Bastidores da Política

Tiro no pé
Adevaldir
Adevaldir

Quem diria, o vereador Adevaldir Ramos, empresário no ramos de cadáveres, crítico contumaz da administração Fábio Marcondes, membro atuante da conluio comandado por Elcinho Vieira no Legislativo, fosse cair na ‘malha fina’ da Polícia Seccional, em inquérito instaurado por crime de concussão em seu gabinete na Câmara Lorena.

Pelos comentários nas esquinas da cidade, ele e seu filho, ex-vereador – que teve o mandato cassado na legislatura passada por ordem expressa da Justiça, são investigados por reterem parte dos salários dos assessores e manter funcionários a serviço da funerária do indiciado, agregados na folha de pagamento da Casa de Leis no período que foi presidida por Waldemilson Silva, o em-Tão! Ah!

Parece que a delegacia que apura crimes do poder econômico deve investigar também se houve conivência do ‘enTão’ ordenador de despesas da Câmara, no primeiro biênio…

Não convidem para
…a mesma picanha – os postulantes ao cargos de diretores das escolas municipais de Pinda, e o ex-candidato a prefeito derrotado nas últimas eleições Luiz Rosas, principalmente se no encontro estiverem os vereadores de oposição e o churrasqueiro for o professor Osvaldo Negrão!!!

Radio Peão
Everton Chinaqui
Everton Chinaqui

Comenta-se nas rodas políticas de Pinda que uma das motivações que levaram o ex-secretário de Esporte, Éverton Chinaqui, a deixar a pasta, foi a certeza que Isael Domingues deverá disputar a reeleição e que nem a vaga de vice estaria disponível.

O mapa da crítica
A julgar pelo aplauso da torcida, as constantes críticas ao governo de Isael Domingos, em Pinda, com raras exceções, estão vindo do reduto da oposição (filme repetido em várias cidades). Pesquisas mostram que a maioria, quase que absoluta da população, ainda permanece neutra, pelo menos até o ano que vem…

Efeito retardado
Comenta-se pelas esquinas na praça Prado Filho que o vereador Breno Anaya ainda poderá responder nos tribunais da Justiça pela denúncia de improbidade patrocinada por aquele ex-candidato a deputado, por acreditar que o político usou e abusou das diárias de viagens e de alimentação no período em que presidiu a Câmara de Cachoeira Paulista. Perguntem ao Claudinho Gaspar!!!

Efeito imediato
Enquanto o filhote adotivo de Edson Mota ‘sangra nas pequenas causas’, por conta de sua gestão relâmpago na Câmara de Cachoeira, ele, o prefeito, e lobista Vaguinho Gardenal, ‘sangram’ nas rodas políticas da região, após exibiriam foto nas redes sociais com o ex-deputado que esteve preso, Valdemar da Costa Neto. Com a cidade impedida de receber verbas federais – por estar inadimplente no Cadin – muitos se perguntam na terra dos Vieiras o que a dupla foi fazer em Brasília, além de gastar o dinheiro público?!?!?

Fim da moleza
Soliva
Soliva
A administração pública de Guará  acabou com o sonho de consumo de muitos políticos em conseguir um dia ser nomeado como um dos diretores do Arsaeg – Agência Reguladora de Água e Esgoto de Guaratinguetá.Esta semana o prefeito manifestou sua intenção de extinguir a Agência, criada no governo de Júnior Filippo com o pretexto de fiscalizar o SAEG, mas que segundo a patuleia, na sequência franciscana se tornou a melhor opção de emprego, com estabilidade e salários de fazer inveja a qualquer funcionário de alto escalão.

Seguindo sua austeridade econômica, Marcus Soliva declarou que é possível contratar outras agências do gênero a um custo bem abaixo que o estabelecido pela Arsaeg.

Efeito Vila Bela
O prefeito Marcus Soliva deu o maior ‘chega pra lá’ em pelo menos três emissários da oposição que se infiltraram em sua reunião com os moradores da Vila Bela, ocorrida na última segunda-feira, com a finalidade de apresentar os planos de melhorias e obras programadas para o bairro. O ‘pega’ repercutiu a semana toda porque o prefeito os identificou como seguidores do vereador Fabrício da Aeronáutica, que faz a política do contra na Câmara de Guaratinguetá…
Filme repetido
Vieira Filho
Vieira Filho
A oposição de Lorena entrou novamente em rota de colisão contra o Executivo esta semana, defendendo a redução de tributos municipais da Unimed.

Elcinho Vieira conseguiu pegar carona num regime de urgência na última sessão de Câmara, pretendendo isentar a cooperativa médica (que só atende quem tem dinheiro e plano na cidade) em mais de 50% no valor do ISS-QN devido aos cofres público.

Formaram coro com Elcinho os vereadores do cabresto: Lúcia ‘Vieira’, Careca ‘Vieira’, Pedro da Vila ‘Vieira’ e, além da dupla Longuinho e Fradique, os ministros de eucaristia Tão e Samuel da Bala – ambos com as respectivas irmãs empregadas na Unimed desde o ano passado, quando da primeira polêmica sobre o assunto. Pelo menos isso é o que se ouviu pelos corredores da municipalidade.

Efeito Colateral
A última sessão da Câmara de Pinda foi marcada por mais um embate entre o vereador Magrão (PR) e o presidente da Associação dos Moradores do Mombaça, Dito Bala. O novo “capítulo” foi motivado pela atitude da antiga Mesa Diretora da Câmara, presidida por Magrão, em ter registrado um boletim de ocorrência contra Dito Bala devido à realização de um protesto inusitado no fim de 2018. Na ocasião, o morador levou um caixão de ‘defunto’ ao plenário simbolizando o sepultamento político dos atuais parlamentares. Inconformado ao ter sido intimado a depor na delegacia, Dito Bala cobrou uma satisfação do vereador e aproveitou para lançar a campanha “Fora Magrão”. O manifestante prometeu que a campanha será reforçada pelo apoio dos representantes de todos os bairros do município. De acordo com a patuleia política, o apoio popular ao Dito Bala tem tudo para “sepultar” o sonho de reeleição de Magrão em 2020.
Base forte!
A base governista do prefeito Isael Domingues (PR) garantiu na última sessão a aprovação do projeto de criação de cargos de diretor escolar, em Pinda. Encaminhado pelo Executivo à Câmara em novembro do ano passado, o projeto atende a recomendação judicial de estruturação dos cargos que serão ocupados pelos aprovados num futuro concurso público. Apesar do parecer judicial e da urgência do setor educacional, a votação do projeto foi “emperrada” pela oposição por diversas sessões. Para alívio dos educadores, a proposta foi aprovada na última segunda-feira por 6 votos à 5. Para os conhecedores da política local, o desnecessário “jogo de peteca” serviu apenas para “queimar mais ainda o filme” de parte da oposição.
Tobogã
O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, respondeu as críticas dos adversários políticos pelas constantes substituições em seu secretariado com mais uma exoneração esta semana. Segundo comentários nos corredores do Paço Municipal, a nova mudança no comando da Defesa Civil deverá melhorar ainda mais o atendimento e a prontidão nas emergências. Sobre o troca-troca no primeiro escalão, alguém ligado ao Executivo justificou que secretário no governo Sato tem pouco tempo para mostrar que vai dar certo, caso contrário…
Bloqueio
O presidente da Câmara de Guará, Marcelo Coutinho – o Celão, demonstrou preocupação esta semana com a morosidade em que o Planejamento da Prefeitura tem tratado o Plano Diretor. Segundo informações, já se passaram cerca de um mês da última audiência pública e o secretário Luiz de Carvalho Sannini ainda não enviou o Plano para análise do Legislativo. Celão não descartou a possibilidade de abrir novas audiências públicas, para checar alguns quesitos, inclusive a superestimação do zoneamento urbano.
O que muitos querem saber
O empresário e presidente do Clube Comercial, Renato Marton, um dos postulantes à Prefeitura de Lorena em 2020, faz parte dos planos do grupo de três vereadores e um médico que está tentando ‘tomar’ o PSDB local, com ‘mão grande’ da Executiva Estadual, ou trata-se apenas de ‘alegoria do mercado político? Pelo zum-zum, ele pode desfilar no topo do carro alegórico…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?