Ubatuba dá início à emissão de carteira de autistas para garantir benefícios

Documento garante novo atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais; inscrições até fim de junho

Crianças com espectro autista são um dos focos de projeto aprovado em Guará para impedir fogos (Foto: Arquivo Atos)
Crianças com espectro autista são um dos focos de projeto em Ubatuba  (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba iniciou na última semana o cadastramento para a emissão de carteiras de identificação de moradores diagnosticados com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além de garantir o atendimento prioritário em espaços públicos e privados, a medida objetiva descobrir o número de autistas que vivem na cidade litorânea.

Em 1 de março deste ano, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), regulamentou uma lei municipal de 2017 que obriga os estabelecimentos comerciais, como bancos e supermercados, a inserirem o símbolo mundial do autismo (fita com quebra-cabeças) nas placas dos caixas de atendimento preferencial. Anteriormente, o direito era concedido apenas aos idosos, gestantes, pais com crianças de colo e deficientes físicos.  Para que pudessem contar com o benefício, os clientes autistas deveriam apresentar documentos como laudos médicos que comprovassem que eram diagnosticados com TEA.

Para facilitar o atendimento diferenciado a este público específico, desde a última quinta-feira a Prefeitura recebe as inscrições de autistas, que em até noventa dias receberão suas “carteirinhas” de identificação. “A principal   vantagem que a emissão deste documento gerará é a possibilidade dos autistas gozarem de todos os benefícios estabelecidos por lei, como a não necessidade de aguardarem em filas de atendimento em espaços públicos e privados. Apesar de termos uma expectativa de que 230 pessoas se inscrevam, a iniciativa contribuirá para que possamos descobrir o número de autistas em Ubatuba, facilitando o desenvolvimento de ações futuras”, explicou a enfermeira chefe de Seção de Saúde Especializada, Maria Olívia Pimentel.

Além de todas as escolas municipais, os interessados em contarem com o documento devem se cadastrar até 30 de junho em algum dos seguintes locais: secretaria de Assistência Social, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Cread (Centro de Referência Especializado em Álcool e outras Drogas), UNIR (Unidade de Reabilitação), CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

Para efetuarem as inscrições os moradores deverão apresentar uma foto tamanho 3×4 e cópias dos seguintes documentos: RG (Registro Geral), CPF (Certidão de Pessoa Física), certidão de nascimento, laudo médico e comprovante de residência.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?