Casas populares, emprego e turismo dominam debate de Roseira

Candidatos confrontam propostas para a cidade que aguarda criação de santuário e projeta atrair visitantes de Aparecida

Fernando Siqueira, Jonas Polydoro e Rafael Caneca em debate da Rádio Pop realizado na última quinta-feira (Foto: Divulgação Rádio Pop)

Andréa Moroni
Aparecida

Os candidatos a prefeito de Roseira participaram na última quinta-feira (26) de um debate promovido pela Rádio Pop, da Rede Aparecida de Comunicação. O evento reuniu Fernando Siqueira (PL), candidato à reeleição, o ex-prefeito Jonas Polydoro (PSD) e Rafael Caneca (Podemos).

Com um ex-prefeito, que governou a cidade por oito anos e outro que está no comando do Executivo e quer a reeleição, o debate se pautou pela análise das duas administrações. Coube à Rafael Caneca criticar os opositores.

Na discussão sobre a geração de empregos e redução da desigualdade, Caneca disse que o Grupo Arco Iris é o único que gera empregos na cidade que pretende fazer uma parceria com o Governo do Estado através do Investe SP (agência que ajuda o investidor a encontrar o melhor local para o seu negócio) e investir no turismo para gerar renda.

Já Jonas Polydoro quer criar uma linha direta com empresários e comerciantes para atrair novos investimentos, além de criar mais cursos profissionalizantes.

O atual prefeito, Fernando Siqueira afirmou que a cidade oferece cursos profissionalizantes e que pretende aumentar o número de vagas oferecidas. Ele também pretende investir na criação de uma incubadora de empresas com o apoio do Sebrae.

Nas perguntas entre os candidatos, um dos assuntos tratados foi o de construção de casas populares. Polydoro acusou o atual prefeito de criar expectativa na população sobre um empreendimento popular, que na verdade seria da iniciativa privada e que as casas seriam vendidas e não entregues através de sorteio. Fernando Siqueira afirmou que a parceria com a iniciativa privada é para construir um condomínio de casas, em um terreno na entrada do bairro Pedro Leme. Esse condomínio será construído através do programa Minha Casa Minha Vida e seguirá as regras do governo Federal. Já Jonas disse que se for eleito vai construir casas populares em regime de mutirão.

Outro assunto discutido no debate foi o investimento no turismo. O Padre Diogo Gouveia, do Mosteiro Sagrada Face, perguntou qual a proposta para incentivar o turismo já que em novembro o Mosteiro será elevado à Santuário. Sorteada para responder, Fernando Siqueira disse que pretende reestruturar o acesso ao bairro do Mosteiro, melhorar a iluminação no local com a colocação de lâmpadas de Led e caçamba de lixo na entrada. Em seu comentário, Jonas Polydoro disse que pretende fazer uma parceria com o Mosteiro para realizar as melhorias necessárias na infraestrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *