Polícia tenta capturar mais de cem detentos que não retornaram da “saidinha” na região

Período de benefício concedido a 3.410 presos em quatro cidades; índice de descumprimento da medida atinge 4%

Penitenciária de Potim, que teve 18 presos que desrespeitaram o indulto (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Oliveira
RMVale

Um balanço divulgado pela SAP (secretaria de Administração Penitenciária) na última quarta-feira (25) apontou que mais de cem detentos de presídios da região não retornaram da terceira saída temporária deste ano.

Segundo o levantamento da SAP, dos 3.410 detentos da região que receberam direito à terceira “saidinha”, que começou no último dia 17 e acabou na última segunda-feira (23), 137 deles não retornaram aos presídios, correspondendo a um índice de 4% de descumprimento da medida.

O balanço estadual revelou que o complexo prisional de Tremembé, que teve 2.902 detentos contemplados com o indulto, possui o maior número de criminosos que não retornaram no prazo, no caso 119. Já em Potim, que possui duas penitenciárias e teve 217 autorizados a deixá-las temporariamente, 18 presos desrespeitaram o indulto. Em contrapartida, todos os 110 detentos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba e os 181 do CDP de São José dos Campos retornaram da “saidinha”.

As polícias Civil e Militar mantêm diligências nesta sexta-feira (27) pela região na tentativa de recapturar os detentos que cumpriam regime semiaberto, que agora são considerados foragidos e que perderão o direito às próximas “saidinhas”.

O índice de descumprimento do terceiro indulto deste ano foi inferior ao do primeiro, que atingiu 6,82%, e do segundo, que foi de 6,09%.  Na primeira oportunidade, válida de 12 a 18 de março, 224 dos 3.285 dos beneficiados não retornaram aos presídios e na segunda, que ocorreu entre 11 e 17 de junho, 212 dos 3.479 contemplados também não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *