Processos e “carne roubada” esquentam debate entre os candidatos de Aparecida

Encontro entre prefeituráveis da Rádio Pop inicia série de embates e destaca ataques entre ex e atual prefeito


Andréa Moroni

João Vicente, Piriquito, Xande e Zé Louquinho, durante o debate da Rádio Pop (Foto: Andréa Moroni)

Aparecida

A Rádio Pop, da Rede Aparecida de Comunicação, promoveu nesta quarta-feira (4) um debate com os candidatos à Prefeitura. João Vicente (Republicanos), Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), Carlos Alexandre Rangel, o Xande (PSD) e José Luiz Rodrigues, o Zé Louquinho (PL). No momento mais marcante do encontro, o confronto entre o atual e o ex-chefe do Executivo sobre processos judiciais.

O debate foi dividido em cinco blocos: pergunta única; blocos de perguntas entre os candidatos; de entidades, ouvintes e imprensa, com mediação do jornalista José Eduardo, editor de jornalismo da Rádio Pop.

Temas como infraestrutura nos bairros, turismo, problemas no trânsito e conservação dos espaços públicos cercaram os primeiros blocos. “O turismo está abandonado. As pessoas não querem mais vir morar em Aparecida”, respondeu Zé Louquinho.

Já Piriquito admitiu que Aparecida tem problemas, mas que veem de outras administrações. “A cidade passou por um período difícil e agora está se recuperando”.

João Vicente afirmou que projeta a criação de um departamento de projetos para obter verbas para o turismo e melhorar a mobilidade urbana. O vereador Xande quer fazer parceria com o Santuário Nacional para melhorar o acolhimento na cidade.

Os candidatos responderam ainda perguntas do Comseg (Conselho Municipal de Segurança), de ouvinte e da imprensa. Xande disse quer implantar o COI (Centro de Operações Integradas) e fazer parceria com o Estado pela Operação Delegada. João Vicente também abordou o COI, além de melhoraria no trabalho da Guarda Municipal.

Outra pergunta foi sobre a falta de maternidade na Santa Casa, o que impossibilita nascimentos na cidade. João Vicente respondeu que o número de partos por mês não permite a instalação da maternidade, mas que abriria uma negociação com o Governo do Estado.

No quarto bloco, confronto entre candidatos

O clima esquentou na pergunta sobre limpeza pública feita por Zé Louquinho a Piriquito. O atual prefeito garantiu que a cidade tem enfrentado problemas devido ao fim da Frente de Trabalho. Já Zé Louquinho atacou e disse que a cidade vai continuar suja se Piriquito for reeleito, rebatido por Piriquito, que contra-atacou “saiu com mais de trinta processos”.

Processos – Xande esquentou o debate ao abordar o tema processos, ao perguntar para Zé Louquinho sobre a quantidade de denúncias a que ele responde após seu mandato no Executivo. “Estão tentando me impugnar, mas eu vou continuar e vou processar quem fala mentiras sobre mim. Não fui eu que dei carne roubada para as famílias de Aparecida”, atacou o candidato do PL, em referência à carga de carne doada pela Polícia Rodoviária Federal à Prefeitura, após um caminhão tombar na Via Dutra. “A carne não foi roubada, foi doada e não sou eu que tenho processo e condenação e preciso devolver dinheiro ao erário público”, respondeu Piriquito.

Procurados pela reportagem do Jornal Atos, os candidatos avaliaram o debate. Para Piriquito, o encontro foi uma boa oportunidade de apresentar suas propostas. “Como o tempo para as respostas é pequeno, precisamos ser objetivos”.

Já Xande disse que o debate permitiu que ele apresentasse o seu plano de governo, que foi feito com participação da comunidade. “Nós temos um plano inovador, que engloba vários temas, inclusive a causa animal e pessoas com deficiência”.

João Vicente afirmou que o encontro foi produtivo para que a população possa avaliar as ideias. “Aparecida não merece estar na situação em que está, abandonada. É preciso saber trabalhar nas duas frentes, com a realidade de quem mora na cidade e a população flutuante que passa por Aparecida”.

Avaliação semelhante a de Zé Louquinho, que destacou o debate da rede católica “foi bom para a população poder comparar os candidatos, ver quem tem mais propostas, mais experiência. Sempre é bom debater as ideias”.

A Rádio Pop tem programado mais seis debates com candidatos de Lorena, no próximo dia 10, Pindamonhangaba (12), Guaratinguetá (17), Cruzeiro (19), Potim (24), Roseira (26) e, novamente, Aparecida, no dia 1 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *