que estão chegando para investir na economia local levou a dupla a refazer seus ‘planos’ futuros, aproveitando o momento administrativo do governo de Fábio Marcondes.

Plano diretor
Com o bom princípio de política e parcerias, o prefeito Marcus Soliva deliberou nesta quinta-feira uma visita técnica do ex-secretário de Administração Luiz de Carvalho – hoje no Planejamento Estratégico, para apresentar aos vereadores a introdução do novo plano diretor de Guaratinguetá. O pensamento de Soliva é buscar no Legislativo contribuição para a temporada de audiências para formatar o projeto de forma eficaz para nortear o crescimento da cidade.
Prova de fogo
A falta de alinhamento entre Prefeitura e Câmara está levando os vereadores a uma dupla tentativa para cassar o mandato da prefeita Teca Gouvêa, que enfrentou o desafio e conseguiu recuperar a estabilidade econômica do poder público de Piquete, trazendo dignidade à população. Na próxima terça-feira, eles decidirão sobre a questão das construções inacabadas do governo passado de Otacílio Rodrigues – iniciada provavelmente na época para movimentar o ‘mercado’ de empreiteiras na cidade. Pelo menos essa é a justificativa que se escuta pelas esquinas.

Segundo tiro
Ainda sobre a tentativa de cassar o mandato da prefeita Teca Gouvêa, comenta-se que os vereadores já adiantam a segunda CEI com indícios de processante. Esta, pelo fato da Prefeitura ter arrematado o prédio da antiga J Armando num leilão onde arriscava a cidade perder uma fortuna em impostos e tributos atrasados, caso a propriedade caísse em mãos estranhas. Ah! A Câmara alega que não foi consultada sobre a eventual aquisição do espaço…

Saldo positivo
Quem está passando a limpo, com vários prefeitos da região, os recursos recebidos do governo do Estado provenientes das emendas parlamentares do deputado Estevam Galvão (DEM), é o vereador de Lorena, Beto Pereira. A ideia é aproveitar a pré-campanha eleitoral para garantir dividendos a Estevam, já que a soma de verbas às prefeituras são significativas.A partilha
Sabe aquele ditado que diz: “quem espera sempre alcança”? Pois bem, quem pensou que a história daquele vereador de oposição de Lorena, que compartilhava (abocanhava) dos salários dos assessores e que virou denúncia na seccional não passava de conversa da turma da esquina, ficou surpreso ao saber que a quadrilha toda (mais dois vereadores com a mesma prática) vai pra frente do juiz. Disseram que o assunto segue nos trâmites do Ministério Público.

Um pouco de história
Já que assunto é partilha de salários na Câmara de Lorena, comenta-se que a prática não é novidade nem invenção recente. Desde a presidência daquele persona, que tem paternidade comprovada em várias famílias e se tornou um especialista em empregar sua ‘prole’, o crime se tornou fato. Parece jogo infantil: uma legislatura pratica o crime, outra passa batida; vem uma seguida e comete a mesma extorsão e outras latrocidades. Felizmente, na legislatura passada não se nomeou entre os vereadores este delito, e ‘tomara’ que nesta tudo se esclareça na Justiça como mal entendido…

Situações opostas
Enquanto o ainda vereador Samuel Pipoca pra lá e pra cá, o colega Bruno Camargo atende os professores, pais e alunos da Escola Hermínia Figueira de Azevedo, do Bairro da Cruz, quanto a organização do trânsito no local e a criação de ‘embarque e desembarque’. Conseguiu a revitalização do ponto do ônibus no Vera Cruz com sinalização para ciclistas, pedestres e facilidades para os motoristas. Ah! E o homem que engasga na hora de falar, só ‘Pipoca’. Hora lá, hora cá…

Faca no pescoço
Tem gente que joga na certeza em Cruzeiro, que embora a administração do prefeito Thales Gabriel esteja avançando positivamente em todos setores, inclusive o político com todas as lideranças de peso apoiando, o ‘homem’ que desafia praticamente todos os vereadores vai acabar rompendo com o governo (aliás, dizem que na verdade ele apoia só de conversa) na definição de 2020.

Camisa no avesso
Especuladores políticos de bom senso não entenderam o pré-candidato a deputado federal Marco Bertaiole (de Mogi) ganhando espaço para discursar em Cruzeiro e com apoio de integrantes do governo municipal, sendo que existe receita caseira para a mesma rota. Ao que tudo indica, o vice-prefeito Dr. Davi está mais candidato que nunca. Perguntem ao Diogo Miranda!!!

