Ubatuba planeja castração de quase mil animais com apoio parlamentar

Município cadastra cães e gatos para esterilização; Expectativa é que Castramóvel opere a partir de maio

Cachorro dorme em calçada no Centro de Pinda; Prefeitura assina convênio para castrações de animais (Foto: Arquivo Atos)
Prefeitura finaliza processo de cadastro para castrações de animais em Ubatuba (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Contemplada no último dia 1 com um castramóvel, a Prefeitura de Ubatuba concluiu o cadastramento dos primeiros quase mil cães e gatos que serão esterilizados. A iniciativa tenta evitar o aumento no número de animais abandonados.

Após receber a reivindicação de organizações protetoras de animais da cidade sobre a necessidade de uma unidade móvel de castração, o vereador Sidnei Rocha, o Rochinha do Basquete (PTB), apresentou a demanda ao prefeito Délcio Sato (PSD) no início do segundo semestre de 2017. Para viabilizar financeiramente a implantação do castramóvel, o chefe do Executivo e o parlamentar buscaram apoio do deputado federal Ricardo Izar Júnior (PP) em outubro do mesmo ano.

Durante reunião realizada em 18 de dezembro de 2017, em São Paulo, Rochinha foi comunicado pelo deputado federal sobre a destinação de R$ 125 mil para Ubatuba adquirir a unidade móvel e os demais equipamentos necessários para os procedimentos cirúrgicos.

Após os tramites burocráticos para a liberação do recurso federal, destinado através do Fundo Nacional de Saúde, o Município realizou durante 2018 um processo licitatório para a aquisição do castramóvel e outros aparelhos.

Durante cerimônia realizada na manhã do último dia 1, no Calçadão do Centro, Sato apresentou a unidade itinerante de esterilização à população.

Além de mesas cirúrgicas e de apoio, o veículo conta com aparelho de ar-condicionado, gaiolas, toldos e sistema elétrico e hidráulico. “Agradecemos aos protetores de animais, representados na figura da doutora Jaqueline Tupinambá e das organizações Alma Vira-Lata e Apasul, aos vereadores Rochinha e ao deputado federal Ricardo Izar (PTB), bem como ao vereador Osmar (PSD). Agradeço também a equipe da secretaria de Saúde, que se empenhou para dar sequência a todos os trâmites necessários”, comemorou Sato.

De acordo com a Prefeitura, os próximos passos para a entrada em funcionamento do castramóvel serão a contratação da equipe veterinária e a     aquisição de instrumentos cirúrgicos e medicamentos analgésicos. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento até o fim de maio.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?