Uso de máscaras de proteção é obrigatório durante eleições

Uso de máscaras no Centro de Lorena; proteção é obrigatória para acesso a colégio eleitoral (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Bruna Silva
RMVale 

Após elaborar um protocolo para que as eleições municipais sejam seguras em relação à Covid-19, o TSE (Tribunal Superior Eleioral) destacou, nesta semana, a exigência do uso de máscaras para a votação. No próximo domingo (15), todo o país, com exceção o Distrito Federal, irá as urnas decidir o futuro das cidades.

Há cerca de dois meses, o TSE elaborou um protocolo sanitário para que os riscos de contaminação pela Covid-19 sejam minimizados. A norma prevê também distanciamento de um metro entre os eleitores, além de higienização das mãos com álcool em gel, antes e depois de votar. O órgão recomenda ainda que cada pessoa leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Recentemente, o presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que “Todo eleitor deve levar sua própria máscara, sair de casa com sua máscara. Esta não é uma ordem do TSE, mas é uma orientação de quase todos os municípios brasileiros. Esta é a regra no mundo inteiro. No mundo civilizado inteiro, as pessoas estão usando máscaras quando vão a um local público. Portanto, estamos apenas seguindo recomendação médica e o senso comum. Se estiver sem máscara, não vota”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?