Bastidores da Política

Mais uma do Papa

Adeval papa defunto
Adeval papa defunto

Comenta-se pelas esquinas de Lorena, que a intenção do vereador Adevaldir da Funerária em inaugurar uma piscina construída no recreativo Joana D’arc ‘babou’ no último sábado.

Segundo a boca pequena, a fiscalização teve que embargar o espaço pelo simples fato da construção não ter até o presente momento um engenheiro responsável, muito menos, projeto protocolado na Engenharia da Prefeitura.

Disseram ainda que o referido clube está totalmente desprovido de alvarás, tanto da municipalidade, como dos bombeiros.

 

Ganhando em casa
O prefeito Thales Gabriel deu mais um passo positivo a favor dos servidores públicos de Cruzeiro, formulando convênio com o Sesi – Serviço Social da Indústria. A partir de agora os funcionários da Prefeitura vão poder usufruir  das modalidades de recreação como quiosque para churrasco, campo society, piscina aquecida, quadra poliesportiva, playground e academia. Rola pelos corredores e departamentos da municipalidade que há muito não aparecia um prefeito que olhasse pela equipe governo como Gabriel.

250 demissões
O mercado político de Cachoeira estima que cerca de 250 servidores já perderam seus empregos pelas mãos do prefeito Edson Mota nestes dez meses de ‘administração’, com a terceirização da saúde municipal. Se ele prosperar com a intenção de vender também a educação, até o final de seu mandato, a cidade deverá registrar o maior índice de demissões no Caged. Enquanto isto, os vereadores…
Prazo de validade
Cresce a cada dia o número de moradores em Cachoeira admitindo que Edson Mota não deverá concluir seu mandato. Pelo que ouve nos balcões mais frequentados da cidade, são muitos entraves judiciais que pesam sobre saúde eleitoral e elegibilidade. Para complicar, saiu nesta sexta-feira (27), mais uma condenação de improbidade administrativa para sua coleção pessoal; desta vez pelo festival de cartas convite. Houve festa na Prefeitura de Silveiras porque a Justiça determinou que ele restitua uma montanha de dinheiro acrescido de juros e correção aos cofres público da cidade.
Ameaça à estabilidade
Tramita pelos corredores da Câmara de Guará, que um projeto do vereador Pedro Sanini, que busca levar o Legislativo a autorizar o Executivo a terceirizar qualquer setor da Prefeitura, de tão bem intencionado que é, poderá comprometer a estabilidade da administração. Segundo os ‘porões’ da Casa de Leis, existe uma indisponibilidade dos vereadores em aprovar a propositura de Sanini por duas situações: inconstitucionalidade e por risco de transformar a Prefeitura num ‘trem da alegria’, contrariando a ideologia administrativa apregoada por Marcus Soliva.
Força tarefa
O deputado Afonso Lobato está tentando uma cartada a favor da saúde regional junto ao governo do Estado. O parlamentar agendou para os próximos dias uma reunião com os prefeitos Thales Gabriel (Cruzeiro), Fábio Marcondes (Lorena) e Marcus Soliva (Guará), acompanhados das respectivas secretárias de saúde, com Geraldo Alckmin, para juntos pressionarem por mais recursos na área mais sofrida das cidades. Com a baixa de aproximadamente 50 leitos hospitalares na região, a alternativa é buscar um volume maior de dinheiro no cofre do governo.
Na medida certa
O prefeito Thales Gabriel comemorou nesta quinta-feira, a chancela da Assembleia Legislativa aprovando Cruzeiro no MIT – Município de Interesse Turístico. A partir desta conquista, a cidade fica a um passo do título de Estância Turística, mas já passa a receber recursos de R$ 600 mil por ano para investimento no setor. Thales atribuiu a conquista ao trabalho minucioso do diretor da pasta Diogo Miranda na elaboração de um inventário sobre as potencialidades do município na vocação do turismo.
Uma pedra no caminho

