Ubatuba trabalha contra as fake news do coronavírus

Notícias falsas se propagam nas redes sociais e prejudicam atendimento; Prefeitura emiti notas para desmentir boatos

Fake News viraliza em Ubatuba; Prefeitura rebate e frisa o prejuízo aos atendimentos com a propagação de notícias falsas (Foto: Francisco Assis)

Marcelo Augusto dos Santos
Ubatuba

O Comitê de Gerenciamento da Crise do Covid-19 de Ubatuba tem enfrentado um vilão paralelo à doença: a fake news. O órgão publicou informações sobre boatos que circulavam pelas redes sociais, prejudicando as ações que tentam inibir o avanço do novo coronavírus.

Segundo a Prefeitura, circulou na cidade a informação de que a Santa Casa estaria arrecadando doação de colchões e lençóis. O Município frisou que apenas uma campanha está sendo realizada.

A secretaria de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade pediram a doação de alimentos não perecíveis para ser entregues as famílias mais carentes, atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Creas e organizações sociais da cidade.

Foram montados 23 pontos de coletas espalhados pelo município como mercados, farmácias e o Ginásio Tubão (das 9h às 18h).

A administração destacou informações sobre outros serviços, também alvos de boatos.

Em Ubatuba, 4.582 famílias são atendidas pelo programa Bolsa Família, correspondendo a aproximadamente 13,95% da população, que receberam um benefício médio de R$ 181,10 por família. “É muito importante que as ações da sociedade civil sejam articuladas com as iniciativas oficiais para que seja garantido que os alimentos cheguem a quem mais precise e a um maior número de famílias”, explicou a presidenta do Comitê, Pollyana Gama.

Sobre os boatos a secretária de Saúde, Dilei Brito do Nascimento, destacou a importância da população se informar por meios oficiais. “Quando chegar o momento de montagem dessas estruturas, a secretaria de Saúde informará amplamente pelos canais oficiais e também pelos meios de comunicação locais e regionais”.

A cidade litorânea não possui nenhum leito de UTI mas, dispõem de oito leitos com respiradores e está se organizando para chegar a 15, nas próximas semanas.

Caso um paciente chegue a ter a necessidade utilizar respirador é feita a solicitação de vaga em UTI, que é regulada pelo sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para transferência.

O governo do Estado informou que o Hospital Regional, em Caraguatatuba, abrirá com dez leitos de UTI para todo o Litoral Norte. Construída através de um investimento estadual de R$ 188 milhões, a unidade contará com até trinta leitos exclusivos às vítimas da pandemia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?