Ubatuba registra segunda morte por Covid-19 e tem crescimento de 305% de casos em maio

Município chega a 354 contaminações; Litoral Norte preocupa e cidades divergem sobre ações;

Entrada do Pronto Socorro de Ubatuba; cidade tem segunda morte confirmada por Covid-19 (Foto: Reprodução PMU)

Wanessa Telles
RMVale 

A Prefeitura de Ubatuba registrou na última segunda-feira (1) o segundo óbito por Covid-19. Entre as 354 notificações desde o início da pandemia, a cidade tem 59 casos confirmados e oito aguardando diagnóstico.

A vítima do sexo masculino tinha 51 anos de idade e era morador do bairro Estufa 2. De acordo com a Prefeitura, no último dia 20, o paciente apresentou sintomas como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e abdominais, quando foi internado no dia 27. Ele faleceu no último domingo, sem comorbidades.

Um outro paciente entre os suspeitos também faleceu na manhã desta segunda-feira (1). O homem de 82 anos era morador do Taquaral e apresentava comorbidades como diabetes e hipertensão. O idoso estava internado na Santa Casa de Ubatuba desde o dia 29 de maio. O caso segue esperando pelo resultado dos exames.

Flexibilização – As medidas adotadas pelas cidades do litoral foram divergentes para a flexibilização. Em Ubatuba, atividades físicas individuais e esportes aquáticos como o surfe foram liberados de segunda à quinta-feira. A utilização de faixa de areia para cadeira de praia e guarda-sóis segue proibida em todas as regiões.

Caraguatatuba – As lanchonetes permanecem fechadas na cidade. É permitido funcionamento de hotéis e pousadas para pessoas que precisarem de pernoite e o estacionamento nas orlas segue proibido. A orientação é não utilizar a praia por enquanto.

Já em São Sebastião, as praias estão disponíveis para a prática de atividades físicas individuais de segunda à quinta-feira. Os quiosques podem funcionar por meio de delivery ou retirada no balcão e os Hotéis da região funcionarão mediante autorização.

O comércio de Ilhabela foi dividido em quatro grupos. Cada semana, um grupo poderá funcionar e as praias poderão ser usadas normalmente.

Avanços de casosA retomada de partes das atividades com a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) na fase 2, deixou as cidades litorâneas sob atenção. No último mês, o crescimento das confirmações para novo coronavírus chamou atenção.

Em Ubautuba, os registros entre o dia 30 de abril e 30 de maio saltaram de 19 para 58, uma aceleração de 305%. O número é maior que os 267% de São Sebastião, cidade com recordes de contaminações, saltando de 96 para 352. Nas outras duas cidades, o crescimento foi mais acelerado.

Caraguatatuba saiu de 33 casos (em 30 de abril) para 158, no último dia 30, uma elevação de 378%. Já em Ilhabela, o índice saltou 700% no último mês, de 6 casos para 48.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?