Cintia Muniz
Cintia Muniz

A quem interessa o ‘jogo duro’ que a influenciadora do Comus – Conselho Municipal de Saúde de Pinda, Cintia Muniz, vem fazendo nas tratativas do convênio que a cidade busca com Guaratinguetá, para a operacionalidade do Samu no município? Disseram que na última quinta-feira, no horário em que deveria estar trabalhando no ESF da Nova Esperança – Araretama, ela estava em Guará atuando como fator contrário ao fechamento da parceria entre as duas secretarias de saúde (Pinda e Guará) que deve economizar 50% do valor que vinha sendo pago pela administração Isael Domingues ao antigo convênio herdado com Taubaté.O que muitos querem saber
Qual a verdade secreta sobre aquele vereador de Pinda, que pode transformá-lo de denunciante na Câmara a denunciado na comissão de ética do Legislativo? Rola entre os bem informados que circulam pelos corredores do legislativo, que se o ‘patuá do artista’, depositado em uma das gavetas da Casa, se ganhar publicidade na especulação política, vai trincar a maquiagem do persona!

Confronto
Os vereadores de Lorena devem decidir nesta segunda-feira sobre o arquivamento da CPI instaurada na Câmara por ‘obra, graça e pressão’ do Vieira Filho contra o prefeito Fábio Marcondes. Pelos apontamentos de muitas falhas regimentais no processo de abertura da comissão e a intenção subliminar do autor em alimentar sua guerra pessoal contra o prefeito, os governistas deverão receber apoio de boa parte dos vereadores do ‘centrão’, sob a liderança do futuro presidente do Legislativo, Maurinho Fradique.
Alinhamento de postura
Quem acompanha o dia a dia da Câmara  de Lorena, pode perceber que o cenário político do plenário está demonstrando nova configuração. Aquele placar de nove votos a oito: ‘hora cá, hora lá’, pode ter ficado por conta do passado com a formação do centrão, formados pelos vereadores que perceberam que ‘na sombra do eucalipto, nem formiga saúva sobrevive’. De acordo com o mercado político, a aritmética seria: dos dezessete, oito continuam firmes na base, quatro seguem independentes, dois estão em processo de definição, um ‘está feito cego em tiroteio e dois na oposição cega, que deverão ‘morrer abraçadinhos’ na vida pública – pelas urnas ou pela justiça, numa questão de tempo. Perguntem ao Ronaldo Cuca Lopes!
Reforçando a segurança

Isael Domingues
Isael Domingues

Após a queda da violência de Pinda, divulgada pela Secretaria de Segurança do Estado no primeiro semestre do ano, o prefeito Isael Domingues intensificou ainda mais o investimento na área.

Nesta segunda-feira, ele entrega mais 18 viaturas distribuídas para vários setores de segurança do município como Bombeiros, Guarda Municipal, e Atividade Delegada. Outra ação da Prefeitura que tem repercutido positivamente foi a implantação do COI – Centro de Operações Integradas, que mantém vídeo de monitoramento em áreas da cidade.

Em Baixa
O Comus – Conselho Municipal de Saúde – de Pindamonhangaba que tem se tornado um empecilho para que a cidade consiga qualificar o atendimento do Samu. Enquanto a Prefeitura busca parceria mais viável economicamente com Guaratinguetá para execução do serviço, o órgão se limita a criar entraves e dificultar seu aval. Parece que os “conselhos que chegam ao Conselho” têm sido mais pautados na política “do quanto pior, melhor” do que na assistência à saúde pública da população de Pinda…

Em Alta
Cruzeiro que jogando com os mesmos interesses de Areias, Cachoeira Paulista e Santa Branca na busca pelo sonhado status de Estância Turística, foi a única do Vale que conseguiu dar um passo a frente, recebendo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o título do MIT – Município de Interesse Turístico. Com esta posição, Cruzeiro além de ficar mais próximo de se tornar Estância, passa receber recursos na ordem de R$ 600 mil por ano. Hoje o Estado conta com 140 MTIs e 70 Estância Turísticas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?