Bastidores da Política

Ordem e progresso…

…às avessas – A Câmara de Lorena na contramão do que recomenda o protocolo da prevenção ao coronavírus – que proíbe por força de lei a aglomeração de pessoas – montou até tenda no pátio de entrada do prédio para ampliar o plenário, nesta segunda-feira, para receber o público especialmente convidado a participar da queda de braços entre Legislativo X Executivo – pelo simples fato de ‘derrubarem um veto’ do prefeito que impediria a população de utilizar carros mais antigos na frota de táxis da cidade.

Casa dos artistas

Cleber Maravilha

Dissimulações, populismo, exibicionismo e oportunismo foram alguns dos dotes observados na sessão de Câmara de Lorena desta segunda-feira.

O plenário, transformado em picadeiro, ‘estrelando’ o que pretende ser vice – interpretando o gênero ‘zangão’; Pedro de Vila – na versão o ‘poeta da periferia’; Lúcia incorporando a personagem ‘Madalena arrependida’; Longuinho no juridiquês; o de Melo encenando o ‘bobo da corte’; o Tanga continuou frouxa e o Cleber Maravilha demonstrou que não consegue nem plagiar projetos de outras cidades.

Ah! Se não bastasse a recaída do ‘sem cabelo’ que pela manipulação da oposição acabou votando contra o prefeito como sempre, foi escrachado assim mesmo pelo ‘Dr. Tumor’ e sua trupe…

Questão de ordem

A sessão de Câmara de Pinda desta semana foi acompanhada por um misto de formadores de opinião, especuladores oportunistas e moradores preocupados com a continuidade do governo municipal. Em pauta a decisão da abertura de uma comissão processante que poderia culminar com a cassação do prefeito Isael Domingues. Mesmo com as limitações de público no plenário imposta pelo presidente Felipe César – em prevenção ao coronavírus, a assistência marcou presença na parte externa ao plenário e pelas redes sociais.

Sepultamento

Por oito votos a dois, a Câmara sepultou a intenção dos vereadores Ronaldo Pipas e Renato Cebola – pilhado por mais três colegas – na processante contra Isael Domingues, provavelmente numa manobra de neutralizar sua reeleição. Somente a dupla Rafael Goffi e Jânio Lerário tiveram coragem de se posicionar pela continuidade do processo, mesmo sabendo que eram votos vencidos…

Verde oliva

A reunião regional do partido Patriotas revelou ‘novidades’ para cenário eleitoral e que aproxima, inclusive para Guaratinguetá. Disseram que não precisou nem insistência por parte dos filiados para que Moura Brasil se propagasse pré-candidato a prefeito, ‘em nome’ do pessoal da farda. Comentários na praça dão conta que Moura divide a preferência dos militares concorrendo com o Coronel Salomão e o vereador Fabrício da Aeronáutica. Perguntem ao Martins!!!

Pedindo ajuda aos…

Boi na Brasa

…universitários – Quem acompanhou a sessão de Câmara de Aparecida, nesta segunda-feira, teve a impressão que os vereadores estão completamente alheios aos acontecimentos e medidas adotadas pela Prefeitura em conexão as autoridades na prevenção ao coronavírus.

Perdidos nos discursos, os vereadores tiveram de ser ajudados por alguém do auditório para saber que a Feira Livre seguirá suspensa por 30 dias, que o vencimento para pagamento do IPTU foi prorrogado e outras atitudes de postura com relação aglomeração pública foram adotadas no município.

Concluíram que a importância do Legislativo nos debates de interesses da população está em baixa e que o Adilson Boi na Brasa segue preocupado com a baixa de hóspedes em seu hotel…

Quanto mais, menos votos

É voz corrente no mercado político de Cruzeiro que o vereador Paulo Vieira (ainda PL) pretende baixar o cociente eleitoral da cidade para tentar repetir ou garantir o número de afilhados na futura Câmara. A prova disso é que na sessão desta semana, ele tentou requentar o projeto que amplia o número de vereadores de 10 para 15 no município – mesmo com o risco de sua ex-diretora na FACIC, Patrícia Batistela, estar entre as eleitas em 4 de outubro.

Inimigo oculto

Parece que o prefeito Thales Gabriel está vivendo a síndrome de Alexandre Frota – versão Cruzeiro. Ou seja, assim como Bolsonaro assistiu um aliado se transformar num algoz, provavelmente o ex-secretário de Educação, Carlinhos do Valle, será o ‘calcanhar de Aquiles’ de Thales nesta reeleição. Pelo menos isso é o que aparenta, devido as postagens do ex-secretário nas redes sociais, ameaçando divulgar fotos, documentos e revelações que podem ‘derrubar a casa’, caso insistam em destruir o que construir nos três anos numa das pastas mais importantes da administração. Nossa! Que medo…

Chilique parlamentar

Renato Cebola

Após protagonizar um chilique na última sessão de Câmara, o vereador Renato Cebola (PV) foi alvo de uma enxurrada de críticas na última semana em Pinda.

Inconformado com a rejeição da comissão processante contra o prefeito Isael Domingues (PL), Cebola se excedeu ao questionar a decisão de seus oito colegas, chegando ao ponto de abandonar o plenário por alguns minutos.

Além do público presente, a atitude de Cebola desagradou até mesmo parte de seus aliados que o “descascaram” pelos corredores da Casa.

Quatro décadas

Os comerciantes e frequentadores do Mercadão de Pinda ganharam um motivo para comemorarem na última segunda-feira. Por unanimidade, a Câmara aprovou o projeto do prefeito Isael Domingues (PL) que revogou a lei de 1977 que regulamentava as atividades comerciais do espaço público – colocando em risco a permanência de muitos proprietários.

Com o aval legislativo, a gestão de Isael tem “caminho livre” para avançar na elaboração de propostas que modernizem a estruturação de funcionamento do local de compras, dinamizando as suas atividades econômicas e atendendo as necessidades dos mais de 150 comerciantes do local.

Cada um no seu…

…quadrado Com o campeonato eleitoral de Guará se aproximando e Marcus Soliva reunindo vários times e uma quantidade expressiva de artilheiros para defender sua reeleição, a dificuldade dos organizadores de sua campanha tem sido ajustar os jogadores da temporada com os eventuais titulares. Com o medo de ficar no banco de reservas e de ficar entre os lanternas, tem postulantes à Câmara fazendo da calculadora sua maior aliada para escolha da camisa que vestirá.

Janela eleitoral

Abril pode fechar o período das mudanças partidárias com novidades para o PSB de João Pita, em Guará. Pela mesma porta em que saiu Marcus Soliva para o PSC, devem entrar alguns personagens com poder de votos para garantir várias presenças do partido na futura Câmara. A notícia da adesão dos vereadores Marcelo da Santa Casa, Pedro Saninni, Dr. Wernek e talvez o jornalista Orville Teixeira no grupão do Pita, sinaliza uma fatia significante no bolo eleitoral de 4 de outubro…

Efeito retardado

Maurinho Fradique

O presidente da Câmara de Lorena, Mauro Fradique, após expor muitas pessoas ao risco do coronavírus na última segunda-feira, insistindo em manter um grande público na sessão que pretendia uma ação política contra o prefeito Fábio Marcondes, deliberou de forma tardia a restrição de pessoas e a suspensão do atendimento ao público.

Tem gente rezando para que ninguém tenha sido contaminado pelo vírus no espetáculo…

Não ‘COVID’ para…

…a mesma picanha a prefeita de Aparecida Dina Moraes e os vereadores, principalmente se o assunto for convite para discutir o contingenciamento para conter o coronavírus…

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?