Resposta rápida
Quem entrou na mira dos ‘fakeiros’ (e do próprio partido) esta semana foi o vereador Marcos Evangelista. Viralizou nas redes sociais uma montagem acusando o vereador por ter aderido à base governista, insinuando que o PSDB de Guará estava articulando sua expulsão da sigla. Em resposta, Evangelista recorreu ao diretório repudiando a ação, esclarecendo que votar na continuidade da presidência da Câmara não significa necessariamente ser base. Em ato continuo, pediu a expulsão dos dois integrantes do partido responsáveis pela façanha: um que fuma maconha e fala no alto da Praça, e o outro, o da ‘canela grossa’, que usurpa do cargo do cunhado na Prefeitura. Com a palavra a Comissão de Ética!!!
Fogo amigo
Osvaldo Negrão
Osvaldo Negrão

Se não bastassem as dificuldades que o prefeito Isael Domingues tem enfrentado na condução da Prefeitura de Pinda, as últimas sessões de Câmara apontaram uma preocupação a mais: os vereadores de sua suposta base. Dias atrás, ele amargou derrota no projeto que reajustava os salários dos servidores em 2,07%, com a participação de votos domésticos (sua própria base).

Na solenidade de inauguração da escola do Sesi, esta semana, mais um alerta vermelho: o Professor Osvaldo (PR), que havia votado contra o governo, superou o fiasco político tecendo abertamente altos elogios a Vito Ardito (hoje PP), com o êxito da construção do complexo Sesi. Na cantiga de Osvaldo, o ex-prefeito foi o articulador da doação, licenciamento e outras cositas…

Cheque em branco
Sem muito esforço, o prefeito Edson Mota conseguiu esta semana o aval da Câmara para leiloar áreas nobres de Cachoeira Paulista (e como diz o mineiro: “a preços de bananas”). Os vereadores da ‘motolândia’ justificaram para aprovação a falta de recursos na Prefeitura, o que contradiz a realidades das festas promovidas pelo prefeito, e levanta suspeitas no mercado político de jogo de cartas marcadas, considerando o valor do lance por metro quadrado.
Boa Notícia 
Vereador Washington da Saúde, Galão Aquino, o representante da Fiesp Argus Ranieri e a vice prefeita Marietta Bartelega entre os vereadores Beto Pereira e Bruno Camargo
Vereador Washington da Saúde, Galão Aquino, o representante da Fiesp Argus Ranieri e a vice prefeita Marietta Bartelega entre os vereadores Beto Pereira e Bruno Camargo
A vice-prefeita Marietta Bartelega, que vinha administrando adrenalina e expectativas em função do start para o início das obras da unidade educacional do Sesi em Lorena, finalmente teve a boa notícia esta semana.A pendência ambiental para aprovação final do projeto felizmente foi resolvida, ao ponto de garantir o investimento na cidade.

O representante da Fiesp, Argus Ranieri, foi o portador da informação, em reunião ocorrida na Prefeitura na última segunda-feira que contou com a participação dos vereadores Bruno Camargo, Beto Pereira, Washington da Saúde, e do secretário de Governo, Galão Aquino.

Pelos cálculos de Marietta junto com a equipe técnica da Fiesp, Lorena terá seu Sesi até o final de 2019.

Em Alta
Aparecida… A Prefeitura, que conseguiu ter um respiro na série de notícias preocupantes que atormentam Ernaldo Marcondes em 2018, com duas boas notícias. Enquanto a Prefeitura retoma a cobrança do IPTU, após reavaliação dos índices que levaram a paralisação judicial, a cidade está prestes a receber um novo parque ecológico no bairro Santa Terezinha. O Parque “Mirante dos Ipês” será entregue no próximo dia 25. Com aporte de R$ 317,7 mil do Fehidro, o espaço é um sinal de que o município já começa a se estruturar para criar alternativas para moradores e turistas além dos portões do Santuário Nacional.
Em Baixa
Cachoeira Paulista… A Câmara, que mais uma vez deu um cheque em branco para o prefeito na proposta de Edson Nota em autorizar a alienação de três terrenos públicos e garantir a negociação das áreas do município a valores abaixo do estipulado pelo mercado, em detrimento de possíveis acordos em contratos com futuros interesses do setor privado, tudo isso em tempos de cofres vazios. O que a população questiona nas ruas é se os parlamentares, que aprovaram a ordem do Executivo (apenas Danilo, Dadá Diogo foram contrários) têm noção do quanto a Casa tem sido nada cidade ao mostrar a subserviência ao homem de Lavrinhas.
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?