Ubatuba retorna com vacinação antirrábica gratuita para animais domésticos

 

Campanha de vacinação antirrábica segue com ações em Ubatuba Foto: Arquivo Atos

Da Redação
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba retomou a distribuição de vacina antirrábica gratuita para a prevenção de raiva em gatos e cachorros. Para efetuar a vacinação, o proprietário pode apresentar o registro de imunização. Caso não possua será fornecido ao final do atendimento.

A raiva é uma doença infecciosa viral, que pode atingir animais e seres humanos. Ela se caracteriza como uma encefalite (inflamação do encéfalo e da coluna vertebral) progressiva aguda e mortal. A transmissão pode acontecer por meio de saliva, mordidas, arranhões e lambidas de animais infectados.

De acordo com a Vigilância em Saúde Ubatuba, em 2019 o Ministério da Saúde suspendeu a realização de campanha antirrábica urbana e não há previsão de retomada da mesma.

A vacina será aplicada todas as quintas-feiras das 13h30 às 16h. As pessoas que desejam vacinar seus animais devem comparecer ao CRA (Centro de Referência Animal), que fica à avenida Pacaembu, nº 101, no Estufa 1.

Alerta – Apesar da sua mortalidade de quase 100%, a transmissão de animais para humanos pode ser eliminada com a vacinação, disponibilização de soro antirrábico humano, realização de bloqueios de foco, entre outras medidas de saúde pública.

Causadas pelo vírus da raiva, a morte de três capivaras no Parque Estadual da Ilha Anchieta no início de fevereiro levou o departamento de Vigilância de Saúde de Ubatuba a emitir um alerta no último dia 19 para que os turistas evitem contato com animais silvestres no local. Temendo que a doença faça vítimas humanas, o Estado adotou um plano de ações preventivas no espaço público.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?